GPU Mistério da NVIDIA com 124 unidades de computação detectadas online

Hardware / GPU Mistério da NVIDIA com 124 unidades de computação detectadas online 2 minutos lidos

Nvidia RTX



Um dispositivo gráfico NVIDIA bastante estranho, mas surpreendente, apareceu online. A misteriosa GPU NVIDIA segue o padrão incomum de unidades de computação muito altas, mas velocidades de clock de GPU bastante baixas. Com base na quantidade limitada de informações disponíveis, é bem possível que a NVIDIA esteja projetando e testando a próxima geração de GPUs Tesla ou mesmo Quadro, destinadas aos segmentos de computação de alto desempenho (HPC).

Um vazamento recente do Geekbench indicou que havia dois dispositivos gráficos NVIDIA equipados com 118 e 104 unidades de computação. O último vazamento sugere que há até uma terceira variante no mesmo pipeline. A misteriosa GPU NVIDIA embala 124 unidades de computação, tornando-a uma das maiores GPUs. A GPU é apenas mencionada em um banco de dados que vazou e, portanto, as especificações podem mudar significativamente.



NVIDIA preparando GPUs de ponta para estações de trabalho profissionais e aplicativos do lado do servidor?

Existem atualmente três dispositivos de gráficos NVIDIA misteriosos, equipados com um número crescente de unidades de computação. Depois das GPUs com 104 e 118 unidades de computação vazou online recentemente , um novo com 124 UCs apareceu online. O número parece um pouco estranho e, portanto, é possível que as especificações finalizadas do Big Core possam incluir um total de 128 UCs.



Assumindo 64 Multiprocessadores de streaming (SMs), a próxima GPU NVIDIA topo de linha misteriosa pode conter um total de 8.192 núcleos CUDA. Não é preciso acrescentar que esses números são excepcionalmente altos e, portanto, o NIVIDIA pode não ser capaz de atingir escalabilidade de nível comercial. Em outras palavras, devido às limitações de rendimento de fabricação, esse silício pode não estar disponível para o mercado com as especificações completas.



O exemplo mais flagrante é o da GPU NVIDIA Quadro GV100 Volta e o GPU Accelerator NVIDIA Tesla V100. A GPU Quadro GV100 Volta apresentava um total de 84 multiprocessadores de streaming. No entanto, em configurações de fabricação realistas, a GPU GV100 estava disponível com apenas 80 Multiprocessadores Volta Streaming habilitados.



Os especialistas estão otimistas sobre o novo dispositivo de gráficos NVIDIA com 124 CU (SM). Alguns afirmam que a NVIDIA pode estar testando um novo e próxima geração não anunciada GPU Tesla. No entanto, o dispositivo claramente carece de tantos SMs quanto o Tesla Volta.

Os benchmarks não oferecem muitos detalhes, mas com base nas informações disponíveis, a nova GPU NVIDIA é voltada para estações de trabalho e data centers de ponta. Em outras palavras, o dispositivo gráfico NVIDIA não lançado não será otimizado ou mesmo destinado ao hardware de jogos. As placas gráficas são supostamente baseadas nos próximos modelos da NVIDIA Microarquitetura Ampere usando TSMC, bem como instalações de produção de 7 nm da Samsung .

Especificações e recursos da GPU NVIDIA misteriosa:

De acordo com Relatório Geekbench 5 , há 32 MB de cache L2 na placa gráfica. A placa de vídeo terminou o benchmark Geekbench 5 com um clock base de 1,11 GHz. É importante notar que a GPU foi provavelmente uma amostra de engenharia inicial. Ainda assim, as GPUs do data center geralmente não operam em altas velocidades de clock de qualquer maneira.

[Crédito da imagem: Primate Labs Inc.]

A placa de vídeo também foi listada com 32 GB de memória ECC. A memória supostamente funciona a 1,20 GHz em uma interface de memória de 4.096 bits. Isso indica claramente que o novo dispositivo está embalando módulos de memória HBM2. O testbench era composto por um CPU Intel Core i7-8700K 3,71 GHz 6C / 12T e uma placa-mãe Asus Prime Z370-A.

Tag Ampere nvidia