Como recuperar dados excluídos recentemente usando a nova ferramenta de recuperação do Windows: funciona em discos rígidos internos e removíveis



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Excluir arquivos do PC com Windows não é um grande susto. Você sabe que tem sua lixeira confiável como um purgatório para acessar e recuperar todos os arquivos que não pretendia excluir. Depois de limpar a Lixeira, no entanto, ou excluir arquivos específicos dela, você, em teoria, os perde para sempre. Eles estão permanentemente perdidos e não podem ser recuperados. Para aqueles que não querem poluir sua Lixeira com arquivos que sabem que querem excluir permanentemente, existe um atalho de teclado de [SHIFT] + [del] no Windows 10 que ignora a Lixeira e exclui arquivos permanentemente diretamente da sua fonte. Excluir arquivos de uma unidade externa, como um disco rígido ou USB, também os exclui permanentemente porque eles não têm sua própria Lixeira. Se você excluiu um arquivo de um armazenamento interno e, em seguida, excluiu-o novamente da Lixeira, se você o excluiu diretamente com o atalho de teclado de exclusão permanente da origem do arquivo ou se você excluiu arquivos de uma unidade externa, não todos está perdido porque existe uma solução alternativa apenas para isso, para ajudá-lo a recuperar seus arquivos, e vamos analisar algumas das maneiras que você pode fazer para recuperá-los aqui.



Método 1: Restaurar a versão anterior da pasta

Usando o histórico de arquivos para restaurar um arquivo ou pasta em um ponto de backup específico.



O primeiro método para recuperar arquivos excluídos permanentemente é usar a restauração da versão anterior no Windows 10. No entanto, isso requer que você tenha o seu Histórico de Arquivos configurado de volta em seu PC com Windows. Se você não tiver esse recurso configurado para fazer backups regulares ou manter o histórico de certos arquivos ou pastas em seu computador, você não poderá recuperá-los usando este método. Em caso afirmativo, execute as etapas listadas abaixo:



  1. Na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo da tela, pesquise “Histórico do arquivo”.
  2. Uma janela aparecerá que mostrará os históricos dos arquivos e pastas específicos que você configurou na configuração do Histórico de arquivos. Navegue por esses arquivos para localizar a pasta na qual seu arquivo acidentalmente excluído permanentemente estava situado.
  3. Como esse recurso de histórico de arquivos é atualizado regularmente em segundo plano, ele exibirá seu backup mais recente. Esta pode não ser necessariamente a versão mais atualizada do seu arquivo, se por acaso você o alterou antes de excluí-lo, mas será a última versão mais atualizada do ponto em que o histórico do arquivo foi atualizado mais recentemente.
  4. Clique no arquivo que deseja restaurar e clique no botão verde na parte inferior com uma seta no sentido anti-horário. Isso irá restaurar o arquivo ao seu local original.
  5. Vá para a pasta de onde o arquivo foi excluído permanentemente e verifique se ele foi recuperado e não está corrompido.
  6. Saia da janela do aplicativo “Histórico de arquivos”.

Método 2: ferramenta de recuperação de arquivo

Se você não tiver o histórico de arquivos configurado em seu PC com Windows, pode usar uma ferramenta ou cliente de recuperação de arquivos para recuperar seu arquivo acidentalmente excluído permanentemente. Este método não requer instalação ou configuração prévia e pode simplesmente ser executado com o mesmo efeito que o método de restauração do histórico de arquivos discutido anteriormente. O software específico que usamos para isso é o EaseUS Data Recovery Wizard devido à sua ampla gama de recuperação. Ele pode recuperar qualquer coisa que você tenha excluído permanentemente de uma unidade interna, um disco rígido externo ou dispositivo de armazenamento e da Lixeira. Você não precisa usar esta ferramenta de recuperação específica e pode usar qualquer outra que achar adequada.

Interface principal do aplicativo EaseUS

Para continuar a usar essa ferramenta de recuperação específica (para os fins deste guia), no entanto, primeiro você precisará fazer o download e instalá-la. O EaseUS Data Recovery Wizard está disponível para download no Windows no seguinte link: baixar . Depois de baixar o arquivo, execute o instalador e siga as instruções na tela até que o aplicativo seja iniciado e esteja pronto para uso. Depois de iniciar a ferramenta, execute as seguintes etapas:



  1. Na interface principal do aplicativo, você verá os locais das unidades principais. Se você excluiu um arquivo de um disco rígido externo ou dispositivo de armazenamento, certifique-se de que ele esteja conectado ao computador e sendo exibido nesta interface. A partir daqui, clique nas unidades e encontre o local de onde seu arquivo foi excluído permanentemente, seja de um local de armazenamento interno ou de um dispositivo externo.
  2. Quando você insere cada local, sua ferramenta pesquisa automaticamente a pasta e encontra os arquivos excluídos que foram removidos permanentemente deste local a qualquer momento. Não precisam ser necessariamente arquivos excluídos recentemente. Eles podem ser excluídos a qualquer momento e aparecerão nesta pesquisa.
  3. Na coluna mais à esquerda ao lado de cada arquivo ou pasta que deseja recuperar, clique na caixa de seleção para selecioná-lo.
  4. Na parte inferior da janela, clique no botão recuperar.

    Recuperando arquivos perdidos em locais específicos por meio da ferramenta EaseUs.

  5. Vá para o diretório onde este arquivo foi excluído do seu PC através do Windows File Explorer. Verifique se o arquivo ou pasta que você tentou recuperar foi restaurado à posição original. Ao contrário do “Histórico de arquivos”, a versão mais recente do arquivo ou pasta que você está tentando recuperar será restaurada. A versão não depende de uma programação de backup. A versão que foi excluída será exatamente a que foi recuperada.

Método 3: backup do Windows

Backup e configuração do ponto de restauração.

Se você criou um backup do Windows ou de uma unidade externa a qualquer momento, pode recuperar seus arquivos e pastas excluídos permanentemente, restaurando o Windows ou a unidade externa em um ponto no tempo em que esses arquivos e pastas não foram excluídos. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:

  1. Na barra de pesquisa na parte inferior esquerda da tela do PC com Windows 10, procure o “Painel de controle”. Inicie este aplicativo.
  2. Vá para “Sistema e Manutenção” e depois “Backup e Restauração (Windows 7).”
  3. Role para baixo para encontrar “Restaurar meus arquivos”. Clique neste botão.
  4. Clique em “Procurar arquivos” ou “Procurar pastas” e encontre o backup que você criou desse local específico de onde excluiu o item perdido.
  5. Escolha salvar este backup “no local original” ou “no seguinte local”, onde você pode especificar um diretório para restaurá-lo em seu computador. Você pode optar por copiar e substituir ou não copiar se houver algum conflito entre os arquivos que está tentando copiar do ponto de restauração de volta e o local onde os está salvando.

A recuperação de arquivos excluídos permanentemente tem limite de tempo?

A boa notícia quando se trata de recuperar um arquivo ou pasta que foi excluído permanentemente é que o período de recuperação não depende do tempo. Você não está limitado a apenas recuperar exclusões permanentes das últimas 24 horas ou da última semana ou mês ou mesmo ano. Sempre que você exclui permanentemente um arquivo ou pasta do disco rígido, ele remove o arquivo do banco de dados de mapeamento para que você não possa mais ver, acessar ou alterá-lo, mas esse arquivo ainda existe em algum lugar do disco. Com o tempo, a integridade desses arquivos excluídos se deteriora, portanto, quanto mais você esperar, menores serão as chances de recuperar um arquivo com êxito. No entanto, não há correlação direta com o tempo, conforme explicado anteriormente. Você pode tentar uma recuperação da última hora ou dos últimos 6 meses e, dependendo da integridade do arquivo nesse ponto, você poderá fazer a restauração.

Como evitar a exclusão permanente acidental de arquivos

É altamente recomendável que você configure os dois mecanismos a seguir em seu PC com Windows: “Histórico do arquivo” e “Backup e restauração”. A configuração e a atualização regular ou recriação de pontos de restauração ou backup manterão seu computador seguro, sempre fornecendo a você um backup ou ponto de restauração razoável e recente para o qual retornar. Com o “Histórico de arquivos”, você pode criar esses pontos de restauração para arquivos e pastas específicos. É recomendável criá-los para os principais arquivos e pastas que você usa e fazer alterações com frequência para que suas alterações sejam rastreadas e mantidas no histórico de arquivos para recuperação. O recurso “Backup & Restore” permite que você crie pontos de backup em maior escala para todo o seu computador ou unidades específicas, como as unidades C ou D em seu PC. É recomendado configurar e atualizar ambos regularmente para que você seja capaz de usar os Métodos 1 e 3. Se você não fizer isso, esses dois métodos serão totalmente descartados e não poderão ser usados.

Pensamentos finais

Os três métodos descritos acima fornecem três maneiras distintas de recuperar arquivos e pastas perdidos ou excluídos permanentemente. Dependendo se você configurou seu “Histórico de arquivos”, seu “Backup e restauração” ou nenhum dos dois, você pode usar os métodos 1, 3 e 2, respectivamente. Para os métodos 1 e 3, você deve configurar esses pontos de restauração para poder retornar a eles no futuro e é recomendado que você faça isso para a segurança de seus dados. O método 2 permite que você use um aplicativo de terceiros para recuperar o conteúdo excluído. Recomendamos enfaticamente que você confie nos métodos 1 e 3, pois são as funções integradas e mais confiáveis ​​do Windows, vesus Método 2.

6 minutos lidos