Como corrigir o comando ‘Add-apt-repository’ não encontrado

Algumas pessoas que usam Debian, Ubuntu ou distribuições baseadas no Ubuntu, como Linux Mint, obtêm o erro ‘ add-apt-repository não encontrado 'Ao tentar adicionar um PPA (Arquivo de Pacote Pessoal) ou outro link de repositório para suas fontes apt. Este erro geralmente é causado por não ter o pacote “add-repository” instalado em seus sistemas.

add-apt Repositório não encontrado

Agora, para você começar, vamos dar uma olhada no que realmente é o pacote add-repository no Ubuntu.

O que é o APT e o pacote add-repository no Ubuntu?

Bem, APT ou Aptitude é um gerenciador de pacotes desenvolvido para Debian e é o gerenciador de pacotes usado no Ubuntu e outras distribuições baseadas em Debian. Linux Mint também usa o gerenciador de pacotes Aptitude porque é baseado no Ubuntu. Um gerenciador de pacotes em Distribuições Linux é um software que é usado para lidar com todos os pacotes que você instala em seu computador, tornando assim uma abordagem mais fácil para lidar com todo o software instalado em seu sistema e não bagunçar.

Como o Ubuntu é baseado no Debian, ele também possui o pacote add-repository, que oferece a opção de adicionar um repositório ou PPA a partir do seu terminal. Este pacote ou software permite que você adicione facilmente um PPA direto do seu terminal, sem a necessidade de alterar os arquivos do sistema você mesmo, ou seja, você não precisa editar manualmente as fontes do apt e adicionar repositórios manualmente.

O que causa a mensagem de erro “add-apt-repository-command not found”?

Como mencionamos anteriormente, esse erro é causado principalmente porque falta o pacote chamado add-repository em seus sistemas Ubuntu ou Linux Mint. Você pode encontrar uma explicação mais detalhada abaixo:

• Pacote add-repository ausente: O que o comando add-apt-repository faz é automatizar o processo de adição de um repositório ao seu sources.list em sistemas operacionais baseados em Debian. Se você não usar este comando, terá que voltar à velha maneira de editar seu apt sources.list a partir do terminal e adicionar seu repositório lá. Portanto, é uma ferramenta muito útil desenvolvida para apenas um propósito, ou seja, adicionar seus repositórios necessários e instalar software a partir deles.

Digamos que se você deseja adicionar um PPA ao seu sistema Ubuntu, normalmente, o comando que você usará é:

sudo add-apt-repository ppa: nameofppa

Mas quando você não tem este pacote instalado em seu sistema. Você obterá a seguinte saída:

Comando add-apt-repository não encontrado

Instalando o pacote add-repository

A solução aqui é muito simples. Tudo que você precisa fazer é instalar o pacote chamado “add-repository” em seu Ubuntu ou sistema Linux Mint. Veja como fazer:

1. Abra um terminal .
  2. Depois, digite os seguintes comandos:
    sudo apt update && sudo apt-upgrade sudo apt install add-repository Ou sudo apt update && sudo apt-upgrade sudo apt-get install add-repository

Atualizando a distro

3. Se você receber o erro que “ pacote add-repository não encontrado ”, Então você pode ter espelhos desatualizados em seu sistema e precisa corrigi-los primeiro.
  4. A melhor maneira de fazer isso no Ubuntu (versões acima de 12.04) é executar o seguinte comando no terminal:
    sudo software-properties-gtk
  5. Uma janela de configurações e fontes de software será aberta. Lá você precisa alterar o local do servidor de download que se encontra no Programas guia (primeira guia) e selecione o melhor servidor.
  6. Para fazer isso, clique no Baixar de o menu suspenso e selecione “ De outros ”.

Escolhendo um local de servidor

7. Então, você precisa clicar em “ Selecione o melhor servidor ”. Agora, o Ubuntu levará algum tempo para escolher o espelho melhor e atualizado para você. Depois disso, você pode sair do software.
  8. Aí está você, seus espelhos deveriam ter sido consertados fazendo isso.
  9. Finalmente, você precisa executar os comandos acima novamente e, com sorte, será capaz de instalar o pacote “add-repository”.
  10. Depois de instalado, você não receberá mais o erro “comando add-repository não encontrado”.