Android / Harmony OS: um olhar sobre o novo sistema operacional da Huawei visando um futuro integrado, e não, não está substituindo o Android 1 minuto lido

O Harmony OS seria capaz de funcionar em todos os tipos de dispositivos. - Phonearena

Foi em meio à guerra comercial EUA-China que a Huawei entrou no fogo cruzado. Os Estados Unidos condenaram abertamente os dispositivos da Huawei e o Google decidiu encerrar o suporte para esses produtos. Foi só depois de novas negociações que a situação se acalmou, na medida em que o status quo foi mantido. Enquanto esse era o caso, a Huawei não deixou que isso os tirasse do caminho. De acordo com a empresa, eles tinham seu sistema operacional interno em desenvolvimento. Batizando essa plataforma de Hongmeng OS, a empresa planejou substituir o Android do Google se os países estivessem em um impasse.

Avançando para hoje, a empresa anunciou recentemente seu Harmony OS. O sistema operacional, anteriormente conhecido como Hongmeng OS, semelhante ao próprio Fuschia OS do Google. Phonearena em seu artigo explica que a Huawei planeja desenvolver a plataforma para funcionar em vários dispositivos.

De acordo com a empresa, na conferência anual de desenvolvedores na China, o sistema operacional pode ser executado em uma infinidade de dispositivos. Seria essa integração que permitiria que ele rodasse em muito pouca RAM, variando de megabytes a gigabytes. Isso significa que os usuários podem ter um ambiente integrado com dispositivos como alto-falantes inteligentes, aparelhos de som automotivos, tablets e telefones celulares rodando na mesma plataforma. Uma vez que seria uma plataforma aberta, os aplicativos do Android, HTML 5 e até mesmo Linux seriam executados sem problemas e nativamente no sistema operacional. Segundo a empresa, eles poderiam ter, após acelerar o processo de desenvolvimento, o sistema operacional funcionando até 2020 com sua versão 3.0 chegando no ano seguinte.

Embora possa parecer um novo desenvolvimento bastante excitante, não se deve esquecer o quão avançada é a plataforma Android. Com anos de desenvolvimento por trás dele, o Android ainda seria uma plataforma muito mais estável do que a Huawei teria a oferecer com o Harmony OS. Mesmo durante a conferência, o CEO Richard Yu comentou que mudar para o Harmony OS, embora fosse uma transição de 1-2 dias, seria o último recurso para a empresa (como foi o caso durante a guerra comercial). Até que eles possam, a Huawei adoraria continuar usando os serviços do Android.

Tag andróide Google Huawei