Como corrigir o erro 'Bitmap de volume está incorreto' no CHKDSK?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários estão alarmados pelo fato de continuarem vendo o “ O bitmap de volume está incorreto ”Erro ao tentar concluir uma verificação CHKDSK. Durante a parte final da varredura, esse erro surge e basicamente interrompe completamente o processo. O problema ocorre principalmente no Windows Vista e no Windows 7, mas também há alguns casos relatados no Windows 10 e no Windows 8.1. Outros usuários afetados estão relatando que, embora a operação seja concluída para eles, eles ainda receberão o mesmo erro na próxima vez que iniciarem uma varredura CHKDSK.





O que é bitmap de volume?

O volume BitMap é um arquivo especial do sistema de arquivos NTFS. Este arquivo é responsável por rastrear todos os clusters usados ​​e não usados ​​em um volume NTFS. Sob certas circunstâncias, os meta-arquivos BitMap podem ser corrompidos e disparar certas mensagens de erro, incluindo esta. Mas, normalmente, o problema é resolvido automaticamente por você ou durante a sequência de inicialização.



O que está causando o “ O bitmap de volume está incorreto 'erro

Investigamos esse problema específico examinando vários relatórios de usuários e as estratégias de reparo comumente usadas para corrigir esse problema específico. Mas, ao que parece, existem vários cenários diferentes nos quais esse problema aparecerá. Aqui está uma lista de possíveis culpados:

  • O comando não corrige o Bitmap de Volume - Embora ‘chkdsk.exe / scan’ seja a forma mais popular de executar o utilitário CHKDSK, também é a causa mais provável que irá desencadear este erro específico. Lembre-se de que fazer essa verificação irá ignorar várias verificações, incluindo o Bitmap de Volume. Portanto, o utilitário relatará o problema, mas não o corrigirá, a menos que você execute uma operação offline sem o sinalizador ‘/ scan’.
  • Interferência de terceiros - Acontece que esse problema também pode ser causado por algum tipo de interferência de terceiros. Utilitários de particionamento de HDD como Acronis e Gerenciador de partição são conhecidos por causar esse comportamento, parte porque eles deixam para trás um serviço de segundo plano que interfere com o CHKDSK. Se este cenário for aplicável, você pode corrigir o problema executando o comando CHKDSK no Modo de segurança ou desinstalando o aplicativo de particionamento de HDD antes de executar a verificação.
  • Arquivo corrompido do sistema - A julgar pelo número de relatórios de usuários, esse problema também pode ser causado por algum tipo de corrupção entre as pastas de arquivos do sistema. Nesse caso, você deve conseguir corrigir o problema (se a corrupção não for grave) executando uma série de utilitários integrados equipados para lidar com arquivos de sistema operacional corrompidos e erros lógicos (DISM e SFC).
  • Arquivos MTF e BitMap corrompidos - Também existe a possibilidade de sua máquina estar sofrendo de um problema de corrupção de arquivo de sistema subjacente que não pode ser resolvido de maneira convencional. Nesse caso, uma correção que não afetará seus arquivos é executar uma instalação de reparo (reparo no local).
  • Drive foi clonado anteriormente - Há também um cenário especial que gerará esse erro mesmo se não houver corrupção entre seus arquivos do sistema operacional. Se você clonou sua unidade anteriormente, é provável que os dados MTF e BitMap tenham sido corrompidos no processo. Nesse caso, uma instalação de reparo não funcionará porque os dados inválidos serão migrados. A única solução, neste caso, é fazer uma instalação limpa.

Se você está procurando maneiras de resolver esse problema, este artigo fornecerá vários guias de solução de problemas diferentes. Abaixo, você encontrará uma coleção de métodos que foram recomendados por outros usuários que se encontram no mesmo cenário.

Para obter os melhores resultados, recomendamos que você siga os métodos abaixo na mesma ordem em que os apresentamos, uma vez que os ordenamos por eficiência e severidade. Eventualmente, você encontrará uma solução que fornecerá uma estratégia de reparo adequada (independentemente do culpado que está criando o problema).



Vamos começar!

Método 1: Executar um CHKDSK sem ‘/ scan’

Este é de longe o maior cenário em que o “ O bitmap de volume está incorreto ”Ocorrerá um erro. Certamente, ‘Chkdsk.exe / scan’ é a forma mais popular de usar este utilitário e, embora seja incrível e extremamente conveniente, ele ignora várias verificações, incluindo o Bitmap de Volume.

Vários usuários afetados que também encontraram esse problema conseguiram resolver o problema executando a verificação CHKDSK apenas no modo offline - sem o sinalizador “/ scan”.

Depois de fazer isso, eles relataram que o problema foi totalmente resolvido e uma varredura normal que incluía o sinalizador de 'varredura' não acionou mais o erro “ O bitmap de volume está incorreto 'erro.

Aqui está um guia rápido sobre como executar uma verificação CHKDSK no modo offline e evitar o uso do 'Varredura' bandeira:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo e digite “Cmd” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do Prompt de Comando. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar uma varredura offline:
    chkdsk * X: * / f

    Nota: Este comando tentará consertar todos os erros encontrados. Lembre-se de que * X * é apenas um espaço reservado - substitua-o pela unidade na qual deseja realizar a varredura.

  3. Aguarde até que o processo seja concluído. Não interrompa o CHKDSK fechando a janela CMD ou reiniciando o computador antes que a operação seja concluída. Isso irá expor seu sistema a mais corrupção de arquivos.
  4. Assim que a operação for concluída, reinicie o computador e aguarde a conclusão da próxima sequência de inicialização.
  5. Depois que o computador for reiniciado, execute outra operação CHKDSK com o sinalizador ‘scan’ e veja se o problema ainda está ocorrendo:
    chkdsk / scan

Se o “ O bitmap de volume está incorreto ”O erro ainda está aparecendo durante algum ponto, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: executar a verificação em modo de segurança

Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a algum tipo de interferência de terceiros que está confundindo o CHKDSK e fazendo-o pensar que não possui as permissões necessárias. Vários usuários que também estavam encontrando este problema relataram que um software de particionamento de HDD foi responsável pelo “ O bitmap de volume está incorreto 'erro.

Assim que eles garantiram que o aplicativo não poderia interferir, o erro parou de ocorrer durante a verificação do CHKDSK. E a maneira mais eficaz de garantir que você não esteja lidando com uma interferência de software é executar a varredura no Modo de segurança.

Aqui está um guia rápido sobre como inicializar no modo de segurança e executar uma verificação CHKDSK sem qualquer interferência de terceiros:

Nota: Se você instalou um software de particionamento e deseja desinstalá-lo para resolver o problema, pode pular este processo e ir diretamente para Método 3 . O processo é mais rápido e não há nenhum trabalho de terminal.

  1. Com o computador desligado, pressione o botão liga / desliga uma vez e comece a pressionar o F8 repetidamente assim que você vir a tela inicial. Isso irá abrir o Inicialização Avançada Menu de opções.
  2. Quando estiver dentro do menu Opções de inicialização avançadas, use as teclas de seta ou pressione a tecla correspondente (F4) selecionar Modo de segurança .

    Pressione F4 para o modo de segurança

  3. Aguarde até que a sequência de inicialização seja concluída. Assim que o Windows estiver totalmente carregado, pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “Cmd” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um elevado Janela de prompt de comando .

    Executando Prompt de Comando

  4. Dentro da nova janela CMD, inicie a mesma varredura que estava acionando o “ O bitmap de volume está incorreto 'erro.
  5. Se a varredura for concluída sem problemas, reinicie o computador mais uma vez para reinicializar no modo normal.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo no modo de segurança, vá para baixo diretamente para Método 4 .

Método 3: Desinstalar o aplicativo de particionamento de HDD (se aplicável)

Ter um aplicativo de particionamento de HDD instalado durante a execução de uma verificação CHKDSK é conhecido por facilitar a aparição do “ O bitmap de volume está incorreto ”Erro. Se você deseja se livrar dele, desinstalar o aplicativo por completo é a maneira mais rápida de resolver o problema para você.

Vários usuários afetados relataram que o problema não estava mais ocorrendo depois que desinstalaram a ferramenta de particionamento de HDD do computador, reiniciaram e executaram a verificação CHKDSK novamente. Aqui está um guia rápido de tudo isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Então, digite “Appwiz.cpl” e pressione Entrar para abrir o Programas e arquivos janela.

    Digitando “appwiz.cpl” no prompt de execução

  2. Assim que estiver dentro do Programas e arquivos tela, role para baixo pela lista de aplicativos instalados e localize o software de particionamento que deseja desinstalar.

    Desinstalando o aplicativo conflitante

  3. Quando você vê-lo, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.
  4. Siga as instruções na tela para concluir a desinstalação e reinicie o computador.
  5. Assim que a próxima sequência de inicialização for concluída, repita a varredura que estava anteriormente acionando o “ O bitmap de volume está incorreto ”Erro e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda estiver recebendo a mesma mensagem de erro, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: execução de varreduras DISM e SFC

Outro culpado potencial é a corrupção do arquivo do sistema entre as dependências que o utilitário CHKDSK usa durante a verificação. Se alguns dos arquivos associados estiverem corrompidos por corrupção, toda a verificação pode falhar com a mensagem “ O bitmap de volume está incorreto ”Erro. Se esse cenário for aplicável, você deve conseguir resolver o problema executando uma série de utilitários capazes de consertar arquivos corrompidos.

Vários usuários afetados relataram que conseguiram corrigir o problema implantando DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) e SFC (Verificador de Arquivos do Sistema) para substituir arquivos corrompidos e corrigir erros lógicos.

O SFC usa um arquivo armazenado localmente para corrigir erros lógicos e substituir arquivos inválidos por cópias saudáveis. É especialmente útil em casos em que a corrupção está localizada dentro da pasta Proteção de Recursos do Windows.

Por outro lado, DISM (manutenção e gerenciamento de imagens de implantação) é um utilitário mais moderno voltado para a resolução de problemas associados a WU (atualização do Windows). Em vez de depender de um arquivo armazenado em cache localmente, o DISM usa downloads de cópias íntegras para os arquivos que precisam ser substituídos diretamente pelos canais oficiais da Microsoft.

Como os dois utilitários são igualmente importantes, a melhor abordagem seria executar os dois para garantir que qualquer tipo de corrupção de arquivo do sistema seja resolvido. Aqui está um guia rápido sobre como executar uma varredura SFC e DISM a partir de uma janela CMD elevada para resolver o problema “ O bitmap de volume está incorreto 'erro:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “Cmd” dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt de comando elevado. Quando você vê o UAC (prompt de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar uma varredura DISM capaz de identificar e resolver erros de arquivos do sistema:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota : Antes de iniciar a verificação, verifique se você tem uma conexão estável com a Internet, pois o DISM precisa dela para baixar cópias íntegras. O primeiro comando fará com que o utilitário procure por inconsistências no arquivo do sistema, enquanto o outro iniciará o processo de reparo. Se nenhum erro for encontrado após você digitar o primeiro comando, não execute o segundo - em vez disso, vá diretamente para o método abaixo.

  3. Independentemente do resultado da verificação do DISM, reinicie o computador. Na próxima inicialização, siga a etapa 1 novamente para abrir outro prompt CMD elevado. Desta vez, digite o seguinte comando e pressione Enter para iniciar uma varredura SFC:
    sfc / scannow

    Nota: Não feche o prompt CMD elevado nem reinicie o computador até que a varredura SFC seja concluída. A interrupção da varredura facilita a aparição de outros erros lógicos.

  4. Quando o processo for concluído, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda está encontrando o “ O bitmap de volume está incorreto ”Erro, vá para o próximo método abaixo.

Método 5: execute uma instalação de reparo

Se o método acima não corrigiu o problema automaticamente, é claro que o problema é causado por um problema de corrupção de sistema subjacente que não pode ser resolvido de forma convencional.

Alguns usuários afetados que também estavam lutando para resolver essa mensagem de erro relataram que o problema foi corrigido após a execução de um reparo no local (instalação de reparo). Este procedimento atualizará todos os componentes do Windows que podem ser responsáveis ​​por esta mensagem de erro.

A melhor parte sobre este procedimento é que ele faz isso enquanto permite que você mantenha todos os seus arquivos (aplicativos, jogos, mídia pessoal, etc.). Se você decidir executar uma instalação de reparo (reparo no local), siga este artigo ( aqui ) para obter instruções passo a passo sobre como fazer isso.

Se você já realizou esta operação sem sucesso ou está procurando uma abordagem mais radical, vá para o método final abaixo.

Método 6: fazer uma instalação limpa

Se você já clonou a unidade em que está encontrando o problema, é provável que o problema esteja ocorrendo porque os dados MTF e BitMap foram corrompidos nesse processo. Há muitos relatos de usuários que encontraram esse tipo de comportamento após clonar a unidade anteriormente.

Executar uma instalação de reparo, neste caso, não funcionará, porque o processo irá migrar o MTF e o BitMap corrompidos e você encontrará o problema novamente após a conclusão do processo.

A única solução viável agora é fazer backup de todos os dados importantes e fazer uma instalação limpa do Windows. Se você não tiver certeza de como fazer isso, siga este artigo passo a passo ( aqui )

8 minutos lidos