Como corrigir BSOD causado por rtwlanu.sys no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows têm se esforçado para resolver um problema que está causando BSOD constante que aponta para o rtwlanu.sys como o arquivo que está causando o problema. A maioria dos usuários que estão encontrando esse problema está relatando que a falha normalmente ocorre quando eles tentam colocar sua máquina em suspensão ou hibernação. Além do objeto com falha rtwlanu.sys , a tela azul também aponta para vários códigos de parada diferentes, incluindo “Driver IRQL Not Less or Equal” , “Exceção de thread do sistema não tratada” e “Driver descarregado sem cancelar operação pendente”.



BSOD causado por rtwlanu.sys



O problema é relatado principalmente como ocorrendo no Windows 10, mas há casos relatados do problema acontecendo no Windows 7 e Windows 8.



O que está causando o BSOD desencadeado por rtwlanu.sys?

Investigamos esse problema específico examinando vários relatórios de usuários e analisando várias estratégias de reparo que outros usuários em um cenário semelhante implementaram com êxito para impedir a ocorrência de BSODs.

Acontece que vários culpados diferentes podem desencadear esse comportamento. Aqui está uma lista com potenciais culpados que podem ser responsáveis ​​por esta falha crítica de BSOD:

  • Driver de WLAN de rede corrompido - Um dos cenários mais comuns que irão gerar este tipo de BSOD é um driver de rede corrompido. Os drivers da Realtek costumam causar esse comportamento no Windows 10. Se esse cenário for aplicável, você deve conseguir resolver o problema desinstalando o driver de rede corrompido usando o Gerenciador de dispositivos e substituindo-o por um driver dedicado ou por um driver genérico do Windows.
  • O driver WLAN não tem permissão para despertar a máquina - Se você estiver recebendo BSODs ao tentar colocar / despertar seu computador do modo de suspensão ou hibernação, é provável que esse comportamento esteja ocorrendo porque a WLAN não está configurada para despertar o computador. Esse comportamento pode ser corrigido acessando as configurações de gerenciamento de energia e permitindo que o dispositivo desperte o computador.
  • Arquivo corrompido do sistema - Arquivos corrompidos do sistema operacional também podem ser responsáveis ​​por um travamento crítico desse tipo. Nesse caso, você pode resolver o problema usando um ponto de Restauração do Sistema ou atualizando todos os componentes do Windows com uma instalação limpa ou instalação de reparo.

Se você está tendo dificuldades para resolver essa mensagem de erro, este artigo fornecerá várias estratégias de reparo em potencial. Abaixo, você encontrará uma série de estratégias de solução de problemas que outros usuários em um cenário semelhante aplicaram com sucesso para resolver o problema. Cada uma das possíveis correções mencionadas abaixo é confirmada como eficaz por pelo menos um usuário afetado.



Para permanecer o mais eficiente possível, recomendamos que você siga os métodos abaixo na mesma ordem em que os organizamos (por dificuldade e de forma eficiente). Eventualmente, você deve topar com uma correção que deve consertar o BSOD (ou pelo menos ajudá-lo a identificar a causa), independentemente do culpado que está causando o problema.

Método 1: desinstalar o driver de rede corrompido

Acontece que esse problema está mais comumente relacionado a um driver de rede corrompido. Há um motorista particular (Adaptador de rede Realtek RTL8723AU Wireless LAN 802.11n USB 2.0) que muitas vezes é apontado como o culpado por muitos usuários que estamos lutando para resolver esse tipo de BSOD.

Se este cenário for aplicável (você está usando drivers Realtek para sua conexão sem fio), há uma grande chance de que você consiga resolver o problema desinstalando o driver responsável pela falha e instale o driver dedicado de acordo com o fabricante da placa-mãe ou deixe o Windows instalar um genérico.

Aqui está um guia rápido sobre como desinstalar o driver responsável pela falha para resolver o BSOD rtwlanu.sys :

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Então, digite “Devmgmt.msc” e pressione Entrar para abrir o Gerenciador de dispositivos.

    Digitando “devmgmt.msc” no prompt de execução.

  2. Assim que estiver dentro Gerenciador de Dispositivos , role para baixo até Adaptadores de rede e expanda o menu suspenso. Em seguida, clique com o botão direito no Driver Realtek Wireless e escolher Desinstalar dispositivo no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando o driver de rede Realtek

  3. Clique Está bem no prompt de confirmação e reinicie o computador.
  4. Na próxima inicialização do sistema, o Windows já deve ter instalado o driver genérico para Wireless, então você não deve mais ter o problema. Mas se quiser, você também pode baixar o driver WLAN dedicado de acordo com o fabricante da placa-mãe.

    Baixando o driver WLAN dedicado

  5. Repita a ação que estava causando o BSOD e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda está enfrentando falhas de BSOD apontando para o rtwlanu.sys arquivo, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Alterar as configurações da LAN

Outros usuários que também estavam lutando para resolver esse problema conseguiram impedir a ocorrência de travamentos de BSOD, alterando o comportamento da LAN padrão para permitir que o adaptador de rede desperte o computador a qualquer momento.

Essa correção é especialmente útil em situações em que você encontra o problema ao colocar o computador em suspensão ou hibernação e foi confirmado por dezenas de usuários.

Aqui está um guia rápido sobre como alterar o comportamento padrão da LAN para o adaptador de rede para permitir que o dispositivo acorde o computador:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Então, digite “Devmgmt.msc” e pressione Entrar para abrir o Gerenciador de Dispositivos Utilitário.

    Digitando “devmgmt.msc” no prompt de execução.

  2. Assim que estiver dentro do Gerenciador de dispositivos, role para baixo pela lista de dispositivos instalados e expanda o menu suspenso associado a Adaptadores de rede . Em seguida, clique com o botão direito no adaptador de rede e escolha Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando a tela Propriedades do Adaptador de Rede

  3. Dentro de Propriedades tela, selecione o Gerenciamento de energia guia e marque a caixa associada a “Permitir que este dispositivo acorde o computador” .

    Clicar na guia de gerenciamento de energia e desmarcar a opção “Permitir que este dispositivo acorde o computador” opção

  4. Depois que a alteração for aplicada, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda está vendo falhas de BSOD apontando para o rtwlanu.sys ao colocar o computador em Suspensão ou Hibernação, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Executar uma restauração do sistema (se aplicável)

Dadas as circunstâncias, é muito provável que o problema esteja sendo causado por uma corrupção de arquivo de sistema subjacente que não pode ser resolvida convencionalmente. Nesses casos, uma correção para limitar os danos é usar a Restauração do sistema.

Este utilitário foi projetado para lidar com erros críticos, restaurando toda a instalação do Windows para um estado íntegro em que o problema não ocorreu. Mas para poder usar essa correção, seu sistema operacional precisa ter criado anteriormente um instantâneo que pode ser usado para restaurar a instalação do Windows para um ponto anterior no tempo. Mas se você não modificou o comportamento padrão, seu WIndows deve ser configurado para salvar instantâneos de restauração do sistema regularmente (após cada atualização do Windows instalada).

Mas antes de prosseguir e tentar essa correção, lembre-se de que esse procedimento basicamente reverterá todas as alterações feitas desde que o instantâneo foi criado. Isso significa que todas as instalações de aplicativos, jogos e preferências do usuário aplicadas após a criação do instantâneo serão perdidas.

Se você decidir prosseguir com o procedimento de restauração do sistema, siga as instruções abaixo:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite 'Rstrui' dentro da caixa de texto recém-criada e pressione Entrar para abrir o Restauração do sistema janela.

    Abrindo o assistente de Restauração do Sistema via caixa Executar

  2. Depois de conseguir abrir a janela Restauração do sistema, clique em Próximo para avançar para a próxima tela.

    Usando a restauração do sistema

  3. Na próxima tela, comece marcando a caixa associada a Mostrar mais pontos de restauração . Depois de fazer isso, escolha um Ponto de Restauração que seja mais antigo do que a aparição do rtwlanu.sys BSOD e clique Próximo .

    Restaurando seu sistema para um ponto anterior no tempo

  4. Agora que tudo está configurado, clique em Terminar para iniciar o processo de restauração. Isso reiniciará seu computador e montará o estado da máquina mais antiga na próxima inicialização do sistema.

    Iniciando o processo de restauração do sistema

  5. Assim que a próxima sequência de inicialização for concluída, veja se você ainda está encontrando o BDSOD apontando para o rtwlanu.sys Arquivo.

Se você ainda estiver enfrentando o mesmo tipo de falha crítica, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: execute uma instalação de reparo ou instalação limpa

Se nenhum dos métodos acima corrigiu o problema para você, é provável que você esteja lidando com um problema de corrupção grave que não pode ser resolvido de maneira convencional. Se este cenário se aplicar à sua situação atual, a única chance de resolver o problema é certificar-se de redefinir todos os componentes do Windows para remover qualquer instância de arquivos de sistema corrompidos.

Se você quiser ir para a solução radical, um instalação limpa faz bem o trabalho, mas removerá todos os dados pessoais, incluindo documentos, mídia, jogos e outros aplicativos.

Uma abordagem mais focada e menos destrutiva é atualizar todos os componentes do Windows sem afetar seus dados - isso pode ser feito indo para uma instalação de reparo (reparo no local). Além de permitir que você mantenha todos os seus dados, você pode até manter algumas preferências do usuário.

Se você decidir ir para uma instalação de reparo, siga este artigo ( aqui ) para obter instruções passo a passo sobre como realizar este procedimento.

5 minutos lidos