Correção: o servidor tem uma chave pública Diffie-Hellman efêmera fraca

Os usuários recebem a mensagem de erro ‘ Sever tem uma chave pública Diffie-Hellman efêmera fraca 'Quando tentam acessar um site de seu computador, mas os protocolos de segurança não estão configurados corretamente. Essa mensagem de erro não significa que algo está errado com a extremidade do usuário. Esse problema se origina no lado do servidor, onde as configurações de segurança não estão corretas. Ainda existem algumas soluções alternativas para acessar o site, mas o problema deve ser corrigido adequadamente pelo webmaster.

O servidor tem uma chave pública Diffie-Hellman efêmera fraca

A troca de chaves Diffie-Hellman (DH) é um método de troca de chaves criptográficas em um canal público. DH é um dos exemplos práticos mais fáceis de troca de chave pública implementado no campo da criptografia. As máquinas servidor e cliente trocam informações de vez em quando com as informações seguras em chaves criptográficas. Se DH for usado para a transferência e a chave DH for fraca, o navegador se recusará a estabelecer uma conexão para proteger sua privacidade.

O que causa o erro 'O servidor tem uma chave pública Diffie-Hellman efêmera fraca'?

Como mencionado antes, essa mensagem de erro indica que há algum problema no lado do servidor; não no seu fim. A configuração não está definida corretamente, o que faz com que o protocolo de segurança SSL3 falhe e, portanto, restrinja seu acesso ao site.

O máximo que você pode fazer é desabilitar o SSL3 do seu navegador e acessar o site. Observe que você pode conseguir acessá-lo, mas a segurança da conexão não será garantida. Para webmasters do lado do servidor, você precisa configurar seu site corretamente para que os usuários possam se conectar a ele de maneira adequada.

Solução 1: Desativando SSL3 (lado do cliente)

Antes de darmos algumas dicas sobre como corrigir o erro no lado do servidor, abordaremos como o cliente (você, o usuário) pode ignorar essa mensagem de erro e ainda acessar o site. SSL3 (Secure Sockets Layer) é um padrão de segurança para estabelecer um link criptografado entre seu navegador e o servidor. Podemos desativar SSL3 em seu navegador e ver se isso corrige o problema.

Aqui estamos demonstrando como desabilitar SSL3 no Firefox. Você pode replicar as etapas em seu navegador.

1. Abra o Firefox e digite o seguinte na barra de endereço “ sobre: ​​config ”. Uma vez nas configurações, procure segurança na barra de pesquisa.
sobre: ​​config no Firefox

1. Agora todas as configurações relacionadas à segurança serão listadas. Pesquise as seguintes entradas:
security.ssl3.dhe_rsa_aes_128_sha security.ssl3.dhe_rsa_aes_256_sha

Clique com o botão direito em cada um deles e clique Alternancia . Se o valor for verdadeiro, será falso.

Desativando SSL3 no Firefox

1. Após fazer as alterações, reinicie o Firefox e tente acessar o site novamente. Verifique se o problema foi resolvido.

Para o Google Chrome, você executa os seguintes comandos na linha de comando e resolve o problema.

1. Pressione Windows + S, digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione Executar como administrador .
  2. Uma vez no prompt de comando elevado, execute os seguintes comandos:
open / Applications / Google  Chrome.app --args --cipher-suite-blacklist = 0x0088,0x0087,0x0039,0x0038,0x0044,0x0045,0x0066,0x0032,0x0033,0x0016,0x0013
Desativando SSL3 no Google Chrome

1. Agora tente acessar o site e verifique se a mensagem de erro foi contornada.

Solução 2: Definir uma chave pública DH adequada (lado do servidor)

Se você é o webmaster, obviamente sabe que está usando a troca de chaves Diffie-Hellman em seu servidor / site. É proposto que você defina a chave maior que 1024 (bits) . Quanto mais longa for a chave, mais segura será a conexão entre o servidor / site e o navegador.

Se você for um usuário que está enfrentando o erro ao acessar a página de administração de algum hardware de rede, certifique-se de que esteja atualizado com a compilação mais recente. Houve até um lançamento oficial de software pela Netgear, onde ele foi atualizado apenas para conter o próprio bug.