Quais são os benefícios de usar placas suplementares NVMe

Componentes / Quais são os benefícios de usar placas suplementares NVMe 4 minutos lidos

NVMe tem sido uma palavra da moda por um tempo. Desde sua estreia, vimos o armazenamento em flash super-rápido entrar lentamente no mercado principal. O que antes era considerado uma novidade até mesmo para o grupo de jogadores de elite, agora finalmente vale a pena. Assim que os preços caíram, vimos esses drives rápidos atrair mais atenção e encontrar seu caminho para mais versões de PC.

Já discutimos o quão rápido os drives NVMe podem ser comparados a seus equivalentes SATA. A diferença é noite e dia. Emparelhado com os novos slots PCIe 3.0 e NVMe, que foi feito especialmente com o armazenamento flash em mente, vimos velocidades três a quatro vezes mais rápidas em comparação com SATA. Tudo isso é muito impressionante no papel, mas na verdade é um grande benefício na realidade também.

Como acontece com a maioria dos componentes no mercado de PCs, também existem diferentes formatos para os SSDs NVMe. Já discutimos o Fator de forma M.2 anteriormente em grande detalhe, então este artigo será um guia para placas de expansão NVMe.

Placas de suplemento NVMe: o básico

Antes mesmo de começarmos a falar sobre placas de expansão SSD NVMe, vamos tirar a confusão inicial do caminho que a maioria das pessoas tem. M.2 drives NVMe e placas de suplemento NVMe SSD são não diferente em termos de tecnologia utilizada. A única diferença está no fator de forma e na conectividade. As unidades SATA M.2 são uma história totalmente diferente, pois usam apenas o fator de forma M.2 com uma conexão SATA, não PCIe ou NVMe. A rigor, as placas M.2 NVMe e NVMe SSD não têm diferença em termos de como transferem dados.

A principal diferença entre um drive M.2 NVMe e um SSD do tipo de placa NVMe é a interface. Embora ambos usem PCIe, uma unidade M.2 geralmente utiliza um slot M.2 PCIe x4 em sua placa-mãe, enquanto as placas de expansão podem usar os slots x4 ou x8 (alguns podem até utilizar o slot x16, mas isso é extremamente raro) localizado abaixo do soquete da CPU. Eles se conectam da mesma forma que você conectaria uma placa gráfica. Resumindo, a única diferença real não está na velocidade, confiabilidade ou eficiência, mas simplesmente no formato e na técnica de conectividade.

Benefícios de uma placa complementar NVMe

Depois de ler a explicação acima sobre o que realmente é uma placa de expansão NVMe, você pode estar se perguntando qual é o propósito de comprar uma. É verdade que quando você compara um drive M.2 com um SSD de placa adicional, ambos terão quase o mesmo desempenho no papel e na vida real (assumindo que ambos usam a mesma geração PCIe e o drive M.2 usa NVMe). Bem, existem alguns benefícios importantes em uma placa SSD adicional.

Compatibilidade:

O maior benefício de uma placa adicional é a compatibilidade. Embora quase todas as placas-mãe topo de linha tenham um slot M.2 com a nova interface PCIe 3.0, não podemos realmente prometer o mesmo para o segmento inferior do mercado. As placas-mãe econômicas podem economizar no slot M.2 usando uma conexão Gen2 PCIe mais antiga ou usando um slot x2 mais lento. Algumas dessas placas-mãe mais baratas podem nem ter um slot M.2. É aí que os cartões complementares podem ser realmente úteis. Quase todas as placas-mães terão alguns slots x4 ou x8 que você pode usar para conectar placas de som ou, em nosso caso, SSDs NVMe. Se você quer um armazenamento super rápido, mas sua placa-mãe não tem suporte para M.2, placas SSD adicionais são o caminho certo.

Estética:

Isso pode parecer um pouco estranho no início, mas você pode ficar realmente surpreso que algumas dessas placas de expansão podem parecer muito boas. É uma coisa estranha de se dizer sobre drives de armazenamento, mas em um dia de construções de PC elegantes, o que mais você pode esperar? Muitas pessoas preferem usar um cartão complementar devido à estética que ele oferece. Pessoalmente, tendemos a concordar com essa mentalidade, pois pode fazer uma construção um tanto vazia parecer um pouco mais completa. Vale a pena gastar mais dinheiro com isso? Definitivamente não. Ele parece muito melhor do que uma unidade M.2 que se esconde em sua placa-mãe? Absolutamente.

Pensamentos finais

Depois de ler tudo acima, você pode estar se perguntando se precisa de uma placa de expansão NVMe. Embora não possamos dar uma resposta definitiva a isso, podemos definitivamente reconhecer o fato de que as placas de expansão NVMe são uma espécie em extinção. A razão pela qual eles foram populares durante sua estreia foi simplesmente que o M.2 não existia e quando existia o suporte era limitado. Com o aumento do fator de forma minúsculo, a maioria das pessoas não quer desperdiçar um slot x4 ou x8 em sua placa-mãe se quiserem conectar placas de som ou outros dispositivos. Outro problema são as térmicas. Conectar uma placa complementar logo abaixo da placa gráfica pode limitar o fluxo de ar da GPU. Para finalizar, acreditamos que em 2019, os cartões complementares não são realmente práticos. Você não precisa de um se sua placa-mãe tiver um slot M.2. A única razão para comprá-lo seria se sua placa-mãe não tivesse o slot M.2 ou você realmente adora gastar dinheiro apenas para fazer seu gabinete parecer que tem mais coisas embaladas. E, no caso, se você está procurando o melhor Nvime cartão adicional, confira nossas escolhas favoritas aqui .

#AntevisãoNomeVelocidade de leitura / gravação sequencialTipo de memória flashDetalhes
1 NenhumZotac Anniversary Edition PCIE SSD2800 MBps / 1500 MBpsMLC

2 NenhumKingston Digital KC10002700 MBps / 1600 MBpsMLC

3 Corsair Neutron NX5003000 MBps / 2000 MBpsMLC