App Android ‘Play Store’ alternativa ‘Aptoide’ lança campanha ‘Google Play Fair’ alegando comportamento anticompetitivo

Android / App Android ‘Play Store’ alternativa ‘Aptoide’ lança campanha ‘Google Play Fair’ alegando comportamento anticompetitivo 2 minutos lidos

Aptoide App Store



Aptoide, uma alternativa popular ao Google Play Store, lançou uma grande campanha online contra o desenvolvedor do Android. A loja de aplicativos Android alternativa hospeda a maioria dos aplicativos que o popular sistema operacional móvel do Google executa e muitos mais. A app store alegou veementemente que o Google não está jogando limpo. Embora Aptoide tenha um rancor de longa data contra o Google, é pela primeira vez que ele lança uma campanha pública para protestar contra o suposto 'comportamento anticompetitivo' do Google. É evidente que o Aptoide parece estar tirando proveito do litígio antitruste em andamento contra o Google.

Mesmo com os reguladores dos Estados Unidos pressionando com mais força para lançar outra investigação antitruste dos negócios do Google, a Aptoide atividades aumentadas a respeito de sua reclamação de longa data de comportamento anticompetitivo contra o gigante dos sistemas operacionais de busca e smartphones. A alternativa popular ao Android Play Store do Google lançou um site de campanha para pressionar seu caso e pedir que o Google 'Jogue limpo'. Através da campanha, o Aptoide está essencialmente acusando o Google de limitar a escolha do consumidor, “impedindo que os usuários escolham livremente sua loja de aplicativos preferida”.



Desnecessário acrescentar que o Google sempre viu e tratou Aptoide com cautela e suspeita. No ano passado, o Google evidentemente começou a alertar ou advertir os usuários do Android sobre essas lojas de aplicativos alternativas. O gigante das buscas colocou um aviso em sua Play Store alertando os usuários de que a alternativa pode não ser segura. Embora o aviso pudesse ser facilmente descartado, ele poderia facilmente dissuadir vários usuários de visitar a loja de aplicativos alternativa e baixar aplicativos da mesma. A longa batalha legal de Aptoide com o gigante das buscas começou em 2014, quando ele apresentou sua primeira reclamação antitruste da UE contra o Google.



Aptoide alega que o Google prejudicou sua capacidade de competir ao sinalizar injustificadamente seu aplicativo como inseguro. “Desde o verão de 2018, o Google Play Protect sinaliza o Aptoide como um aplicativo prejudicial, ocultando-o nos dispositivos Android dos usuários e solicitando que eles o desinstalem. Isso resulta em uma diminuição potencial de usuários únicos do Aptoide de 20%. O Google Play Protect é a proteção contra malware integrada do Google para Android, mas acreditamos que a forma como funciona prejudica os direitos dos usuários. ”



Essencialmente, o Google pode estar usando métodos que tornam mais difícil para o Aptoide ganhar novos usuários e até mesmo reter usuários antigos. Todas as alegações são mencionadas no googleplayfair.com local. O site tenta “trazer visibilidade para esta situação e ajudar outras startups que podem estar nas mesmas circunstâncias”.

Algumas das técnicas destacadas por Aptoide são bastante preocupantes. “Ele [Google] esconde o Aptoide. O usuário não pode ver o ícone do Aptoide e não pode iniciar. Mesmo se eles vão para 'configurações' e dizem que confiam no Aptoide, as instalações do Aptoide são bloqueadas. Se parece violento, é porque é um movimento realmente agressivo e impactante ”, disse o cofundador e CEO da Aptoide, Paulo Trezentos.

No centro do descontentamento está a margem que ambas as empresas pedem aos desenvolvedores de aplicativos. Enquanto o Google exige até 30% da receita, o Aptoide pede apenas 19%.