Correção: o computador reinicia aleatoriamente o Windows 7, 8 e 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você for um usuário regular do Windows, poderá experimentar um cenário em que o sistema será reiniciado automaticamente. Normalmente, isso seria útil porque o Windows foi projetado para reiniciar em caso de erro, especialmente um BSOD. Existem recursos e opções que permitem ativar e desativar esse recurso. Mas, isso se torna um problema quando o computador reinicia automaticamente sem qualquer erro. Existem muitos casos em que os usuários reclamaram sobre a reinicialização do PC sem qualquer aviso ou erro. Isso pode ser problemático porque pode acontecer a qualquer momento. durante o jogo ou trabalho etc.



Existem algumas coisas que podem causar esse problema. Pode ser o recurso de reinicialização automática que pode estar funcionando mal ou pode estar reiniciando o sistema sem lhe dar tempo suficiente para ver a mensagem de erro. Também pode ser causado por superaquecimento ou falha na fonte de alimentação. Uma RAM defeituosa também pode ser a culpada por trás desse problema. Resumindo, é principalmente um problema de hardware relacionado à sua RAM ou PSU ou GPU (especialmente se for um problema de superaquecimento). A causa rara disso inclui também problemas de driver.



Existem algumas coisas que você pode verificar que são fornecidas abaixo nos métodos. Portanto, passe por cada método até que o problema seja resolvido.



Método 1: Desligue o recurso de reinicialização automática

A primeira coisa que você deve fazer é desligue o recurso de reinicialização automática . Isso deve ser feito para restringir as causas do erro. Desativar esse recurso nos ajudará a verificar se a reinicialização foi causada por um erro ou não. Isso ocorre principalmente porque, na maioria das vezes, o recurso de reinicialização automática irá reiniciar o PC sem nem mesmo mostrar a mensagem de erro. Portanto, se o problema for causado por um erro específico, ele deve ser mostrado na tela após desligar este recurso.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo sysdm. cpl e pressione Entrar

  3. Selecione Avançado aba
  4. Clique Configurações de Inicialização e recuperação seção
  5. Desmarque a opção Reiniciar automaticamente opção em Falha de sistema seção
  6. Clique Está bem

Agora, use o sistema normalmente e verifique se a reinicialização ocorre ou não. Se a reinicialização acontecer e você vir uma mensagem de erro, procure as soluções para esse erro. Caso contrário, continue com o próximo método.



Método 2: verifique se há problemas na RAM

A primeira coisa que você deve fazer é verificar a RAM. Uma RAM com defeito também pode causar o problema, que é facilmente rastreável. Você pode verificar a RAM com o MemTest86 ou pode fazê-lo manualmente colocando um stick de RAM por vez para verificar qual deles causa a reinicialização. Você também pode tentar realizar um teste de benchmark para ver se a RAM está atrasada.

Verificar a RAM com o MemTest86 é uma tarefa demorada. Portanto, recomendamos que você faça a verificação manual.

MemTest86

MemTest86 é um programa que verifica se há problemas em sua RAM. Este programa é bastante confiável, mas leva muito tempo.

  1. Ir aqui e baixe o programa
  2. Você pode ir aqui para obter instruções detalhadas sobre como usar MemTest86
  3. Depois de configurar o MemTest86 e reiniciar o computador, o MemTest86 será executado automaticamente. Você poderá ver tudo em uma tela azul
  4. Certifique-se de executar 7-8 testes para resultados precisos e verifique todos os slots

Se você vir um resultado vermelho, isso significa que a RAM está com defeito. Retire-o e verifique se há algum problema de reinicialização no PC.

Verificação Manual

A maneira manual é a maneira mais fácil, mas requer que você abra a caixa do seu sistema. Siga as instruções abaixo

  1. Desligue seu computador
  2. Desligue o seu sistema
  3. Abra a tampa lateral da caixa do seu computador ou a tampa traseira do seu laptop. Você pode fazer isso destravando ou desparafusando.
  4. Você deve ver varas estreitas, mas longas na placa. Pode haver um ou vários, mas eles estarão localizados juntos
  5. Você pode tirá-los destravando-os
  6. Se você tiver vários dispositivos de RAM, remova todos eles. Agora, coloque a RAM de volta na placa, um stick por vez, para verificar qual deles causa a reinicialização. Aquele que causa o problema é o defeituoso.
  7. Se você tiver apenas um stick, você deve substituí-lo por outro (temporariamente). Você pode comprar um de outro computador ou de uma loja, mas não se esqueça de verificar suas classificações e tipo. A RAM de substituição deve ser compatível com o seu sistema.

Confirme o problema seguindo as etapas fornecidas acima. Se você não ver nenhum progresso ao mudar os bastões de RAM, vá para o próximo método. Por outro lado, se não houver problema de reinicialização após retirar a RAM defeituosa, você está pronto para continuar.

Nota: Não apenas a RAM, mas a PSU também pode causar problemas semelhantes com o seu computador, portanto, você também pode precisar testá-la.

Método 3: verifique se há superaquecimento no PC

Você também deve verificar se há problemas de superaquecimento no sistema. Seu sistema irá reiniciar automaticamente se superaquecer durante a execução de um determinado programa. Portanto, se você notar que seu sistema é reiniciado em um programa específico ou geralmente ao executar um programa que consome muitos recursos, o superaquecimento é a causa mais provável.

Você pode verificar o problema de superaquecimento de duas maneiras: Você pode usar um software de terceiros para medir a temperatura ou pode usar os sensores de monitoramento de hardware integrados do sistema.

CPUID

CPUID é um software que permite medir a temperatura do seu computador. Você pode usar isso para medir a temperatura durante um jogo e verificar se as temperaturas estão dentro da faixa ou não.

  1. Ir aqui e baixe o HWMonitorPro.
  2. Uma vez baixado, execute o arquivo baixado e instale-o.

Você pode executar o programa e deixá-lo em segundo plano. Agora, jogue um jogo ou execute qualquer outro programa que consuma muitos recursos. Verifique os valores de temperatura e tensões após alguns minutos.

BIOS

Conforme mencionado anteriormente, você também pode usar seu BIOS para verificar as leituras e tensões de seu sistema. A maioria dos sistemas possui sensores embutidos. Siga as etapas abaixo para verificar os sensores do seu sistema

  1. Reiniciar
  2. Pressione F2 quando o logotipo do fabricante aparecer. Essa chave varia dependendo do fabricante, mas você também pode tentar F10 e Del. Não se preocupe com isso, a chave será mencionada em um dos cantos da tela quando o logotipo do fabricante aparecer. Portanto, fique de olho e pressione a tecla mencionada.
  3. Agora você deve estar em sua BIOS, se não estiver, então você deve ser capaz de ver um menu com várias opções. Uma dessas opções deve ser as configurações do BIOS ou o menu do BIOS (ou uma variação dele). Você pode usar as teclas de seta e navegar pela lista e selecionar a opção BIOS. Pressione Enter para acessar uma opção.
  4. Agora, use as teclas de seta para selecionar monitor H / W ou Status (ou uma variação disso dependendo do fabricante) e pressione Enter.
  5. Você deve ser capaz de ver as leituras de temperatura e tensão nesta seção.

Verifique se as leituras estão ou não dentro dos limites. Os limites serão fornecidos no software CPUID, mas se você não tiver certeza, pode pesquisar no Google para o seu dispositivo específico. Se as leituras não estiverem na faixa, isso significa que é um problema de superaquecimento.

Você pode confirmar o problema de superaquecimento colocando as mãos na GPU ou CPU assim que o sistema for reiniciado automaticamente. Se a CPU ou GPU estiver muito quente, isso confirma o problema.

Resolvendo Problemas de Superaquecimento

Existem algumas maneiras de resolver o problema de superaquecimento.

  1. Limpar o sistema e certificar-se de que possui um sistema de resfriamento adequado é uma boa maneira de resolver o problema de superaquecimento. Troque a pasta térmica e limpe os dissipadores de calor, especialmente se você não faz isso há muito tempo.
  2. Se a reinicialização ocorrer especialmente quando você estiver jogando, o superaquecimento pode ser por causa da GPU. Você pode retirar ou desconectar a GPU e usar os gráficos integrados do seu sistema. Se não houver reinicialização sem a GPU, verifique sua placa de vídeo. Além disso, certifique-se de que tenha resfriamento adequado e atualize seus drivers.

Método 4: Verifique e substitua a fonte de alimentação

Por último, você precisa verificar se há problemas na fonte de alimentação. Sua fonte de alimentação é responsável por fornecer energia a todos os componentes. Siga as etapas abaixo para verificar se há poeira / sujeira na fonte de alimentação.

  1. Desligue seu computador
  2. Desligue o seu sistema
  3. Abra a tampa lateral da caixa do seu computador ou a tampa traseira do seu laptop. Você pode fazer isso destravando ou desparafusando.
  4. Você poderá ver uma pequena caixa em um dos cantos com um leque e um adesivo com as classificações. Esta será sua fonte de alimentação.
  5. Retire a fonte de alimentação, desconectando os fios que estão conectados à placa-mãe. Uma vez desconectado, você pode desparafusar ou destravar a fonte de alimentação do sistema.
  6. Agora, verifique a fonte de alimentação para ver se há poeira de passagens de ar bloqueadas, pois isso pode causar superaquecimento na fonte de alimentação. Limpe a fonte de alimentação, coloque-a de volta e verifique se o problema de superaquecimento foi resolvido.

Você também pode substituir a fonte de alimentação por outra (que esteja em condições de funcionamento) e verificar se o problema de reinicialização foi resolvido ou não. Isso irá confirmar o problema também. Se substituir a fonte de alimentação resolver o problema, você deve obter uma nova fonte de alimentação.

Método 5: atualização do BIOS

Embora improvável, mas não totalmente impossível, o problema também pode ser causado por um BIOS desatualizado. Se você tem seu computador por muito tempo e não atualizou seu BIOS, vale a pena tentar verificar se há uma atualização.

Você pode acessar o site do fabricante e verificar se há alguma versão atualizada do BIOS.

Nota: Atualizar o BIOS é um procedimento altamente avançado e pode ter efeitos irreversíveis. Se você não tiver certeza ou não se sentir confortável para fazer isso sozinho, leve seu computador a um especialista.

Método 6: reinstalando drivers

Às vezes, o problema pode ser causado por drivers incompatíveis ou desatualizados, especialmente se o problema começou a acontecer após uma atualização ou atualização. O driver da placa gráfica é a causa mais provável de reinicializações aleatórias. Portanto, desinstale o driver da placa gráfica e deixe o Windows baixar os drivers mais compatíveis para ele.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt. msc e pressione Entrar

  3. Localize e clique duas vezes Adaptadores de vídeo
  4. Clique com o botão direito na sua placa gráfica e selecione Desinstalar

Reinicialize seu sistema assim que a desinstalação for concluída. O Windows instalará automaticamente o driver mais recente e compatível para a sua placa gráfica no próximo login. Verifique se você está tendo problemas após a reinicialização.

Método 7: Mudando as opções de energia

Esta solução parece resolver o problema de reinicialização aleatória. Basicamente, você diminuirá o estado mínimo do processador para quase 5%, o que impedirá que o sistema inicie aleatoriamente.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo powercfg. cpl e pressione Entrar

  3. Selecione alterar as configurações do plano do seu plano selecionado (ativo)
  4. Selecione Alterar configurações avançadas de energia

  5. Duplo click Gerenciamento de energia do processador
  6. Duplo click Estado mínimo do processador
  7. Selecione 5% do menu de intervalo. Faça isso tanto com o plugado quanto com a bateria.
  8. Selecione Aplique então Está bem

Agora, use seu sistema ou execute um programa para verificar se o problema ainda existe ou não.

Método 8: Reinstalando Manualmente o VCRedist

De acordo com alguns usuários, uma simples reinstalação do software VC Redist corrigiu o problema pelo menos temporariamente. Portanto, você pode tentar a sorte reinstalando o VC Redist e verificar se isso corrige o problema para você. Para fazer isso:

  1. pressione 'Janelas' + “R” para abrir o prompt Executar.
  2. Digitar “Appwiz.cpl” e pressione 'Entrar'.
  3. Clique com o botão direito em cada instância de 'Microsoft Visual C ++' aqui e selecione 'Desinstalar'.

    Desinstalando VC Redist

  4. Siga as instruções e verifique se todas as instâncias foram removidas.
  5. Baixe o software VC Redist em aqui e execute seu executável.
  6. Instale o software seguindo as instruções na tela e Verifica para ver se o problema persiste.
8 minutos lidos