Correção: não foi possível abrir o arquivo de bloqueio / var / lib / dpkg / lock

Receber a mensagem de erro não foi possível abrir o arquivo de bloqueio / var / lib / dpkg / lock pode ser confuso porque pode muito bem perguntar se você está como root imediatamente, mesmo se estiver executando um comando de atualização com o prefixo sudo. Este comando de erro aparecerá em quase tudo que usa o gerenciador de pacotes apt-get. Esteja você atualizando um desktop ou laptop executando uma das várias versões do Ubuntu ou Raspberry Pi com o spin Raspbian Debian, então você pode descobrir que pode ser um problema em qualquer uma dessas plataformas.

No entanto, a correção é bastante simples. Geralmente, você pode ignorar qualquer coisa que pergunte se você é root ou não e ir direto ao cerne do problema, que está relacionado a dois processos que tentam acessar um arquivo bloqueado ao mesmo tempo.

Método 1: certificar-se de que o sudo pode acessar todas as partes do comando

Se você executasse sudo apt-get update && apt-get upgrade, poderá obter este erro, pois o segundo processo não tem a autoridade certa para acessar o arquivo / var / lib / dpkg / lock.

Em vez disso, tente correr sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade para ver se isso faz alguma diferença. Em caso afirmativo, seu problema já foi corrigido e foi apenas porque você não estava dando ao segundo processo permissões suficientes para acessar o arquivo. Lembre-se de que este comando atualizará e, em seguida, atualizará todos os seus pacotes, portanto, ele pode solicitar sua aprovação e pode demorar um pouco para ser executado.

Caso contrário, o problema já foi completamente resolvido e você não precisa fazer mais nada.

Método 2: removendo o arquivo / var / lib / dpkg / lock

Aqueles que estão usando curl, wget ou outro comando que baixa um arquivo discretamente também podem ter que prefaciar esse comando com sudo, caso estejam trabalhando no Raspbian, uma vez que em alguns casos ele toma o lugar do apt-get. Aqueles que trabalham com Debian puro, Xubuntu, Lubuntu, Linux Mint e outros semelhantes voltados para desktop / laptop não terão que se preocupar com isso, mas pode valer a pena tentar novamente.

Se isso ainda não funcionar, talvez você precise verificar se não há outro programa tentando acessar o arquivo enquanto você executa a atualização. Tente usar sudo lsof / var / lib / dpkg / lock para ver se algum outro processo em execução está aberto. Se ele estiver aberto em algum lugar, basta fechar o aplicativo.

Lembre-se de que ter acesso de leitura e gravação para um aplicativo abrir este arquivo significa, por extensão, que o referido programa deve ter privilégios de root, então você precisará de privilégios de root para fechar o programa. Você pode até tentar olhar através do aplicativo Gerenciador de Tarefas se estiver usando um ambiente de área de trabalho gráfico que ofereça suporte a esse recurso. Simplesmente clique com o botão direito no processo ofensivo e feche se você tiver permissão para fazer isso. Experimente os comandos kill ou killall na linha de comando também.

Agora você pode tentar executar seus comandos apt-get novamente e ver se isso faz alguma diferença, mas você não terá que fazer mais nada se tiver. Se você ainda estiver tendo problemas, tente remover os arquivos de bloqueio imediatamente. Embora isso deva ser considerado como último recurso, geralmente não causa problemas relacionados ao programa apt-get. Você ainda vai querer exaurir outros métodos antes de fazer isso, uma vez que pode bagunçar o sistema apt.

Reinicializar às vezes ajuda, mas se você estiver constantemente em um servidor ou dispositivo Raspbian, esta pode não ser uma opção viável. Tente correr sudo rm / var / lib / dpkg / lock && sudo rm / var / lib / apt / lists / lock , o que irá liberar os arquivos específicos que o apt está analisando quando você o está executando. Tenha cuidado com os nomes desses arquivos, uma vez que executar rm como root é destrutivo.

Supondo que você tenha feito isso após apenas esgotar as outras opções, você pode tentar executar seus comandos de atualização novamente e ver o que acontece. Você não deve ter mais problemas porque os arquivos não existiriam mais nesse ponto, embora as rotinas apt-get sejam capazes de reconstruí-los enquanto são executados.