Como criar uma predefinição de rack de som no Overloud TH3

. Se você não sabe a diferença, nem todos os amplificadores de guitarra têm alto-falantes integrados, como o amplificador que adicionamos. Um amplificador sem alto-falante é chamado de cabeça do amplificador , e se conecta a um gabinete. Um amplificador com alto-falantes embutidos é, por exemplo, a popular série Line 6 Spider, é chamado de combinação de amplificador + gabinete (ou amplificador combo abreviado).



Portanto, agora temos nosso amplificador e gabinete - neste ponto, você deve conectar sua guitarra ao computador. Appual's tem um ótimo guia sobre gravação de guitarra no PC, que inclui recomendações de interface de áudio e configurações de driver para a melhor latência de áudio - “ Como gravar guitarra no PC usando Reaper DAW ”.

Agora, se você der algumas batidas na guitarra, provavelmente soa OK - como um amplificador básico. Mas para realmente acertar nosso tom, queremos adicionar alguns efeitos e configurações. Para realmente pesado metal, queremos mais ganho e distorção. Vamos adicionar um pedal overdrive.



No menu de componentes, clique no menu suspenso novamente e escolha Overdrive. Para distorção de hard rock e heavy metal, você deve escolher o SDriveOne (baseado no Boss SD-1) ou o TUBE NINE (baseado no Ibanez Tube Screamer). Ambos são excelentes pedais de distorção e muitos entusiastas da guitarra os avaliam da mesma forma. Arraste seu pedal overdrive na frente da cabeça do amplificador ! Seu rack de som deve ficar assim agora:





Neste ponto, você pode estar recebendo algum feedback estático de sua guitarra através dos alto-falantes ( a menos que você tenha captadores de última geração instalados) . A solução é aumentar o limite do Noise Gate nas configurações Master.

No topo do Overloud TH3, clique no botão de controles principais e ajuste o botão para Noise Gate. Você não quer aumentar também alto, apenas o suficiente para que o feedback estático quase não seja audível. Apenas segure sua guitarra sem dedilhar e observe as barras laranja no monitor “Out” no canto superior direito do Overloud TH3. Você deseja ajustar o Noise Gate até ter apenas 1 ou 2 barras de 'ruído estático' quando não estiver tocando sua guitarra.



Você também pode ajustar a sensibilidade do Overloud TH3 para seus captadores aqui também - se você tiver captadores de bobina única, deixe em “Low”. Se você tiver humbuckers duplos em sua guitarra, mude para “High”.

Então, agora vamos realmente nos aprofundar no âmago do nosso tom. Um segredo profissional que vale a pena saber é como microfones e seu posicionamento afeta o tom, a profundidade e o espaço do som de sua guitarra.

Clique duas vezes no Gabinete no rack de som para abrir suas configurações. Você verá menus suspensos para Mic A e Mic B, e batidas de decibéis para cada microfone. Agora, há uma tonelada de modelos de microfone para escolher nos menus suspensos, mas um padrão na indústria é o microfone Shure SM57 - é apenas um microfone incrivelmente popular para gravar guitarra, e quase todo engenheiro de estúdio possui um.

No menu suspenso para Mic A, escolha “American57 (D)” - este microfone é baseado no Shure SM57. O “D” significa “Dinâmico”, enquanto microfones com “C” próximo a eles significam “Condensador”. Vamos ignorar completamente o microfone B, porque está sem som por padrão e realmente não precisamos dele para o tom que buscamos.

Agora que escolhemos nosso microfone, vamos ajustar o posicionamento do microfone e o nível de decibéis. Se você clicar com o botão esquerdo e segurar o microfone na frente do gabinete, pode arrastá-lo - seu posicionamento afetará seu tom geral. Portanto, se você quiser um tom mais grave e grave, deverá colocá-lo nas bordas do cone do alto-falante. Mas queremos um tom de metal alto e bom que capture as altas frequências dos solos de guitarra, então posicione o microfone diretamente no centro de um dos cones do alto-falante.

Em seguida, podemos ajustar os microfones distância do alto-falante do gabinete, clicando com o botão direito e arrastando. Ao clicar com o botão direito do mouse no microfone e arrastar o mouse para cima ou para baixo, você verá o microfone sendo puxado para mais ou para perto do gabinete. Para uma boa profundidade de seu timbre, tente puxar o microfone apenas um um pouquinho longe do alto-falante - apenas o suficiente para ver uma sombra do microfone sobre o alto-falante do gabinete.

Agora vamos ajustar os volumes individuais do microfone. Uma técnica comum em estúdio, especialmente para gravação de hard rock e heavy metal, é utilizar um microfone de 45 graus em combinação com o microfone principal. Adicionar um microfone de 45 graus resulta em um tom mais quente - tudo se resume à maneira como os microfones capturam frequências em ângulos diferentes, então eu sugiro fazer algumas pesquisas sobre as técnicas de posicionamento do microfone se você quiser realmente se aprofundar nisso.

Em qualquer caso, vamos ajustar nosso microfone de 45 graus para cerca de 0,0dB, e mais baixo microfone A a cerca de -5,5dB. Isso permitirá que os tons e frequências quentes do microfone de 45 graus brilhem um pouco sobre o microfone A.

Em seguida, vamos isolar nossas altas frequências para que suas notas individuais e solos de escala realmente gritem. Vamos usar um equalizador para isso. No menu suspenso Componentes, escolha Equalizador e arraste o EQ paramétrico entre o cabeçote do amplificador e o gabinete.

Na face do equalizador, ative o modo Peak em ambos os lados (como ilustrado abaixo) e, no lado esquerdo, aumente o ganho para cerca de 3 dB e gire o botão Q totalmente até 8,00 Q em ambos os lados do equalizador .

Nosso tom está começando a soar muito sexy ( e espero que você tenha ajustado as coisas de acordo com sua preferência à medida que avançamos, captadores de guitarra também fazem uma grande diferença aqui) . Vamos adicionar alguns pedais de efeitos para encerrar as coisas.

Um pedal de delay nos permitirá obter um tipo de efeito de reverberação / eco muito doce que você ouve em tantos solos de guitarra. No menu suspenso Componentes, escolha Delay e arraste o pedal D-Delay diretamente para a direita da cabeça do amplificador. Então, apenas para capturar qualquer feedback perdido, vamos adicionar um pedal de expansão de gate - que pode ser encontrado em Componentes> Redução de ruído> Expansor de porta. Coloque-o próximo ao pedal D-Delay.

Deixe os botões D-Delay e Gate Expander em seus valores padrão, a menos que você queira experimentar.

Você deve ser capaz de experimentar a partir daqui e adicionar o que quiser - lembre-se do padrão básico de adicionar pedais. Pedal de overdrive -> cabeçote do amplificador -> pedais de efeitos -> Equalizador -> gabinete do amplificador. Se você quiser usar um pedal wah, recomendo colocá-lo na frente da corrente, antes do pedal overdrive.

Como nota final, você pode controlar os pedais com uma placa de piso midi, se tiver uma - de preferência uma com pedais, para que possa ajustar a quantidade de efeitos enquanto toca, em vez de apenas ligá-los ou desligá-los. Algumas boas placas de piso midi para essa finalidade incluem:

  • BEHRINGER FCB1010
  • Controlador de pedal MIDI Yamaha MFC10
  • Linha 6 FBV Express MkII

Depois de conectar uma placa de piso midi ao seu computador, você deve ir para as configurações Midi do Overloud TH3 e, em seguida, pode atribuir os vários efeitos de pedal no TH3 aos pedais e pedais em sua placa de piso midi.

Isso conclui nosso tutorial de tons! Feliz balanço!

6 minutos lidos