Como instalar o pacote de navegador Hardened Tor no terminal do Ubuntu

Instalar a versão reforçada do Tor no terminal do Ubuntu é na verdade muito mais rápido e fácil do que instalar a versão em caixa de areia e requer muito menos etapas. Essas etapas são idênticas, independentemente da versão do Ubuntu que você esteja usando. Qualquer um dos spins oficiais como Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu seguem o mesmo processo. Embora não seja tão incrivelmente bloqueado quanto a versão em caixa de areia, o cliente Tor reforçado ainda é extremamente seguro, especialmente quando comparado a um navegador padrão.

Geralmente, tudo o que está envolvido no processo de instalação é extrair os arquivos para garantir que eles estejam em uma estrutura de diretório recriada. Depois disso, você pode executar o navegador Tor facilmente. Você não o instalará por meio do comando apt-get install usual, porque o projeto Tor prefere evitar estruturas de repositório completamente. Ironicamente, isso significa que verificar o pacote é mais difícil do que passar pelo processo real de instalação.

Instalando o pacote do navegador Tor no terminal do Ubuntu

Você primeiro terá que adquirir um pacote com um nome como tor-browser-linux64-6.5a6-hardened_ALL.tar.xz , que pode, em vez disso, apresentar um rótulo linux32 se você estiver trabalhando em uma distribuição de Linux de 32 bits. Naturalmente, os números de versão são sempre apreciados com novas revisões, mas você pode desejar adquirir uma versão um pouco mais antiga por motivos de compatibilidade. Lembre-se de que as versões mais recentes do navegador são, na maioria das vezes, as mais seguras. A coisa mais próxima de um repositório oficial que você geralmente encontrará é aquele mantido pelo Arch Linux em https://aur.archlinux.org/packages/tor-browser-hardened/ , que tem os pacotes em um formato ligeiramente diferente. Esta é uma daquelas situações em que sua milhagem pode variar.

Um aspecto positivo é que, uma vez que o Ubuntu geralmente instala o Firefox por padrão, praticamente todas as suas dependências já estão definidas quando você se prepara para instalá-lo. Embora o nome do arquivo tor-browser-linux64-6.5a6-hardened_ALL.tar.xz seja usado aqui como exemplo, certifique-se de substituí-lo pelo arquivo que você realmente adquiriu. Certifique-se também de que você leu corretamente o malware do pacote baixado antes de tentar a instalação.

Lembre-se de que não existe um PPA oficial apoiado pela Canonical, o que permite que você atualize automaticamente o Tor Browser Bundle em qualquer versão específica do Ubuntu. A maioria dos repositórios que afirmam ser oficiais, na verdade, oferecem apenas algumas versões desatualizadas do software. Você precisará substituir manualmente esses arquivos ocasionalmente se quiser atualizações. Os binários do Tor Bundle não se atualizam, então você vai querer passar pelo mesmo procedimento quando for a hora de atualizar. Alguns usuários elevam a segurança a outro nível removendo periodicamente seu diretório Tor e reinstalando-o na esperança de que mais vestígios de sua atividade de navegação desapareçam.

Mais do que provavelmente tor-browser-linux64-6.5a6-hardened_ALL.tar.xz está em seu diretório ~ / Downloads, então você vai querer criar um diretório para ele. Você pode criar um logo abaixo do seu diretório pessoal digitando cd ~ e então digitando mkdir Tor ou qualquer outro nome que você deseje. Este é um pacote portátil, então você não terá que se preocupar com o local exato da instalação, desde que seja uma área em sua partição onde você tenha um volume.

Suponha, para fins de discussão, que você criou um diretório em ~ / Tor, então você pode emitir o comando mv tor-browser-linux64-6.5a6-hardened_ALL.tar.xz para entrar neste novo diretório. Quando estiver lá, basta descompactar os arquivos usando tar -xvJf tor-browser-linux64-6.5a6-hardened_ALL.tar.xz e recriará automaticamente toda a estrutura do diretório de instalação. Infelizmente, este comando não fornece nenhuma saída. Você não saberá o quão perto o tar está da linha de chegada até que esteja pronto e retorne ao prompt de comando.

Alguns usuários preferem criar um diretório oculto .tor em seu diretório ~. Outros preferem descompactar esse diretório diretamente em ~ para criar um único diretório tor-browser. A escolha é sua, mas em qualquer caso entre com cd tor-browser e aperte a tecla enter.

Agora você pode iniciar facilmente o navegador com o comando ./start-tor-browser.desktop , que deve abrir uma janela do navegador com uma página apresentando o ícone de uma cebola ou algo semelhante. Mais uma vez, isso dependerá quase que totalmente da idade do pacote que você instalou. Agora você pode usar o navegador normalmente e visitar as páginas que desejar. Eles ainda serão processados ​​da mesma maneira que as páginas geralmente seriam no Firefox tradicional, embora você possa definir outras configurações antes de fazer isso. Se o processo de extração não preservou as permissões de execução do arquivo, você pode querer usar chmod + X start-tor-browser.desktop e veja se isso permite executá-lo diretamente.

Embora sua instalação do Tor Browser Bundle esteja estável, agora ele está mapeado para sua conta de usuário. A organização que desenvolve este software lembra explicitamente que os usuários nunca devem executar o Tor como root. Você nunca deve usar sudo ou gksu ao iniciar o navegador e nunca deve executá-lo a partir de um shell de root. Além de ser uma fonte potencial de perigo, isso também poderia, hipoteticamente, anular algumas das camadas de segurança que você ganha trabalhando com este pacote de navegador em primeiro lugar.