Microsoft cresce em energia renovável com geração de 1,5 GW e investimentos em usinas de energia solar, preservação de água para seus data centers

Microsoft / Microsoft cresce em energia renovável com geração de 1,5 GW e investimentos em usinas de energia solar, preservação de água para seus data centers 5 minutos lidos

Azure



A Microsoft está tentando ser uma das empresas de tecnologia mais preocupadas com o meio ambiente. Com investimentos substanciais no segmento de energia renovável, incluindo iniciativas de conservação solar e de água, a Microsoft pode estar a caminho de administrar uma parte significativa de suas operações com energia 100% sustentável, ecológica e renovável. A empresa está trabalhando com a empresa de energia solar First Solar e colaborando na usina solar fotovoltaica (PV) Sun Stream 2 para acelerar o cronograma de se tornar verde e usar apenas energia limpa para alimentar seus vários data centers e depósitos de servidores.

Para atender à demanda crescente de seus data centers, back-end de soluções de serviços em nuvem corporativos e comerciais, e outras operações, a Microsoft está procurando ansiosamente por fontes de energia renováveis. A empresa parece estar profundamente interessada em reduzir sua pegada de carbono. Para cumprir seus objetivos bastante ambiciosos de alimentar suas operações principalmente por meio de fontes de energia renováveis, a Microsoft aumentou significativamente seus investimentos em fontes de energia sustentáveis ​​e ecologicamente corretas, como a energia solar.



O data center e o centro de servidores da empresa localizados na área do Arizona estão rapidamente se tornando um exemplo proeminente que mostra como uma grande empresa pode contar com fontes de energia renováveis ​​para alimentar suas operações críticas e com uso intensivo de energia. Desnecessário acrescentar que esses data centers operam continuamente e, portanto, precisam de um fornecimento elétrico confiável e sempre ligado. Para garantir que eles recebam energia sem interrupções, a Microsoft fez parceria com algumas empresas líderes no setor de energia renovável nos EUA.



Microsoft acelera em direção ao seu objetivo de contar principalmente com energia solar renovável para alimentar suas operações:

A Microsoft vem investindo continuamente para reduzir o impacto ambiental de suas operações há pouco mais de 10 anos. A empresa está expandindo rapidamente seus serviços em nuvem escaláveis, altamente disponíveis e resilientes. A Microsoft afirma que agora está oferecendo ativamente seus dados hospedados remotamente e serviços em nuvem para mais de um bilhão de clientes em todo o mundo. Nem é preciso acrescentar que essas operações exigem muita energia. Mas em vez de sobrecarregar as já estressadas empresas de geração de energia locais que funcionam com combustíveis fósseis insustentáveis ​​e poluentes, a empresa tem construído e operado centros de dados mais eficientes e sustentáveis.



A Microsoft estabeleceu uma meta bastante elevada de atender a quase todas as suas necessidades de energia por meio de fontes renováveis ​​ou alternativas de energia no próximo futuro previsível. Embora isso possa parecer um pouco ambicioso, o fabricante do sistema operacional Windows e fornecedor do Azure e outras plataformas populares já conseguiu atingir a marca de 50 por cento neste ano. Além disso, a empresa afirma que receberá 60 por cento da energia de seus data centers para atender a fontes de energia sustentáveis, que incluem principalmente energia solar, neste ano. Se a empresa continuar no caminho certo com a implantação e dependência de fontes de energia não poluentes, pode muito bem acabar alimentando todos os seus data centers com fontes de energia 100% renováveis. A propósito, a Microsoft estabeleceu metas escalonadas para essa conquista. Seu próximo marco oficial auto-estabelecido é operar seus datacenters com fontes de energia ecologicamente corretas de 70% até 2023.

A Microsoft parece preferir cada vez mais a região do Arizona, no Texas, para implantar seus centros de dados cada vez maiores. A empresa já fez parceria com a empresa de energia solar First Solar, com sede no Arizona, e está colaborando na usina solar fotovoltaica (PV) Sun Stream 2. Após a implantação em grande escala, a usina solar irá gerar 150 MW de energia limpa. Espera-se que a Microsoft extraia toda a energia gerada para carregar a carga de cada um dos novos data centers da empresa na área. A empresa justificou suas razões para optar por tal local por meio de Brian Janous - Gerente Geral de Energia e Sustentabilidade da Microsoft.

' Escolhemos o Arizona como o local para o desenvolvimento de novos campi de data center de classe mundial para dar suporte à crescente demanda por serviços de nuvem e Internet no Arizona e em todo o oeste dos Estados Unidos. Pretendemos desenvolver nossos novos campi de datacenter em El Mirage e Goodyear, Arizona, para que estejam entre os mais projetados e operados de forma sustentável do mundo - alimentados por energia 100% renovável. O Arizona tem abraçado cada vez mais a indústria de tecnologia com um pool de talentos em crescimento, qualidade de vida acessível para os funcionários e até 200 dias ensolarados por ano, tornando-o um local ideal para investir em energia solar. '

Microsoft oferecerá os recursos de seu data center para executar serviços de empresas ecologicamente corretas:

A Microsoft confirmou que assinou um contrato de 20 anos com a First Solar para a usina solar fotovoltaica Sun Streams 2 para alimentar seus novos data centers com eficiência energética. A usina deve estar operacional em cerca de dois anos. Incidentalmente, a empresa de energia solar está usando sua própria tecnologia de módulo da Série 6, que a empresa afirma ter uma pegada de carbono que é até seis vezes menor do que os painéis fotovoltaicos de silício cristalino fabricados convencionalmente. A usina deve começar a ser construída em breve.

É interessante notar que a parceria da Microsoft também beneficiará as empresas que projetam, constroem e implantam grandes usinas de energia solar e outras unidades de geração de energia ecologicamente corretas. Enquanto a Microsoft obtém energia limpa, essas empresas têm acesso aos poderosos data centers da Microsoft e também a outros produtos, serviços e plataformas. A First Solar, por exemplo, agora tem acesso privilegiado aos serviços de nuvem inteligentes da Microsoft, incluindo Azure IoT Hub e SQL Data Warehouse. A parceria permite essencialmente que a First Solar aumente a eficiência operacional e apóia sua inovação nas instalações de manufatura da empresa. No passado recente, vimos a Microsoft criar essa parceria sinérgica e mutuamente benéfica. Essencialmente, indica que a empresa deseja explore múltiplas possibilidades fazer com que as organizações adotem e usem suas plataformas, independentemente de seus negócios, produtos ou serviços.

Microsoft olhando além da energia solar para impulsionar o desenvolvimento sustentável:

A Microsoft parece estar ativamente se tornando verde e construindo um mundo de tecnologia que não consome recursos locais em um ritmo acelerado. O compromisso da empresa com fontes de energia renováveis ​​e limpas é um projeto importante e de longo prazo. No entanto, como gigante da tecnologia, a Microsoft também está dando bons exemplos para o gerenciamento de outros recursos locais que consome diariamente.

“Nosso projeto e operações de data center contribuirão para a sustentabilidade de nossas instalações no Arizona. No Arizona, também estamos buscando a certificação LEED Gold, que ajudará a conservar recursos adicionais, incluindo energia e água, gerar menos resíduos e apoiar a saúde humana. Estamos comprometidos com operações com certificação zero de resíduos para esses novos data centers, o que significa que um mínimo de 90% dos resíduos serão desviados dos aterros por meio de esforços de redução, reutilização e reciclagem. ”

A Microsoft está projetando seus data centers e depósitos de servidores de forma que utilizem o mínimo de água possível. A empresa também está progredindo para garantir que os data centers planejados usem água zero para resfriamento por mais da metade do ano. Os data centers da Microsoft agora usam amplamente o ar externo em vez de água para resfriar quando as temperaturas permitem. Quando as temperaturas sobem, a empresa muda para o resfriamento evaporativo. A propósito, a primeira usina de energia Solar Sun Stream 2 poderia economizar até 356 milhões de litros de água por ano em comparação com a geração de energia tradicional.

As parcerias de energia renovável da Microsoft geraram cerca de 1,5 GW (Giga Watts) de energia até o momento. Somente neste ano, a empresa prometeu mais de US $ 800.000 para atingir seu objetivo final de operar todos os seus data centers com fontes de energia limpa e renovável. A Microsoft também faz parte do Arizona’s Plano de Contingência de Seca e confirmou que corresponderia à doação total feita por moradores para a Water Funder Initiative, que apoiará os esforços do estado para cumprir os compromissos do plano de contingência.

Além de economizar água e gerar sua própria energia sustentável e ecologicamente correta, a Microsoft está participando ativamente de projetos de conservação e rejuvenescimento de água que visam proteger e nutrir corpos d'água locais, como lagos. Curiosamente, o empresa adquiriu recentemente a OpenAI , uma empresa que realiza pesquisas para melhor utilizar o poder da Inteligência Artificial. A organização realizou vários estudos no passado para melhor proteção dos recursos naturais. Este acordo com produtores de energia renovável poderá em breve se expandir para uma solução única e poderosa para aumentar a eficiência das células fotovoltaicas e melhorar outros processos de geração de energia ecologicamente corretos.

Tag Azure Microsoft