Smartphones carro-chefe custarão significativamente mais com processadores móveis de última geração em nós menores

Tecnologia / Smartphones carro-chefe custarão significativamente mais com processadores móveis de última geração em nós menores 2 minutos lidos Nicolas Loubet, cientista da IBM Research

Nicolas Loubet, cientista da IBM Research - VentureBeat



Houve um tempo em que cada nova geração de smartphone tinha um desempenho muito melhor do que a iteração anterior. Como o aumento geral de desempenho em iPhones até o iPhone 7. Isso também foi verdade para muitos dos principais dispositivos Android, como o Note e a série Galaxy.

Grande parte disso pode ser atribuído aos processadores móveis. O iPhone 5s teve uma pontuação single core de 1400 no GeekBench e uma pontuação multi core de 2500. Houve um grande aumento no iPhone 6s, marcou 2536 pontos no single core e 4383 pontos no multi core no GeekBench. Mas com o iPhone XS e o iPhone X, não há uma grande diferença. O iPhone X tem uma pontuação única de 4210 e a pontuação Multi-Core de cerca de 10125, enquanto o iPhone XS tem uma pontuação de cerca de 4795 no single core e cerca de 11149 na pontuação multi-core. A diferença é de cerca de 10% no desempenho do Multi-Core. Os ganhos diminuíram no lado do Qualcomm Snapdragon também, em comparação com as gerações anteriores.



Isso pode ser atribuído à dificuldade em encolher ainda mais a matriz do processador. O Snapdragon 810 estava em um processo de 20 nm, então tivemos o Snapdragon 820 em 14 nm. O carro-chefe atual, o Snapdragon 845 está no processo de 10nm. Embora tanto o A12 Bionic como o Kirin 980 este ano estejam no processo de 7 nm.



Tecnologias para dimensionamento de litografia
Fonte - TweakTown



Mas o verdadeiro problema será encolhê-los abaixo de 6 nm. A TSMC, uma empresa de fabricação de chips, afirmou que tinha planos de mudar para 5 nm em 2020 e 3 nm em 2022, usando um novo método chamado litografia ultravioleta extrema. Portanto, certamente é possível, mas não será barato. Como em qualquer novo padrão, o custo de fabricação sobe e isso também vai acontecer aqui.

Os números da litografia são muito importantes, pois indicam a distância entre os transistores e o quão compactos eles estão. Números mais baixos significam distâncias menores entre os transistores, o que significa que os elétrons podem se cruzar mais rapidamente. Junto com as melhorias de desempenho, também há melhorias significativas na eficiência. A Lei de Moores tem sido uma ferramenta incrível para prever o aumento do desempenho computacional com o tempo, mas com a estagnação do transistor atual, pode não se alinhar, a menos que haja uma mudança para um novo padrão.

De acordo com alguns fontes , a mudança de 10 nm para 5 nm aumentará a eficiência energética em 4 vezes, junto com um aumento significativo de desempenho. Será interessante ver o caminho que a Apple tomará no próximo ano, eles podem mudar para 6nm ou apenas melhorar sua plataforma de 7nm atual.



Portanto, embora o desempenho do processador possa não ser surpreendido a cada ano, existem outros lugares onde os fabricantes podem procurar por grandes melhorias, como a tecnologia da bateria. Várias outras empresas como Samsung, Global Foundries e TSMC estão competindo para chegar a 5 nm, mas será interessante ver quem chega primeiro.

Tag 7nm Snapdragon