NVIDIA Quadro vs GTX / RTX: Renderização

Para qualquer um que está no mercado e procurando por novas placas gráficas, você encontrará opções como a série GTX da Nvidia, bem como a série RTX de placas gráficas que você pode comprar. Além disso, você também terá um run-in com uma série de placas gráficas Quadro que será muito mais cara. Claro, há opções na equipe vermelha também, mas estamos falando estritamente sobre a Nvidia aqui.



Então, qual é o problema com as GPUs Quadro da Nvidia? Bem, eles são feitos para tarefas específicas que são diferentes e mais exigentes do que jogos. Claro, você pode jogar neles com facilidade e não haverá disparidade de desempenho também, mas seu preço e funcionalidade não são adequados para jogos.



Apenas pergunte a si mesmo: você compraria uma GPU Quadro de $ 5.000 se fosse obter o mesmo número de quadros de uma placa GeForce de $ 1.000? A resposta é não. No entanto, se você tiver um caso de uso para o Quadro e também gostar de jogar, então faria mais sentido.



Abaixo, vamos comparar os dois cartões e ver como eles são justos na renderização. Então, não vamos nos atrasar e dar uma olhada.



Placas Nvidia GeForce

As placas GeForce são muito mais populares do que você imagina. Eu ainda me lembro de revisar o Melhor RTX 2060 Super disponível no mercado, e fiquei impressionado com o desempenho. Tendo isso em mente, vamos lançar luz sobre as placas Nvidia GeForce; considerando o quão mainstream eles se tornaram nos últimos anos, é importante que entendamos completamente para que servem essas placas antes de virarmos nossas cabeças para as placas Quadro.

Os benefícios das placas GeForce certamente existem, no entanto, como explicamos, elas atendem a um tipo de mercado totalmente diferente. Abaixo, você nos verá discutindo alguns dos benefícios que tornam as placas GeForce tão confiáveis.



Os têm velocidades de relógio mais rápidas

O que você deve saber aqui é que as placas GeForce têm velocidades de clock mais rápidas quando comparadas às suas contrapartes Quadro. Estamos falando rápido? Bem, pelo menos 10 a 20 por cento mais rápido. Para deixar as coisas mais claras, uma GTX 1070 vem com um clock de impulso de 1.683 MHz. Considerando que um Quadro P2000 muito mais caro, que só tem uma velocidade de clock de 1.470 MHz. Isso não é tudo. As placas de vídeo GeForce vêm com coolers de reposição também, e alguns deles vêm com overclock de fábrica para melhor desempenho em jogos.

Eles são versáteis

Outro benefício aqui é que as GPUs GeForce são geralmente mais versáteis do que suas contrapartes Quadro; por exemplo, uma boa placa GeForce permitirá que você renderize alguns modelos 3D básicos, vídeos e jogue também. Você está obtendo velocidades de clock mais rápidas, contagens de núcleo CUDA mais altas e mais VRAM por dólar, tornando essas placas GeForce uma ótima alternativa para quem está procurando uma GPU boa e versátil.

Você pode conectar vários monitores

Ok, esse recurso já está disponível no Quadros também, mas é limitado apenas aos modelos topo de linha, e mesmo assim, eles têm no máximo 2 monitores. Com as placas GeForce, você não precisa se preocupar com nada disso, pois uma única GPU pode facilmente ter até 8 monitores conectados a ela.

Agora estamos totalmente cientes de que ter a necessidade de 8 monitores é mais ou menos um exagero, mas ainda é melhor ter um recurso como esse, caso alguém precise dele.

Para que servem as placas GeForce?

Resumindo, uma boa placa GeForce é melhor para as seguintes coisas.

  • Jogos
  • Computação diária.
  • Projeto básico de CAD.
  • Edição de vídeo básica e até avançada.

Agora que sabemos do que uma GPU GeForce é capaz, vamos voltar nossa atenção para as GPUs Quadro e ver o que elas servem.

Placas Nvidia Quadro

Normalmente, esses cartões não precisam de uma introdução, mas como já falamos sobre eles várias vezes, é melhor apenas olhar para eles e os benefícios que eles oferecem. Todos nós sabemos que as GPUs Nvidia Quadro são caras e, mais importante, elas não são comumente encontradas em um PC comum para jogos. Não é que eles não possam jogar, é só que apesar de serem tão poderosos, eles não têm nenhuma diferença de desempenho perceptível que alguns possam pensar.

Ainda assim, abaixo estão as vantagens das placas Quadro.

Feito para cargas de trabalho específicas de renderização

Em primeiro lugar, os Quadros são projetados para processar cargas de trabalho específicas em mente. Eles podem fazer o trabalho pesado em projetos CAD, bem como renderização de vídeo profissional. Por exemplo, uma placa GeForce pode ter dificuldade em fazer a edição de wireframe ou polígono de dupla face que o AutoCAD tem a oferecer, mas quando se trata de placas Quadro, essas tarefas não são um problema e a disparidade de desempenho também é enorme.

Muito poderoso

Quando se trata de poder absoluto, as placas Quadro não têm rival. Claro, temos os gostos do RTX 2080Ti e tal, mas mesmo esses cartões são limitados até certo ponto. Por exemplo, o carro-chefe Quadro P6000 vem com impressionantes 24 GB de VRAM em uma memória GDDR5X. Além disso, você obtém 3.840 núcleos CUDA e 12 teraflops de poder absoluto. Não existe uma única placa no lado GeForce que possa rivalizar com ela.

No entanto, toda essa potência não proporcionará desempenho extra nos jogos. Mais ou menos, um Quadro P6000 pode funcionar da mesma maneira que um RTX 2080Ti nos jogos. Mas a diferença de preço entre os dois é enorme.

Construído para computação de precisão dupla

Outra área onde as placas Quadro lideram é o campo da computação de dupla precisão. Para quem não sabe, esse tipo de computação envolve cálculos científicos e aritméticos. Quando se trata de comparação, uma placa Quadro supera uma placa GeForce por uma medida drástica.

No entanto, o que você precisa saber aqui é que esse caso de uso é extremamente específico em sua natureza e nem muitas pessoas precisam dele. Mas, novamente, se você deseja realizar essas tarefas, o Quadro é o caminho certo.

Para que servem as placas Quadro?

Agora que estamos cientes das proezas das placas Quadro, vamos resumir as coisas e ver para que elas são melhores.

  • Cálculos científicos e de dados.
  • Cálculos CAD de ponta.
  • Produção de vídeo de nível superior.
  • Criação e renderização 3D.

Então, qual renderizar é melhor?

Agora, de volta à nossa pergunta original, qual GPU será bom em renderizar? Bem, isso depende de que tipo de renderização você está falando. Se você quiser um pouco de edição e renderização básica de vídeo usando o Premiere Pro, uma GPU GeForce será boa para isso, embora seja poderosa.

No entanto, se você está falando sobre a complexa renderização de vídeos, modelos 3D e outras tarefas semelhantes. Então não há rival para as GPUs Quadro.

O que isso nos diz é que, embora as GPUs Quadro sejam excelentes, elas foram criadas para tarefas que estão muito além do alcance de um consumidor médio.