Pesquisadores de segurança descobrem que aplicativos Android não gravam dados de conversas

Android / Pesquisadores de segurança descobrem que aplicativos Android não gravam dados de conversas 1 minuto lido

PaperPC



Muitos usuários da plataforma móvel Android do Google se convenceram de que seus telefones gravam suas conversas para realizar análises sobre o que dizem e, assim, direcionar anúncios para eles. Pesquisadores de ciência da computação que trabalham com um projeto na Northeastern University conduziram recentemente um estudo rigoroso e descobriram que essas afirmações não são verdadeiras. No entanto, eles descobriram outros problemas de segurança e privacidade do Android no processo.

Os experimentos foram conduzidos em mais de 17.000 aplicativos Android populares para testar se algum deles capturava ou não o áudio do microfone sem a permissão expressa do usuário. Isso inclui aqueles emitidos por desenvolvedores do Facebook, bem como cerca de 8.000 outros aplicativos que têm a capacidade de transmitir informações a seus servidores remotos.



O software Android relacionado ao Facebook interessou particularmente aos especialistas em segurança por causa da controvérsia em torno do monitoramento dos dados de áudio pelos sites de redes sociais. No entanto, a pesquisa sugere que nenhum dos aplicativos ativou o microfone ou enviou áudio sem avisar o usuário para fazê-lo. Os comentários feitos pelo Facebook parecem de fato ser justificados por esta pesquisa, embora os cientistas tenham dito que isso não significa necessariamente que nunca houve um aplicativo que tentou fazer isso.



É provável que as pessoas se lembrem de algo sobre o qual falaram recentemente e, portanto, sintam que os anunciantes as estão ouvindo, enquanto ignoram os anúncios que não são imediatamente relevantes. Os aplicativos também usam outros métodos para criar perfis de usuários, se receberem permissão apropriada, e essas técnicas foram aprimoradas. Isso pode dar a falsa aparência de conversas de monitoramento.



Os cientistas descobriram que alguns aplicativos violam as diretrizes de privacidade de uma maneira completamente diferente que começou a preocupar alguns defensores da segurança. Determinados softwares monitoram o que é exibido atualmente na tela do telefone sem notificar o usuário.

Essas informações são então enviadas a um servidor remoto para distribuição a outras partes, tornando essas capturas de tela mais úteis para qualquer pessoa que deseje ilicitamente criar o perfil de um usuário.

Os anúncios também podem ser direcionados a proprietários com base em seus endereços IP. Se uma marca ou serviço específico estava se promovendo em uma área geográfica, ele poderia ter como alvo esses usuários. Isso pode dar a aparência de segmentação com base no que foi dito em uma conversa, quando na verdade não funciona exatamente assim.



Tag Segurança Android Facebook