Correção: identificador de arquivo inválido no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Ao tentar excluir um arquivo ou pasta em seu sistema, você pode encontrar a mensagem de erro ‘ Identificador de arquivo inválido '. Essa mensagem de erro ocorre quando o nome da pasta ou do arquivo que você está tentando excluir é um nome reservado. O sistema operacional Windows não lida com certos nomes / apelidos devido aos quais o Explorador de Arquivos o impede de dar à sua pasta ou arquivo um nome reservado. No entanto, caso você obtenha o arquivo de seu smartphone ou de outro sistema operacional como o Linux, será exibida a referida mensagem de erro ao tentar excluí-lo.



Identificador de arquivo inválido



Convenções de nomenclatura da Microsoft

As convenções de nomenclatura da Microsoft estabelecem que os arquivos ou pastas em seu sistema não devem ser nomeados CON, PRN, AUX, NUL, COM1, COM2, COM3, COM4, ​​COM5, COM6, COM7, COM8, COM9, LPT1, LPT2, LPT3, LPT4, LPT5, LPT6, LPT7, LPT8 e LPT9. Isso ocorre porque esses nomes são nomes reservados no sistema operacional Windows, o que significa que são usados ​​para uma finalidade específica pelo sistema operacional Windows e não devem ser usados ​​em nenhum outro lugar. Você também deve evitar seguir os nomes acima imediatamente por uma extensão, por exemplo, NUL.txt. Caso queira mais detalhes, você pode consultar Este artigo no site da Microsoft.



O que causa a mensagem de erro ‘Identificador de arquivo inválido’ no Windows 10?

Bem, a razão para o surgimento do referido erro é bastante clara depois de dar uma lida nas Convenções de Nomenclatura fornecidas pela Microsoft.

  • O nome do arquivo / pasta é um nome reservado: A mensagem de erro aparece quando o arquivo que você está tentando excluir recebe um nome reservado. O uso de nomes reservados é proibido pela Microsoft e não deve ser considerado levianamente.

Agora que você está ciente das convenções de nomenclatura da Microsoft e da causa da mensagem de erro, pode superá-lo seguindo a solução fornecida abaixo.

Excluindo o arquivo ou pasta

Os arquivos que recebem um nome reservado podem se tornar inúteis porque você não pode usá-los nem pode excluí-los usando o procedimento padrão. Para excluir o arquivo ou pasta, você precisará contar com alguns comandos do prompt de comando.



Se você estiver enfrentando a mensagem de erro enquanto deletando um diretório , você pode fazer isso seguindo as etapas abaixo:

  1. pressione Tecla Windows + X e selecione Prompt de Comando (Admin) da lista para abrir um prompt de comando elevado.
  2. Assim que o prompt de comando elevado for aberto, digite o seguinte comando:
    rd \.  c:  documentos  con / S / Q

    Excluindo uma pasta com um nome reservado

  3. No comando acima, substitua o caminho de acordo, no entanto, certifique-se de não remover o '\.' Antes do caminho. Outro exemplo seria:
    rd \.  E:  con / S / Q
Nota:

O parâmetro / S é usado para dizer ao comando rd para remover todos os subdiretórios encontrados no diretório especificado enquanto o / Q parâmetro é usado para dizer ao comando para remover o conteúdo do diretório especificado silenciosamente (você não receberá nenhum prompt). Além disso, \. é usado para se referir ao sistema atual.

Caso você esteja tentando deletar um arquivo , faça o seguinte:

  1. Abra um prompt de comando elevado, conforme mostrado acima.
  2. Digite o seguinte comando e pressione Entrar :
    del \.  c:  Temp  con.txt

    Excluindo um arquivo com um nome reservado

  3. Para deletar um arquivo, você só terá que especificar a extensão do arquivo e usar o comando do ao invés de rd .

É isso, você provavelmente excluiu o arquivo / pasta do seu sistema.

2 minutos lidos