GPU Intel Ponte Vecchio Xe HPC será feito por conta própria 7nm e 5nm processo de produção da TSMC simultaneamente?

Hardware / GPU Intel Ponte Vecchio Xe HPC será feito por conta própria 7nm e 5nm processo de produção da TSMC simultaneamente? 2 minutos lidos

Veículo Intel



A Intel está contando com seu próprio processo de produção de 7nm desenvolvido internamente, bem como com o Node 5nm de seu parceiro taiwanês TSMC para fabricar sua própria GPU Xe, especialmente para o segmento de computação de alto desempenho (HPC). A GPU Intel Ponte Vecchio Xe HPC era considerada anteriormente como sendo feita no processo de fabricação de 6 nm, mas os relatórios parecem ter sido dissipados.

A Intel está desenvolvendo ativamente sua própria solução gráfica Xe para vários segmentos. Enquanto a GPU Xe para laptops e notebooks manterá o Marca Intel ‘Iris’ Graphis , o segmento HPC obterá Ponte Vecchio X e GPU HPC . Novos relatórios agora afirmam que a Intel não está indo com um processo de produção de 6 nm. Em vez disso, a Intel vai contar com seu próprio Node 7nm, bem como Node 5nm da TSMC para fabricar sua solução gráfica GPU Xe para segmentos de computação analítica de alta tecnologia e com uso intensivo de dados .



GPU HPC Intel Ponte Vecchio Xe será fabricado em 7nm da Intel e no nó 5nm da TSMC simultaneamente, Relatório de reivindicações:

A GPU HPC Intel Ponte Vecchio Xe é o principal produto da empresa para gráficos discretos. Ele está prestes a ser incorporado ao supercomputador Aurora. Relatórios anteriores afirmavam que o CEO da Intel aceitou que a empresa estava contando ativamente com a TSMC. Os relatórios eram relativos principalmente ao processo de 6nm da TSMC é essencialmente uma variante otimizada do processo de 7nm da TSMC, que é quase igual em densidade ao processo de 10nm da Intel. Desnecessário acrescentar que tais escolhas certamente impactariam negativamente o perfil de potência da próxima GPU da Intel.



Agora, novos relatórios oferecem algumas percepções muito interessantes e positivas. Para começar, o Nó de Fabricação de 5nm da TSMC é equivalente em densidade ao processo de 7nm da Intel. E a GPU HPC Ponte Vecchio Xe da Intel é idealmente viável apenas nessas densidades, para ser poderosa. Em outras palavras, isso significa que o processo de fabricação de 6nm da TSMC não será utilizado, pelo menos para a GPU HPC.

É, no entanto, interessante notar que a Intel irá fabricar várias variantes da GPU de HPC Ponte Vecchio Xe. Os relatórios indicam que esses SKUs terão um dado IO feito na Intel. Essas matrizes serão feitas no processo de 7nm da Intel ou no processo de 5nm da TSMC. É provável que o perfil de energia desses SKUs seja significativamente diferente. Novas alegações indicam que o cache do Rambo será feito internamente na Intel. No entanto, o Intel Xe Connectivity Die será fabricado na TSMC. A propósito, esta informação parece ter sido apresentada repetidamente, mas não foi confirmada pela Intel.



A Intel fez um pedido de 180.000 wafers no processo TSMC de 6 nm, mas não da GPU de HPC da Ponte Vecchio Xe:

A maioria dos rumores começou depois que a Intel supostamente fez um pedido no valor de 180.000 wafers no processo TSMC de 6nm. Embora o pedido seja aparentemente verdadeiro e a quantidade do pedido também seja precisa, os wafers não entrarão na produção da GPU de HPC Ponte Vecchio Xe.

Não está imediatamente claro por que a Intel precisa desses 180.000 wafers de silício. Especialistas afirmam que a Intel pode precisar desses wafers para fazer CPUs e componentes do processador. No entanto, isso é apenas especulação, e a Intel não está oferecendo nenhuma informação sobre a finalidade pretendida desses wafers de silício.

Não está claro se a primeira variante da GPU de HPC Ponte Vecchio Xe será de 7nm da Intel ou 5nm do TSMC. No entanto, pode-se presumir que a variante do TSMC pode vencer a Intel no mercado simplesmente porque a Intel tem lutado para sair de seu Nó de Fabricação de 14 nm arcaico , e os grandes atrasos com o Node de 10 nm só podem se traduzir em ainda mais atrasos com o nó de fabricação de 7 nm .

Tag intel