Como adicionar áudio ao Apresentações Google

Em um ponto no tempo, o monopólio da Microsoft sobre o software de escritório parecia impenetrável. Mas talvez se houvesse alguém que pudesse enfrentar o gigante, fosse o Google. Na maior parte, o G-Suite do Google conseguiu se equiparar e, às vezes, até superar a gama de funcionalidades da Microsoft com o MS Office. No entanto, ainda existem recursos mínimos que estão faltando no G-Suite e que muitas vezes podem se tornar necessários.

Um desses recursos é a capacidade de adicionar áudio a slides em PowerPoint. Embora seja uma coisa fácil de fazer no Microsoft PowerPoint, pode ser notoriamente difícil adicionar áudio à sua apresentação usando o Apresentações Google. Seria ótimo ter esse recurso diretamente no Apresentações Google, mas, embora não esteja aqui, existem soluções alternativas. Como usuários do Chromebook, nós sabemos - sempre há soluções alternativas.

Nesse caso, a solução alternativa é simples. O Planilhas Google pode não ter suporte para arquivos de áudio, mas funciona perfeitamente com o Youtube ou Google Drive. Tudo o que precisamos fazer é enviar o arquivo de áudio como um vídeo do youtube, ocultar o vídeo do youtube no slide e reproduzir automaticamente. Aqui está uma análise mais detalhada sobre como fazer isso -

Converter arquivo de áudio em vídeo

Caso seu arquivo de áudio já esteja disponível no Youtube como vídeo, pule esta etapa. Do contrário, tudo o que você precisa fazer é adicionar um arquivo de áudio a qualquer editor de vídeo e renderizá-lo como MP4. O Audacity também pode ser usado para a tarefa. Caso esteja em um Chromebook, você pode usar um serviço online como Zamzar , embora seja mais lento do que as outras alternativas off-line.

Escolha o formato MP4 no Zamzar

No exemplo acima, usei Zamzar. Quando você adiciona seu arquivo mp3, ele sugere opções de conversão e você pode escolher apenas mp4. Um arquivo de vídeo será renderizado com seu áudio e um fundo preto, o que não importa, porque iremos ocultar o vídeo de qualquer maneira.

Carregar arquivo de vídeo e adicioná-lo aos slides

Também podemos enviar o vídeo para o Youtube, mas o Google Drive é recomendado porque não há chance de os anúncios serem reproduzidos antes do vídeo pelo Drive. Definitivamente, não queremos que isso aconteça no meio de nossa apresentação.

Assim que o arquivo for carregado, temos que adicioná-lo ao Apresentações. Para fazer isso, vá em Inserir> Vídeo.

Use a opção de inserir para adicionar um vídeo

A janela pop-up terá três opções - 1) Pesquisar no Youtube, 2) Um URL do Youtube e 3) do Google Drive.

Você pode adicionar um link do Youtube ou um vídeo do Drive

Dependendo de onde você carregou o vídeo, selecione a opção correspondente e adicione o vídeo. Se estiver no Drive, ele aparecerá no próprio pop-up. Para o Youtube, você terá que adicionar manualmente o URL do seu vídeo enviado.

Esconder o vídeo nos slides

Depois que o arquivo de vídeo for incorporado ao seu slide, terá a seguinte aparência -

Vídeo do Drive incorporado nos slides

Mas você provavelmente não deseja que o arquivo de vídeo incorporado apareça em seu slide. O que você pode fazer para ocultá-lo é simplesmente redimensioná-lo como se fosse uma imagem e arrastá-lo para fora do slide. O resultado final deve ser semelhante a este -

Arraste o vídeo incorporado para fora do slide

Definir vídeo para reprodução automática

Agora, para que nosso pequeno truque funcione perfeitamente, precisamos que o vídeo seja reproduzido automaticamente quando chegarmos ao nosso slide específico. Na apresentação, então, parecerá que o áudio está perfeitamente sincronizado com o conteúdo, e você não precisará pressionar um botão. Para configurar isso, clique com o botão esquerdo no vídeo incorporado e selecione Opções de formato.

Opções de formato para o vídeo

Em Opções de formato, clique em Reprodução de vídeo para abrir este menu suspenso.Agora, queremos marcar 'Reprodução automática ao apresentar'. Se você deseja iniciar ou parar o áudio em um timestamp específico, você pode adicioná-los aqui também.

Configure o vídeo para reproduzir automaticamente

E é isso. Contanto que você tenha uma boa conexão com a Internet durante a apresentação, o áudio será reproduzido perfeitamente durante a apresentação dos slides. Esta solução alternativa é um pouco demorada, portanto, só podemos desejar que o Google nos dê a opção de enviar um arquivo de áudio diretamente. No entanto, desde que não aconteça, esse é um truque útil para ter na manga.