Como definir a prioridade de Wi-Fi no iOS e MacOS

O Wi-Fi se tornou tão comum que estamos começando a considerá-lo um dado adquirido. O acesso à Internet melhorou em todo o mundo com o surgimento de redes Wi-Fi que permitem aos usuários acessar a Internet do nada. Hoje em dia, os locais públicos sem uma rede Wi-Fi estão se extinguindo rapidamente.

Mas às vezes, ter muitas opções de Wi-Fi pode realmente acabar prejudicando a velocidade de navegação na Internet. Isso acontece porque cada Wi-Fi possui suas particularidades em relação ao seu aparelho. Um pode ter uma cobertura melhor, enquanto o outro pode ter velocidade superior. Se você costuma visitar um local que tem várias conexões Wi-Fi, pode ser uma boa ideia priorizá-las.

A maioria dos sistemas operacionais possui algum tipo de recurso que prioriza a rede Wi-Fi de acordo com vários cálculos. Esse também é o caso com macOS e iOS. Mas digamos que você trabalhe em um prédio comercial com redes Wi-Fi em todos os andares. É perfeitamente possível que seu dispositivo tenda a usar a rede abaixo de você, mesmo que a intensidade do sinal seja melhor com o Wi-Fi em seu andar. Isso acontece porque o sistema operacional leva em consideração outros fatores, como estabilidade e disponibilidade da rede.

Em casos como este, é uma boa ideia priorizar certas redes em relação a outras, para garantir que você tenha a melhor conexão possível. Você ficaria satisfeito em saber que existe uma maneira nativa de priorizar uma conexão Wi-Fi em computadores MAC. Ainda mais, podemos expandir essa capacidade para dispositivos iOS - iPhones, iPads e iPods.

Como priorizar redes Wi-Fi no macOS (MAC)

A Apple está empenhada em oferecer a seus usuários a melhor experiência de usuário possível. Em comparação com sistemas operacionais mais técnicos, como Windows e Android, todos os esforços da Apple estão focados na facilidade de uso. Mas abaixo dessa camada bonita que mantém a maioria das coisas simples, existem algumas opções ocultas que não são exploradas pela maioria dos usuários de macOS e iOS.

Esse é o caso da capacidade do MAC de priorizar a lista de redes salvas. Acontece que você pode instruir seu MAC a seguir uma determinada ordem quando precisar de uma conexão wi-fi. Seguindo as orientações apresentadas a seguir, você será capaz de predeterminar as redes que têm a maior prioridade e fazer com que seu computador aja de acordo. Aqui está o que você precisa fazer:

1. Clique na rede Wi-Fi na barra de menu do seu Mac na seção superior da tela. A partir daí, toque em Abrir Preferências de Rede .
    Nota: Você também pode lançar o Configurações aplicativo e clique em Rede .
  2. Agora clique no Wi-fi entrada da coluna esquerda. Com Wi-fi selecionado, clique em Avançado .
  3. Agora você deve ser capaz de ver uma coluna de redes em Redes preferidas . A lista deve incluir todas as redes salvas pelo seu MAC e outro dispositivo associado à mesma conta iCloud. Observe como existem dois botões ( mais e menos ) por baixo da coluna. Clique em uma rede da lista e use os dois botões para mover uma rede para cima ou para baixo.
    Nota: A rede no topo da lista tem a prioridade mais alta e aquela na parte inferior a prioridade mais baixa. Com essas informações, ordene suas redes na ordem de sua preferência. Se você deseja elevar a prioridade de uma rede, selecione-a e aperte o sinal de mais até movê-la para o topo. No caso de você precisar fazer o downgrade de uma rede, use o botão menos para movê-la para a parte inferior.
  4. Quando terminar, pressione Está bem para que suas configurações sejam salvas.

Priorizando redes no iOS (iPhone, iPad, iPod)

Dado o fato de que um iPhone é consideravelmente mais propenso a se conectar ao Wi-Fi errado do que um Mac, é importante deixar seu iPhone ciente de suas preferências de Wi-Fi Bem, a verdade é que não há como priorizar redes Wi-Fi de um dispositivo iOS. É definitivamente decepcionante ver que a Apple evita implementar uma maneira de fazer isso em seus dispositivos móveis.

Felizmente, a maioria das configurações e opções de preferência são compartilhadas automaticamente entre os dispositivos Apple. Isso significa que os dispositivos MAC e iOS atualizarão suas preferências conforme você ajusta uma configuração. Isso funciona a nosso favor, porque qualquer priorização de rede Wi-Fi que possamos fazer em um MAC, será automaticamente adotada por nosso iPhone, iPads e iPods. O único problema é que os dispositivos precisam usar o mesmo ID Apple (conta do iCloud).

Com essas informações, é provável que seu iPhone já esteja atualizado com suas preferências de Wi-Fi se você seguiu Método 1 de um MAC. Se você fez isso, certifique-se de que ambos os dispositivos estejam usando o mesmo ID Apple.

Se você não possui um MAC, você tem outra chance de atualizar as preferências de Wi-FI, mas é um pouco estranho. Tente convencer um amigo / conhecido que possui um MAC a permitir que você faça login com seu ID Apple. Depois de fazer isso, atualize suas preferências como fizemos anteriormente em Método 1 , salve e saia. As novas preferências de Wi-Fi devem ser atualizadas para o seu dispositivo iOS em questão de minutos.

Eu sei que isso parece extremamente limitante, e realmente é. Mas até agora este é o único método de priorizar redes Wi-Fi no iOS.

Embrulhar

Até agora, essas são as únicas etapas possíveis para ajustar a prioridade de uma rede Wi-Fi em um MAC, iPhone, iPad ou iPod. Vendo como todo o procedimento é fácil em um MAC, você se pergunta por que a Apple se recusa a incluir uma função semelhante no iOS. Isso faz parte de um esquema de marketing destinado a evitar que você deixe o ecossistema da Apple? Eu realmente não sei, mas é perfeitamente possível.

Até a Apple lançar uma atualização (se isso acontecer), não há outra maneira nativa de alterar as prioridades nos dispositivos Apple. Se você achou este conteúdo útil ou conhece outra maneira de terceiros de fazer isso, deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.