Como ajustar o ambiente de área de trabalho Moksha

O ambiente de desktop Moksha usado na distribuição Bodhi Linux fornece suporte para composição sem a necessidade de algo como o compiz, o que o torna atraente para aqueles que desejam ter esse tipo de suporte, embora permanecendo pelo menos relativamente leve. Isso fornece uma interface mais chamativa do que, digamos, o Openbox poderia, sem consumir o mesmo nível de recursos do sistema que o compiz faria. Além disso, isso pode ajudar as pessoas que estão trabalhando com uma GPU relativamente anêmica.

Embora seja possível desligar muitos desses efeitos, as pessoas que olham para a área de trabalho Moksha mais do que provavelmente preferem mantê-los. Existem ainda alguns ajustes que podem fazer as coisas funcionarem um pouco mais suavemente, bem como fazer o ambiente se comportar da maneira que muitos usuários esperam.

Método 1: Ajustando a escala

Na caixa de diálogo de configurações, abra a janela Elementary Config. Toque no controle de dimensionamento para ajustar a escala e o tamanho do dedo que o ambiente de área de trabalho Moksha usa. Se você estiver em um netbook ou tablet extremamente pequeno e tiver dificuldade para ver as coisas, o dimensionamento pode estar errado. Este também é potencialmente o caso se você estiver usando Bodhi com qualquer tipo de dispositivo celular.

O dimensionamento é intuitivo e dimensiona literalmente o tamanho de toda a área de trabalho com base em potências de dois. Geralmente, o padrão é suficiente.

Método 2: Alterar a funcionalidade de rolagem

Na mesma janela, clique ou toque no botão Rolagem. Isso fornecerá uma série de controles deslizantes adicionais.

Selecione “Desativar animação de rolagem” para uma experiência mais suave, garantindo que “Ativar salto de rolagem” e “Ativar rolagem de polegar” estejam desabilitados. Você pode ajustar o 'fator de aceleração da roda' para fazer a roda de rolagem do mouse rolar um número menor de linhas, mas isso não vai influenciá-lo muito se você estiver usando uma tela tousch ou touchpad.

Método 3: Ativando a aceleração de hardware

Se o seu ambiente Moksha estiver lento, pode ser que você esteja usando apenas drivers de software e não unidades de hardware. Se você tiver drives instalados, toque em um controle superior para trazer a janela Elementary Config para uma caixa de diálogo de aceleração. Pode ser necessário tocar em Mais e rolar para baixo ou selecionar o controle na parte superior, se disponível.

Pode levar um pouco de experimentação para obter essa configuração correta, mas se você estiver definido como Sem aceleração, pode ser inteligente tentar as configurações 3D ou OpenGL / OpenGL-ES. A maioria dos adaptadores gráficos modernos são compatíveis com OpenGL.

Método 4: Mudando o Foco da Janela

Algumas pessoas preferem que o foco da janela siga o ponteiro do mouse, ao contrário do sistema clique para focar usado pelo Microsoft Windows e OS X. No menu Configurações original, selecione o controle Foco da janela se desejar alterar essa configuração.

Selecionar “Clique na janela para focar” irá espelhar o comportamento do Windows ou OS X, enquanto “Janela sob o mouse” fará com que o ambiente force o foco em qualquer janela sobre a qual o ponteiro esteja. No entanto, isso não aumentará as janelas, a menos que você selecione a última opção.

Método 5: Desativando a animação do alternador de janela

Desativar a animação do alternador de janela não será muito perceptível se você estiver ansioso para desfrutar de efeitos visuais, mas pode economizar um pouco de pressão em sua GPU e CPU. Na caixa principal Configurações, clique ou toque na opção Alternador de janela. As configurações presentes nesta seção influenciarão apenas o gadget do switcher e nenhuma outra parte da interface, o que significa que se você tiver outras animações ativadas, elas não serão afetadas por isso.

Desmarque a opção “Scroll Animation” e defina as velocidades de animação para 0,00, se desejar. Isso deve ter o efeito de impedir a reprodução dessas animações. Clique no botão Aplicar para testar suas configurações e, se forem o que deseja, clique em OK para mantê-las. Se alguma das configurações não for do seu agrado, repita este processo para desfazê-la.