Erro 0x800f0831 Falha na instalação, o Windows não conseguiu instalar as seguintes atualizações



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o Erro 0x800f0831 é normalmente descoberto por usuários afetados no WindowsUpdate.log usando o Visualizador de eventos após a instalação convencional de uma atualização cumulativa falhar. Embora o problema esteja ocorrendo principalmente em relação aos serviços do Windows Server Update, também está confirmado para aparecer nas versões do Windows para usuários finais.



Erro de atualização do Windows 0x800f0831



Acontece que a causa mais comum que irá acionar essa mensagem de erro é a falta de um manifesto do pacote de atualização anterior. Em outras palavras, o componente WU (Windows Update) não tem conhecimento do que foi instalado pela última vez, então ele se recusa a instalar novos pacotes de atualização. Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema instalando manualmente a atualização ausente.



Outra causa potencial que levará ao Erro 0x800f0831 é um cenário em que a máquina do usuário final não consegue se comunicar com os servidores do Windows Update. Isso pode ser facilitado por corrupção de arquivo do sistema ou conexões VPN ou servidores proxy.

No entanto, o problema também pode ser causado por um serviço WU desativado ou um falta do .NET 3.5 Framework . Nesse caso, você precisará habilitar a estrutura no menu Recursos do Windows ou pode instalá-la a partir de uma mídia de instalação compatível.

Em raras circunstâncias, as atualizações do Windows podem falhar com o Erro 0x800f0831 devido a algum tipo de corrupção do sistema. Isso pode ser resolvido usando a Restauração do sistema, executando verificações SFC e DISM ou atualizando os componentes do seu sistema operacional (por meio de instalação limpa ou instalação de reparo).



Como solucionar problemas e corrigir o erro 0x800f0831 durante o Windows Update?

Método 1: instalar a atualização ausente manualmente

Se você está procurando uma maneira rápida de agilizar o problema, sua melhor chance de consertar o problema de uma vez é instalar a atualização com falha manualmente. Acontece que há uma atualização com falha que é relatada principalmente como causa desse problema ( KB4512489 )

Se este cenário for aplicável, você pode usar o Catálogo do Microsoft Update para localizar e instalar o pacote ausente manualmente. Isso é eficaz nas situações em que o problema está sendo causado por uma dependência WU corrompida. Vários usuários afetados confirmaram que essa operação funcionou para eles.

Aqui está um guia rápido sobre como usar o Catálogo do Microsoft Update para corrigir o Erro 0x800f0831:

  1. Use seu navegador padrão e acesse este link ( aqui ) para acessar o Catálogo do Microsoft Update .
  2. Depois de conseguir pousar no local correto, use a função de pesquisa no canto superior direito da tela para procurar a atualização que se recusa a instalar de forma convencional.

    Procurando a atualização que você deseja instalar manualmente

  3. Ao ver a lista de resultados, procure o driver apropriado e decida qual baixar de acordo com a arquitetura da CPU e a versão afetada do Windows.

    Escolhendo o Windows Update certo

  4. Depois de encontrar a atualização correta do Windows para sua situação, clique no botão Download associado a ela e aguarde a conclusão do processo.
  5. Assim que o download for concluído, navegue até o local onde você fez o download, clique com o botão direito do mouse no arquivo .inf e escolha Instalar no menu de contexto recém-exibido.

    Instalando o driver Inf

  6. Dentro da tela de instalação do driver, siga as instruções na tela para concluir o processo de instalação e reinicie o computador.

Caso esta operação não permitisse que você contornasse o Erro 0x800f0831 ou se você estiver procurando um método que consertará o componente que está causando o problema, vá para a próxima possível correção abaixo.

Método 2: desative VPN ou servidor proxy (se aplicável)

A segunda maior causa que pode desencadear o Erro 0x800f0831 é algum tipo de interferência que acaba bloqueando as comunicações entre a versão de usuário final do Windows e o servidor Windows Update. Na grande maioria dos casos relatados, esse problema foi criado por um cliente VPN ou um servidor proxy.

Alguns usuários que estavam lutando para corrigir esse problema confirmaram que conseguiram corrigir o problema desinstalando o cliente VPN ou desativando o servidor proxy (dependendo do cenário aplicável).

Criamos dois guias separados para acomodar os dois cenários que podem ser aplicáveis, portanto, siga o que se aplicar à sua situação atual.

Nota: Se você não usa uma conexão VPN ou servidor proxy, ignore os subguias abaixo e vá diretamente para o Método 3.

Desativar uma conexão VPN

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Depois de conseguir entrar no Programas e características tela, role para baixo pela lista de aplicativos que você instalou e localizou uma VPN de terceiros que você suspeita que possa estar causando o problema.
  3. Ao localizar a solução VPN de terceiros que suspeita estar causando o problema, clique com o botão direito sobre ela e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando uma ferramenta VPN

  4. Depois de chegar à tela de desinstalação, siga as instruções na tela para concluir o processo e reinicie o computador.
  5. Depois que a próxima sequência de inicialização for concluída, tente instalar a atualização com falha novamente e veja se você ainda está encontrando o mesmo problema.

Desativar um servidor proxy

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ” ms-settings: network-proxy ’ e pressione Entrar para abrir um Proxy guia do nativo Configurações cardápio.

    Caixa de diálogo em execução: ms-settings: network-wifi

  2. Assim que estiver dentro do Proxy guia, role para baixo até a seção de configuração manual de proxy e, em seguida, simplesmente desative o botão associado a ‘ Use um servidor proxy ‘.

    Desativando o uso de um servidor proxy

  3. Depois de fazer essa modificação com êxito, reinicie o computador e veja se o problema foi corrigido na próxima inicialização do computador.

Se nenhum desses dois cenários for aplicável, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: Definir o status do Windows Update para Automático

Se o computador que está passando pela falha na instalação do Windows Update fizer parte de um domínio compartilhado, é possível que uma política de rede ou uma ferramenta otimizadora de sistema de terceiros tenha desativado o serviço principal responsável pela função de atualização.

Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema acessando a tela Serviços, definir o Tipo de inicialização como Automático e iniciar o serviço Windows Update com força.

Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

Nota: As etapas abaixo devem ser universais, portanto, você deve ser capaz de segui-las independentemente da versão do Windows que estiver usando.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Services.msc’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Serviços tela.

    Digite “services.msc” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter

    Nota: Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

  2. Assim que estiver dentro do Serviços tela, role para baixo através da lista de serviços locais e identifique o atualização do Windows serviço. Depois de vê-lo, clique duas vezes nele ou clique com o botão direito e escolha Propriedades no menu de contexto.

    Propriedades do Windows Update

  3. Depois de conseguir entrar no Propriedades do Windows Update tela, selecione a guia geral e comece configurando o menu suspenso associado a Tipo de inicialização para Automático.

    Definindo o tipo de inicialização do serviço Windows Update como Automático

  4. Clique em Aplique para salvar as alterações, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do computador.

Caso o tipo de inicialização do Windows Update já tenha sido definido como Automático e isso não resolva o problema, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: Habilitando o .NET Framework 3.5

Se você está encontrando o problema ao tentar instalar uma atualização cumulativa, você deve explorar a possibilidade de uma .NET 3.5 framework . O processo de instalação de atualizações cumulativas é mais complexo e pode falhar, a menos que todas as dependências necessárias estejam habilitadas.

Vários usuários afetados confirmaram que conseguiram corrigir o problema usando o menu de recursos do Windows para garantir que .NET 3.5 framework está desabilitado.

Aqui está um guia rápido para garantir que o .NET Framework esteja ativado em seu computador Windows:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Dentro da caixa de texto, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características menu, clique em Liga ou desliga características das janelas (na seção esquerda da tela).

    Em Programas e Recursos, clique em Ativar ou Desativar Recursos do Windows

  3. Dentro de Recursos do Windows tela, certifique-se de que a caixa de seleção associada com .NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0) e clique em Está bem para salvar as alterações.

    Habilitando o .NET Framework 3.5

  4. Clique sim no prompt de confirmação, aguarde até que 3.5 .NET Framework seja habilitado. Assim que estiver, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido após a próxima inicialização do computador.

Caso você ainda esteja encontrando o mesmo Erro 0x800f0831, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 5: Instalando .NET Framework 3.5 via CMD

Caso o método acima tenha disparado um erro ao tentar habilitar o .NET Framework 3.5 ou a opção não estava disponível na tela de recursos do Windows, você mesmo pode forçar a instalação instalando a estrutura ausente de um terminal CMD elevado.

Vamos criar um script CMD personalizado que forçará a instalação de .NET Framework 3.5 e aplicar os comandos automaticamente.

Mas lembre-se de que, para fazer isso, você precisará de uma mídia de instalação do Windows compatível. Se você não tiver um pronto, precisará criar um.

Nota: Veja como criar mídia de instalação compatível para Windows 7 ( aqui ) e Windows 10 ( aqui )

Assim que tiver a mídia de instalação pronta, siga as instruções abaixo para forçar a instalação do .NET Framework 3.5 a partir de um prompt CMD elevado:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Notepad.exe’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um elevado Bloco de anotações janela. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Abrindo uma janela elevada do Bloco de Notas

  2. Dentro da janela elevada do Bloco de Notas, cole o seguinte código:
    @echo off O instalador offline do Title .NET Framework 3.5 para %% I em (DEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX YZ) faz se existir '%% I: \ sources  install.wim' set setupdrv = %% I se definido setupdrv (echo encontrado drive% setupdrv % echo Instalando .NET Framework 3.5 ... Dism / online / enable-feature / featurename: NetFX3 / All / Source: PLACEHOLDER :  sources  sxs / LimitAccess echo. echo .NET Framework 3.5 deve ser instalado echo. ) else (echo Nenhuma mídia de instalação encontrada! echo Insira o DVD ou unidade flash USB e execute este arquivo mais uma vez. echo.) pause

    Nota: Substituir PLACEHOLDER com a sua letra da unidade que atualmente contém a mídia de instalação.

  3. Assim que o código for inserido com sucesso, vá para Arquivo> Salvar como e selecione um local apropriado onde deseja salvar o arquivo.

    Salvar o script em um local personalizado

  4. Você pode nomear a correção como quiser, mas é crucial que você termine com a extensão * .cmd *. Em seguida, clique em Salve  para criar o script que irá corrigir o Erro 0x800f0831.

    Criação da correção de CMD

  5. Navegue até o local onde salvou o arquivo .cmd, clique nele com o botão direito e escolha Executar como administrador no menu de contexto. Em seguida clique sim no prompt de confirmação e aguarde a conclusão do processo.
  6. Depois que o .NET 3.5 Framework estiver instalado, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do computador.

Caso você ainda esteja encontrando o mesmo Erro 0x800f0831, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 6: Execução de varreduras SFC e DISM

Se nenhum dos métodos abaixo permitiu que você corrija o Erro 0x800f0831, é muito provável que o problema esteja realmente sendo causado por algum tipo de corrupção de arquivo do sistema. Caso este cenário seja aplicável, você deve começar executando alguns utilitários (DISM e SFC) que são equipados para corrigir e substituir instâncias corrompidas.

DISM (Deployment Image Servicing and Management) é uma ferramenta que depende muito de um subcomponente do WU. Requer uma conexão com a Internet para consertar arquivos de sistema corrompidos.

Por outro lado, SFC (verificador de arquivos do sistema) é 100% local e usa um arquivo armazenado em cache localmente para substituir os dados corrompidos por equivalentes saudáveis.

Como as duas concessionárias operam de maneira diferente, recomendamos que você as execute em rápida sucessão para maximizar suas chances de sucesso.

Aqui está um guia rápido sobre a execução de varreduras SFC e DISM a partir de um prompt CMD elevado:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Cmd’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando Elevado . Quando você vê o UAC (Controle de Conta de Usuário), clique sim para conceder acesso de administrador.

    Digite “cmd” na caixa de diálogo Executar

  2. Uma vez dentro do prompt CMD elevado, digite o seguinte comando e pressione Enter para iniciar uma varredura SFC.
    sfc / scannow

    Nota: Este utilitário usará dados armazenados em cache localmente para substituir quaisquer arquivos corrompidos do Windows por um equivalente saudável. Mas depois de iniciar esta varredura, não a feche antes - isso deixa o seu sistema exposto a setores defeituosos que podem criar problemas diferentes.

  3. Assim que a verificação SFC for concluída, reinicie o computador e aguarde a próxima inicialização ser concluída.
  4. Na próxima inicialização, siga a etapa 1 novamente para abrir outro terminal CMD elevado. Desta vez, execute o comando abaixo para iniciar uma varredura DISM:
    dism / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota: Antes de iniciar este procedimento, certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja estável. O DISM usa o Windows Update para baixar cópias íntegras dos arquivos de sistema corrompidos que precisam ser substituídos.

  5. Quando a operação for concluída, reinicie o computador e veja se o problema é corrigido na próxima inicialização do computador.

Caso você ainda esteja lidando com o mesmo Erro 0x800f0831 , vá para a correção final abaixo.

Método 7: usando a restauração do sistema

Se você só começou a perceber esse problema recentemente após a instalação de um driver ou atualização ou após um desligamento inesperado da máquina, e nenhuma das atualizações pendentes foi instalada, é provável que uma alteração recente do sistema tenha causado essa incapacidade de instalar atualizações.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema usando o utilitário Restauração do sistema para reverter o computador para um estado saudável quando o problema não estava ocorrendo.

Lembre-se de que, por padrão, o Windows 7, o Windows 8.1 e o Windows 10 são configurados para salvar novos instantâneos de restauração regularmente (em eventos importantes do sistema). Portanto, a menos que você tenha modificado esse comportamento padrão (ou um aplicativo de terceiros tenha feito isso por você), você deve ter muitos instantâneos de restauração para escolher.

Mas lembre-se de que usar um instantâneo de Restauração do Sistema significa que qualquer alteração feita após a criação do instantâneo também será perdida. Isso inclui quaisquer aplicativos instalados, jogos e quaisquer outras alterações de sistema que você fez durante esse período.

Se você está ciente das consequências, aqui estão as instruções passo a passo para usar Restauração do sistema para restaurar seu computador a um estado saudável:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Rstrui’ e pressione Entrar para abrir o Restauração do sistema cardápio.

    Abrindo o assistente de Restauração do Sistema via caixa Executar

  2. Assim que estiver dentro da inicial Restauração do sistema tela, clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Usando a restauração do sistema

  3. Na próxima tela, inicie a operação marcando a caixa associada a Mostrar mais pontos de restauração . Em seguida, comece comparando as datas de cada ponto de restauração salvo e selecione um que seja mais antigo do que o aparecimento deste problema.

    Restaurando seu sistema para um ponto anterior no tempo

    Nota: Mas não selecione um ponto de restauração muito antigo para não perder tantos dados.

  4. Com o ponto de restauração do sistema correto selecionado, clique em Próximo para avançar para o próximo menu.
  5. Quando você chegar até aqui, o utilitário estará configurado e pronto para funcionar. Para aplicar esta correção, basta clicar em Terminar para iniciar o processo. Depois de fazer isso, o computador será reiniciado e o estado antigo será aplicado na próxima inicialização do sistema.

    Iniciando o processo de restauração do sistema

No caso de Erro 0x800f0831 ainda está ocorrendo ou este método não era aplicável, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 8: Executar uma instalação / reparo limpo

Se você chegou até aqui e nenhum dos métodos acima permitiu que você corrigisse o problema, é mais provável que seja devido a algum tipo de corrupção do sistema que não pode ser resolvido convencionalmente. Se esse cenário for aplicável, sua única chance de corrigir o problema é redefinir todos os componentes do Windows.

Quando se trata de fazer isso, você tem duas opções:

  • Instalação limpa - Esta é a solução mais fácil das duas. Você não precisa de uma mídia de instalação e pode implantar essa correção diretamente da GUI do Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7. No entanto, a menos que você faça backup de seus dados com antecedência, espere a perda total de dados pessoais.
  • Reparar instalação - Se você está procurando uma abordagem mais focada, você deve escolher este método. Você precisará de uma mídia de instalação compatível, mas a principal vantagem é que você poderá manter todos os seus dados pessoais, incluindo aplicativos, aplicativos, mídia pessoal e até mesmo algumas preferências do usuário.

Siga o método com o qual você se sentir mais confortável.

Tag janelas 11 minutos lidos