Como configurar uma configuração de monitor duplo permanente no Ubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Na maioria dos casos, se você estiver executando uma exibição de dois monitores, então você pode simplesmente abrir a caixa de diálogo de preferências de exibição do Ubuntu selecionando Sistema no Painel e, em seguida, selecionando Preferências seguido de Exibição. Você terá uma janela com dois monitores diferentes que você pode simplesmente arrastar para configurar vários desktops. Infelizmente, isso nem sempre funciona.



Se você estiver tendo dificuldade com isso, pode ser necessário usar um comando chamado xrandr para tornar as alterações de exibição permanentes. Este conselho funcionará para todas as versões gráficas do Ubuntu, quer você esteja usando Unity, KDE Plasma, GNOME-Shell, LXDE, Xfce4 ou qualquer outro ambiente de área de trabalho. Não funcionará com versões somente texto do Ubuntu Server, no entanto.



Usando xrandr para configurar dois monitores

Abra um terminal gráfico no Ubutnu Dash, no menu LXDE, no menu Whisker no Xfce4 ou segurando CTRL, ALT e pressionando T em qualquer versão do Ubuntu. Digite nano .xinitrc e pressione return. Se você tiver um script de inicialização existente, pressione Page Down até chegar ao fim dele, mas a maioria das instalações do Ubuntu não terá um script .xinitrc padrão para que você possa iniciar o seu próprio.



Se você vir uma linha como xmonad ou qualquer outro gerenciador de janelas multi-telas sem um E comercial depois dela, adicione um depois de um espaço como xmonad & para que sejam executados em segundo plano. Em seguida, você precisa adicionar uma linha na parte inferior que diz:

xrandr –output DP2 –auto –esquerda-para DP1

Você pode ter que alterar as configurações DP2 e DP1 ao redor se os monitores forem trocados. Depois de escrever a linha, segure CTRL e pressione X, a seguir pressione y para salvá-la. Reinicie sua máquina para testar se as configurações estão funcionando. Se não, tente mudar as designações e reinicie. Se ainda assim você não conseguir que a exibição de vários monitores funcione corretamente, abra o terminal gráfico novamente e apenas digite xrandr nele e pressione Enter. Ele fornecerá uma lista de monitores conectados, que podem ter nomes como DFP1, CRT1 ou algo semelhante que você pode usar em vez de DP2 e DP1 na linha xrandr no script .xinitrc.



Você deve então ter uma área de trabalho em cada monitor.

Se você estiver executando esquemas personalizados ou qualquer gerenciador de janela personalizado, eles ainda funcionarão independentemente do tipo de distribuição do Ubuntu que você estiver usando. Você pode até usar dois conjuntos diferentes de papel de parede, se desejar.

Arraste os aplicativos para as bordas da janela para posicioná-los em qualquer um dos dois monitores.

2 minutos lidos