Correção: oscilação do menu Iniciar do Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A Microsoft lançou sua última e mais aguardada versão de sua série de sistemas operacionais; Windows 10 em 29 de julhoº, 2015. Houve grandes mudanças no sistema operacional mais recente com base na aparência, serviços, facilidade de acesso e GUI. Cerca de 14 milhões de pessoas atualizaram para o Windows 10 24 horas após o lançamento.



Ao mesmo tempo, as pessoas começaram a relatar que o menu Iniciar também estava piscando junto com vários outros utilitários. A cintilação geralmente é causada por um aplicativo incompatível ou um driver de vídeo desatualizado / incompatível. Listamos uma série de etapas sobre como você pode solucionar o que está causando o problema e corrigi-lo de acordo.



Verificar o que está causando o problema

Existe um método que pode determinar se o problema de cintilação é causado por um aplicativo ou driver. Isso é feito verificando o gerenciador de tarefas. Se piscar, significa que o problema está no driver de vídeo. Se não, significa que um aplicativo é a raiz do problema.



  1. pressione ctrl + shift + esc simultaneamente para lançar o gerenciador de tarefas. Se isso não iniciar o utilitário, pressione Windows + R, digite “ taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Agora verifique se o gerenciador de tarefas está piscando. Se estiver, role para baixo até a seção onde o orientamos sobre como exibir os drivers. Por outro lado, verifique a próxima solução sobre como desinstalar um aplicativo que pode estar causando o problema.

Solução 1: desinstalar um aplicativo incompatível

Os programas são conhecidos por causar problemas de exibição no Windows 10. Alguns desses aplicativos são Norton AV, iCloud e IDT Audio etc. Verifique os aplicativos de terceiros instalados e determine o que pode estar causando o problema.

No caso do Norton, o desenvolvido reconheceu oficialmente o problema e lançou como uma correção específica para ele. Acesse a página oficial da empresa e siga as instruções para corrigir o problema.

Antes de recorrer à desinstalação dos aplicativos, certifique-se de que todos os aplicativos estão atualizados com seus patches mais recentes e instalados.



  1. Pressione Windows + R para iniciar o Corre Tipo ' Painel de controle ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Assim que o painel de controle estiver à sua frente, navegue até o subtítulo de Programas e características e clique em “ desinstalar um programa ”.
  3. Uma nova janela aparecerá na sua frente. Selecione o aplicativo que deseja desinstalar e clique direito Clique na opção “ Desinstalar ”E siga as instruções na tela.

  1. Reinicie o computador e verifique se o problema foi corrigido.

Solução 2: Atualizando seus drivers de vídeo

Iremos iniciar seu computador no Modo de Segurança e excluir os drivers atualmente instalados de sua placa de vídeo. Na reinicialização, os drivers de vídeo padrão serão instalados automaticamente após a detecção do hardware de vídeo.

  1. Siga as instruções em nosso artigo sobre como inicialize seu computador em modo de segurança .
  2. Uma vez inicializado no modo de segurança, clique com o botão direito na tecla do Windows e selecione Gerenciador de Dispositivos na lista de opções disponíveis.

Outra forma de iniciar o gerenciador de dispositivos é pressionando Windows + R para iniciar o aplicativo Executar e digitar “devmgmt.msc”.

  1. Uma vez no gerenciador de dispositivos, expanda o Seção de adaptadores de vídeo e clique com o botão direito no hardware de exibição. Selecione a opção de Desinstalar dispositivo . O Windows abrirá uma caixa de diálogo para confirmar suas ações, pressione Ok e prossiga.

  1. Reinicie o seu PC. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Na caixa de diálogo digite “ Atualização do Windows ”. Clique no primeiro resultado da pesquisa que aparecer.

  1. Uma vez nas configurações de atualização, clique no botão que diz “ Verifique se há atualizações ”. Agora o Windows verificará automaticamente as atualizações disponíveis e as instalará. Pode até solicitar que você reinicie.

  1. Após a atualização, verifique se o seu problema foi corrigido.

O Windows Update sempre tenta o seu melhor para fornecer os drivers mais recentes disponíveis para o seu hardware. Mas também não significa que sejam os mais recentes disponíveis. Como alternativa ao Windows Update, você também pode acessar o site do fabricante da sua placa gráfica e baixar os drivers mais recentes manualmente.

Se os drivers mais recentes também não resolverem o problema em questão, você pode tentar baixar e instalar um driver mais antigo para o seu hardware. Os fabricantes têm todos os drivers listados de acordo com a data e você pode tentar instalá-los manualmente. Siga as instruções abaixo para instalar os drivers manualmente.

  1. Abra seu gerenciador de dispositivos conforme explicado acima na solução e clique com o botão direito no seu driver e selecione “ Atualizar driver ”.

  1. Agora, uma nova janela aparecerá perguntando se você deseja atualizar o driver manualmente ou automaticamente. Selecione “ Procure no meu computador o software de driver ”.

  1. Agora navegue pelas pastas de onde você baixou os drivers. Selecione-o e o Windows instalará os drivers necessários. Reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 3: Encerrando o Windows Shell Experience Service

A experiência do shell do Windows é responsável por apresentar aplicativos universais. Ele lida com vários elementos gráficos da interface, como o menu iniciar ou a transparência da barra de tarefas, etc. Muitas pessoas relataram que interromper o serviço corrigiu o problema de oscilação instantaneamente.

  1. pressione ctrl + shift + esc simultaneamente para lançar o gerenciador de tarefas. Se isso não iniciar o utilitário, pressione Windows + R, digite “ taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Navegue até a guia Processos e role para baixo até encontrar o processo de “ Host de experiência do Windows Shell ”. Selecione-o e clique no botão Encerrar processo presente no canto inferior direito da tela.

  1. Agora abra o menu iniciar novamente e, com sorte, o problema será resolvido.

Solução 4: atualize seu Windows

O Windows lança atualizações importantes visando as correções de bugs no sistema operacional. Um dos bugs é o nosso caso; o problema cintilante. Se você está se segurando e não instala a atualização do Windows, é altamente recomendável que o faça. O Windows 10 é o sistema operacional Windows mais recente e novos sistemas operacionais levam muito tempo para ficarem perfeitos em todos os aspectos.

Existem muitos problemas pendentes com o sistema operacional e a Microsoft lança atualizações frequentes para resolver esses problemas.

  1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Na caixa de diálogo digite “ Atualização do Windows ”. Clique no primeiro resultado da pesquisa que aparecer.

  1. Uma vez nas configurações de atualização, clique no botão que diz “ Verifique se há atualizações ”. Agora o Windows verificará automaticamente as atualizações disponíveis e as instalará. Pode até solicitar que você reinicie.

  1. Após a atualização, verifique se o seu problema foi corrigido.
4 minutos lidos