Como calcular listas Md5sum



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os usuários de várias implementações Unix, incluindo Linux e FreeBSD, provavelmente estão acostumados a ver números de checksum que correspondem aos padrões Md5sum ou Sha256sum. Você provavelmente baixou um ISO e executou o comando md5sum nele para ter certeza de que baixou corretamente. Esses números hexadecimais são somas de todos os bits em um arquivo, que indicam se ele foi adulterado ou não. Você pode calcular somas para seus próprios arquivos, o que dirá se algo foi corrompido e se você precisa substituí-lo nos backups.



Você terá que trabalhar em uma linha de comando para esta tarefa. Você poderia fazer isso em um sistema de servidor Linux sem cabeça, o que significa manter pressionado Ctrl, Alt e F2 para acessar um terminal virtual e, em seguida, logado. No entanto, você também pode abrir um terminal gráfico pressionando Ctrl, Alt e T ou clicando em o menu Aplicativos e clicando no link Terminal em Ferramentas do sistema. Os usuários do Ubuntu Unity podem pesquisar o Terminal no Dash. Nós o testamos em um terminal gráfico.



Método 1: Calculando um Md5sum

Para calcular uma soma, digite md5sum seguido pelo nome do arquivo que você deseja verificar. Se o arquivo não estiver no diretório atual, você precisará digitar o nome do caminho completo. Por exemplo, estávamos no diretório ~ / Documents e digitamos md5sum /lib/xtables/libxt_cpu.so para encontrar o md5sum desse arquivo de biblioteca. É realmente tão fácil e leva apenas um momento para processar. Você pode anotar esse número e verificá-lo novamente mais tarde, se você presumiu que ele mudou.

Muitos usuários se confundem pelo fato de que o comando md5sum no GNU / Linux oferece uma opção -b para ler arquivos de modo binário e uma opção -t para ler arquivos de texto. Essas opções de texto para binários são incluídas para compatibilidade com versões anteriores. Hoje, rodar md5sum no GNU / Linux não produz nada diferente para a opção -b do que produziria para a opção -t, mas eles ainda estão incluídos, então se você escreveu um script antigo do bash ou Almquist, ele ainda funcionaria bem.

Método 2: calcular recursivamente resumos Md5sum

Se você digitar md5sum * e pressione Enter, então ele lhe dará um resumo da mensagem MD5 para cada arquivo no diretório atual. Você também pode digitar md5sum –tag *> checkSums para obter um arquivo que apresenta a soma de todos os arquivos do diretório. É útil se você quiser dar uma olhada mais tarde e ver se algo mudou. Você pode receber alguns avisos sobre algo sendo um diretório, que é seguro ignorar. Os diretórios não podem ser resumidos por si próprios.

Você pode querer usar as somas de todo um sistema de arquivos, o que é útil se você quiser ter certeza de que nada mude nos backups em pen drives ou cartões SD. Digite cd seguido pelo diretório mais alto em um sistema. Embora usemos o diretório raiz, você pode querer fazer o cd para algo em / mnt ou / media se estiver trabalhando com uma partição montada.

Quando estiver lá, digite encontrar . -tipo f -exec md5sum –tag {} ; e pressione Enter para obter uma lista enorme de dados. Isso irá rolar rapidamente na tela, mas uma vez feito, você pode rolar para cima em um terminal gráfico. Se você preferir manter um registro ou talvez se estiver trabalhando em um terminal que não consiga rolar, digite encontrar . -tipo f -exec md5sum –tag {} ; > checkSums.txt e deixe o sistema rolar. Lembre-se de que você sempre pode alterar o nome do arquivo para não substituir o mais antigo. Esses comandos são meio longos, então você pode querer copiá-los e colá-los em seu terminal. Lembre-se de que você vai precisar para clicar em Editar e, em seguida, clicar em Colar ou manter pressionada a tecla Shift, Ctrl e V, uma vez que o atalho Ctrl + V regular não funcionará. Os usuários que estão trabalhando com a versão miniatura do busybox do md5sum devem remover a parte –tag desse comando, uma vez que não é compatível com ele.

Se você estiver interessado em usar um algoritmo mais forte por razões de segurança, você pode substituir md5sum por qualquer um de vários outros comandos. Você pode usar sha1sum, sha224sum, sha256sum, sha384sum ou sha512sum, dependendo de quanta proteção você precisa. Cada um desses números representa o quão seguro é. Embora o md5sum seja perfeitamente adequado para verificar a corrupção de arquivos, alguns usuários preocupados com a segurança estão preocupados com as pessoas adulterando seus arquivos e preferem usar um algoritmo ainda mais forte para garantir que nenhum cracking ocorra. Se você está apenas preocupado em ter certeza de que os arquivos copiados foram transferidos corretamente, o md5sum ainda pode resolver o problema. Para fins de segurança, geralmente prefere-se sha256sum.

3 minutos lidos