Como encontrar meu endereço IP externo no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora existam várias soluções de linha de comando para localizar seu endereço IP no Linux, a maioria delas é voltada para localizar os números de endereço exclusivos atribuídos ao seu dispositivo. Se você quiser descobrir o endereço IP com o qual os sites HTTP identificam você externamente, provavelmente precisará usar um comando que faz referência a um servidor externo. A boa notícia é que isso é extremamente fácil na maioria das distribuições Linux modernas. Este truque é especialmente útil se você estiver usando qualquer tipo de proxy ou definindo quaisquer configurações avançadas do navegador.



Você precisará começar abrindo um prompt de comando. Segure Ctrl, Alt e T ou pesquise Terminal no painel do Unity. Os usuários do KDE e do LXDE podem clicar no menu Aplicativos, apontar para Ferramentas do sistema e clicar no item Terminal. Independentemente de como você inicia seu terminal, você não precisa ter acesso root para isso e provavelmente não importa que tipo de shell você está usando. A maioria dos pacotes com os quais você trabalhará são instalados por padrão na caixa GNU / Linux comum em uso hoje.



Método 1: Encontre seu endereço IPv6 externo

A grande maioria dos sistemas de rede modernos usa o padrão IPv6, que é uma versão muito mais longa, porém mais segura e flexível do que a forma mais antiga de endereço IP. Se você deseja encontrar este número de endereço moderno para o seu sistema, digite nc 6.ifcfg.me 23 | grep –colour = nunca IP e pressione Enter. Como este é um comando um pouco mais longo, você pode destacá-lo e copiá-lo. Para colá-lo em seu terminal, você precisa clicar no menu Editar e selecionar colar ou segurar Shift, Ctrl e V ao mesmo tempo. Dependendo da sua distribuição e do emulador de terminal que você está usando, você também pode clicar com o botão do meio do mouse e pressionar Enter para executá-lo, caso tenha copiado para a área de transferência.



Depois de executar o comando, você deve ver uma longa sequência de oito grupos de dígitos hexadecimais. Este é o seu endereço IPv6 moderno externo. Você pode executar este comando sempre que desejar ver se seu endereço externo muda. Ele mudará se você conectar um tablet Linux a um Wifi público em um restaurante ou biblioteca. Você também pode querer adicioná-lo a um script de shell se planeja executá-lo com frequência. Se o seu ISP fornece um endereço IP dinâmico, isso pode mudar de qualquer maneira. Ele deve permanecer relativamente estático, mas esta é uma excelente maneira de ficar de olho nele apenas no caso.

Método 2: Encontrar seu endereço externo IPv4

Embora o IPv4 seja um padrão mais antigo, ele ainda é amplamente usado no mundo das redes. Se quiser encontrar esse endereço, você pode usar um navegador da Web de linha de comando para procurá-lo. Dependendo de qual configuração sua instalação do Linux usa, você pode ter que tentar isso duas vezes, mas em qualquer caso, é apenas um único comando sem nenhum outro para encontrar a resposta. Primeiro tentando digitar w3m -dump whatismyip.akamai.com e pressione Enter. Você deve apenas ver seu endereço IP externo sem nenhuma outra informação. Este programa termina automaticamente e retorna ao prompt.



Você pode receber um erro alegando que o programa w3m não está instalado. Embora você possa instalar o pacote se quiser, você também pode tentar curl -s http://whatismyip.akamai.com/ e veja se isso funciona. Você pode já ter o curl instalado. Se você fizer isso, receberá o mesmo tipo de saída simples. Você não tem que brincar mais. Embora você possa adicionar qualquer comando que funcione a um script bash shell, você também pode simplesmente executá-lo sempre que desejar, exatamente como o comando do primeiro método. Claro, você sempre pode instalar curl ou w3m se não tiver nenhum dos pacotes. No entanto, usuários de Linux em rede geralmente têm pelo menos um desses.

Dependendo de alguns fatores, seus endereços IP podem parecer um pouco diferentes dos endereços de exemplo configurados aqui. Redes diferentes em regiões geográficas diferentes às vezes colocam seu próprio giro ou até mesmo suas próprias abreviaturas no topo da máscara usual usada para calcular endereços. Os que usamos eram endereços fictícios de uma máquina virtual executada por meio de um servidor proxy. Você nunca deve fornecer seu endereço IP externo real on-line, e é precisamente por isso que nos esforçamos tanto para fazer isso ao fazer capturas de tela de exemplo.

3 minutos lidos