Como instalar o Ubuntu sem uma GUI



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os usuários que desejam instalar o Ubuntu 16 e superior sem qualquer servidor X11 ou interface gráfica de usuário de qualquer tipo costumam recorrer ao ISO mínimo, mas é necessária uma conexão com a Internet para instalar. Embora seja possível usar isso para abrir imediatamente uma tela de login CLI em um console virtual, não é ideal porque requer conectividade de rede e, portanto, os usuários podem preferir planejar algum tipo de instalação offline. Instalar uma forma local da edição do Ubuntu Server é a maneira mais fácil de fazer isso. Mesmo que a edição Ubuntu Server seja voltada para administradores de sistemas de grande porte, o sistema operacional subjacente e a estrutura do kernel são idênticos ao Ubuntu regular com Dash.



Qualquer pessoa que instalou o Lubuntu com a imagem ISO alternativa já está familiarizado com o instalador que o Ubuntu Server usa. Aqueles que ainda não o fizeram não devem achar difícil de usar. Uma vez que usa a interface ncurses, é fácil de controlar com as teclas de seta padrão em um teclado conectado. Também é semelhante ao alsamixer, Midnight Commander e o gerenciador de arquivos ranger, portanto, os usuários com experiência em terminal não devem ter problemas para instalá-lo.



Instalando Ubuntu Server Edition

Acesso https://www.ubuntu.com/download/ servidor a partir de um navegador em uma máquina atualmente conectada à Internet. Você pode até fazer isso a partir de uma partição inicializável no sistema que vai instalar o Ubuntu Server. As máquinas configuradas para funcionar apenas com consoles virtuais ainda podem acessar esta página com o navegador CLI w3m. Selecione se deseja usar a imagem LTS ou não e clique no botão laranja de download ao lado da escolha que você fez.



Seu navegador deve começar a baixar a imagem automaticamente, mas pode demorar alguns instantes porque é muito grande. O download do Ubuntu é padronizado para a arquitetura amd64, mas um link também é fornecido para processadores ARM de 64 bits, que você pode precisar se estiver realmente trabalhando com equipamentos de ferro grande. As instalações de desktop do Ubuntu Server raramente precisam disso.

Depois de fazer o download da imagem com êxito, você deve garantir que ela não esteja danificada antes de usá-la. A página do Ubuntu deve fornecer uma soma de verificação MD5, que pode ser verificada de dentro do Linux com o prompt CLI. Navegue até o seu diretório de downloads com cd ~ / Downloads e digite md5sum e o nome da imagem, que deve ser algo como ubuntu-16.04.1-server-amd64.iso, dependendo da versão e arquitetura que você selecionou. Supondo que os números sejam verificados, agora você pode gravar a imagem em um disco óptico ou em alguma forma de armazenamento USB. É muito mais fácil usar o armazenamento USB, porque a imagem provavelmente será muito grande.

Você pode configurar um stick de memória USB inicializável ou um cartão SD para iniciar o instalador. Todas as formas de cartões SD grandes o suficiente, incluindo microSDHC e microSDXC, devem funcionar bem. Isso permite que você inicialize facilmente a imagem de um laptop com um slot para cartão SD na lateral. Supondo que você tenha uma unidade não montada completamente vazia em / dev / sdd , porque este processo irá quase inquestionavelmente destruir qualquer sistema de arquivos nele, digite o seguinte comando:

sudo dd if = ubuntu-16.04.1-server-amd64.iso de = / dev / sdd bs = 8M

Substitua o nome da imagem pelo arquivo ISO que você baixou e substitua / dev / sdd com o nome do seu dispositivo, sempre verificando antes de pressionar a tecla Enter. Depois de retornar ao prompt CLI e ejetar a mídia, você está pronto para começar a instalação. Abra a tela de configurações do BIOS na máquina da qual você está instalando, configure-a para inicializar a partir do armazenamento removível e salve suas configurações. Reinicialize-o e você deverá encontrar o instalador do Ubuntu em texto.

Você será solicitado a definir as configurações regionais e de teclado, que devem proceder de forma muito semelhante ao instalador gráfico, embora sem nenhuma imagem. Mais do que provavelmente, você descobrirá que é realmente mais rápido, pois há relativamente pouco para carregar. Siga as instruções e particione seu volume, tendo em mente que você apagará virtualmente os dados de qualquer coisa que sobrescrever. Então, novamente, é mais do que provável que você esteja procurando uma nova instalação neste caso.

Eventualmente, o instalador irá avisá-lo que você não conseguiu adquirir um endereço IP via DHCP, porque você está trabalhando sem uma conexão de rede. Use as teclas de seta para selecionar a caixa [Aceitar] e pressione a tecla Enter para continuar a instalação. Você pode configurar seu arquivo e seu endereço IP posteriormente, se for acessar a Internet a partir da linha de comando.

Fazer isso é muito mais fácil do que instalar o Ubuntu e, em seguida, remover pacotes, além de lhe dar a opção de instalar o X11 mais tarde, se você achar que precisa. Existem vários pacotes que você pode querer instalar para tornar sua instalação um pouco mais confortável também, que não são instalados por padrão.

O pacote ranger mencionado anteriormente é um ótimo gerenciador de arquivos que funciona a partir do seu terminal e possui atalhos de teclado semelhantes aos do vi. Você descobrirá que o Ubuntu Server vem com vim e GNU nano, então não precisa se preocupar com um editor de texto. A instalação do pacote ranger provavelmente virá com o navegador w3m, mas você pode instalá-lo separadamente com sudo apt-get install w3m se você quiser usar um navegador de arquivos diferente. Usando sudo apt-get install reexibir também pode ser útil se você estiver interessado em usar um programa de segurança de terminal. O software de firewall ufw deve funcionar bem, independentemente do fato de você não ter acesso a um ambiente X11.

Lembre-se de que você ainda poderá realizar multitarefas por meio de alguns dos recursos do shell bash, bem como dos consoles virtuais. Segure Ctrl, Alt e F1-F6 para alternar entre os seis consoles virtuais que o Ubuntu Server oferece para você trabalhar. Quando uma tarefa está em execução, você pode manter pressionados Ctrl e Z para pausá-la e, em seguida, digitar bg e pressionar return no prompt do bash para enviá-la para segundo plano. Você também pode digitar fg e pressionar Enter para trazê-lo de volta ao primeiro plano.

4 minutos lidos