GPU NVIDIA Next Gen 7nm Ampere para um aumento de 50% no desempenho com metade dos relatórios de reivindicação de consumo de energia

Hardware / GPU NVIDIA Next Gen 7nm Ampere para um aumento de 50% no desempenho com metade dos relatórios de reivindicação de consumo de energia 2 minutos lidos

Nvidia Ampere



Para combater os chips gráficos Big Navi de próxima geração da AMD, a NVIDIA está preparando as GPUs Ampere. Esses poderosos chips gráficos têm um aumento significativo no desempenho. Além disso, devido ao novo processo de fabricação de 7 nm, as GPUs NVIDIA Ampere exigirão apenas metade da energia da geração atual de chips gráficos.

Com estreia prevista para este ano, os chips gráficos de alta tecnologia e premium da NVIDIA serão baseados na arquitetura Ampere. Essas novas GPUs irão aumentar o desempenho em 50 por cento enquanto reduzem o consumo de energia pela metade. O salto no desempenho e a redução no consumo de energia são bastante compreensíveis e esperados devido à redução dinâmica e significativa no tamanho do molde de silício e arquitetura de núcleo completamente nova.



As GPUs NVIDIA de última geração baseadas na arquitetura Ampere serão feitas no processo de produção de 7 nm:

De acordo com uma nota de cliente da Yuanta Securities Investment Consulting Co e relatada pela Taipei Times , Espera-se que os chips Ampere sejam 50 por cento mais rápidos, exigindo metade do consumo de energia em comparação com a arquitetura de Turing atual. O relatório diz:



“Uma sucessora das unidades baseadas na arquitetura de Turing, a GPU de próxima geração da NVIDIA baseada na arquitetura Ampere deve adotar a tecnologia de 7 nanômetros, o que levaria a um aumento de 50 por cento no desempenho gráfico, reduzindo o consumo de energia pela metade.”



A geração atual de chips gráficos NVIDIA de ponta, com base na Turning Architecture, é construída no processo de produção de 12 nm. Em outras palavras, NVIDIA está atualmente um passo atrás da AMD em termos de nós de processo. Turing é construído no processo de fabricação FinFET de 12 nm da TSMC, enquanto a rival AMD Navi já está se beneficiando do nó de 7 nm. Mas isso deve mudar rapidamente no segundo semestre deste ano. A arquitetura Ampere é colocada em um wafer de silício reduzido para 7 nm e, portanto, grandes melhorias no consumo de energia e desempenho são esperadas.



A propósito, o processo de produção das GPUs da AMD foi aperfeiçoado pela TSMC e a empresa indicou que permaneceria leal à empresa taiwanesa. A NVIDIA, por outro lado, trabalhará com a TSMC e a Samsung para produzir as placas gráficas de 7 nm da empresa. Reter dois fornecedores deve potencialmente garantir um amplo fornecimento.

Se a NVIDIA seguir seus padrões usuais, ela poderia lançar as GPUs baseadas em Ampere na conferência anual SIGGRAPH, que acontece em agosto. A empresa anunciou anteriormente sua Arquitetura de Turing na SIGGRAPH e, portanto, é lógico que NIVIDIA poderia ficar com o mesmo local e prazo para revelar Sucessor de Turing .

Tag nvidia