Correção: o aplicativo em seu PC precisa do .NET Framework 3.5



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você estiver usando o Windows 8 ou 10, provavelmente notou um pop-up que exige a instalação do .NET framework 3.5. Os pop-ups podem ser aleatórios se você estiver executando aplicativos em segundo plano ou na inicialização. O pop-up diz:



“Um aplicativo em seu PC precisa do seguinte recurso do Windows: .NET Framework 3.5 (inclui Net 2.0 e 3.0)”





O pop-up geralmente é genuíno, mas pode ser acionado por qualquer programa que precise dessa estrutura, incluindo malware. Se você optar por pular a instalação, o pop-up pode aparecer novamente quando você tenta instalar um programa ou quando tenta executar um determinado programa. No entanto, baixá-lo da Internet e instalá-lo em seu PC só retornará um erro mais frustrante de que o framework já está instalado. Este artigo explicará por que esse pop-up aparece, o que é o .NET Framework e por que ele é necessário no seu PC. Por fim, forneceremos métodos sobre como instalar o .NET Framework 3.5 em seu PC.

Para entender por que o .NET framework 3.5 é necessário e por que essa solicitação aparece, primeiro temos que entender o que é o .NET framework. Na programação, uma estrutura é uma coleção de interfaces de programação de aplicativos (APIs) que geralmente são uma biblioteca compartilhada de códigos que os desenvolvedores podem chamar ao desenvolver aplicativos. Dessa forma, eles não precisam escrever o código do zero, economizando um tempo valioso e, portanto, incentivando o programador a se concentrar mais no que o programa pode fazer. No .NET Framework, essa biblioteca de código compartilhado é chamada de Framework Class Library (FCL). Os códigos na biblioteca compartilhada podem executar todos os tipos de funções diferentes e são milhares desses códigos. Por exemplo, o código para executar ping em outro dispositivo na rede ou o código para ativar as caixas de diálogo 'Abrir como' ou 'Salvar como' está alojado nesta estrutura.

Além dos códigos padronizados, o .NET framework fornece um ambiente de tempo de execução para executar aplicativos que foram construídos usando os códigos do framework. Um ambiente de tempo de execução é uma espécie de sandbox na qual os aplicativos são executados; a mesma coisa que acontece com aplicativos Java. O ambiente de tempo de execução .NET é denominado Common Language Runtime (CLR). O CLR também gerencia threads de memória e processador, trata de exceções de programa e gerencia a segurança. Ao compilar os códigos antes de executá-los, o ambiente de execução isola o software do hardware do computador, garantindo assim que o programa codificado possa ser executado em qualquer PC.



O .NET framework foi desenvolvido para vários sistemas operacionais, mas devido à sua natureza proprietária, é usado principalmente no Windows. Existem várias versões do .NET framework. A ideia inicial era que as versões mais recentes fossem compatíveis com os códigos criados com versões anteriores. No entanto, percebeu-se que esse não poderia mais ser o caso. No entanto, o .NET Framework versão 3.5 abriga códigos da versão 3.0 e da versão 2.0, portanto, é compatível apenas com essas versões. A versão mais recente (V. 4.6) não é compatível com as versões anteriores e, portanto, geralmente é executada junto com outras versões.

O que faz com que o .NET framework 3.5 seja pop-up necessário no Windows 8/10

O Windows 8 e o Windows 10 geralmente vêm carregados com o .NET Framework versão 3.5 e 4.6. No entanto, apenas a versão 4.6 está ativada e você precisará ativar o .NET Framework 3.5. Portanto, todos os programas que usam o .NET versão 3.5 framework irão disparar um pop-up de que o .NET Framework 3.5 precisa ser instalado, pois a versão 4.6 não é compatível com versões anteriores. Numerosos programas foram feitos usando essa estrutura, uma vez que ela suporta programas codificados em C #, C ++, F #, Visual Basic e algumas dezenas de outros. Em uma tentativa de encorajar o uso da nova versão, o antigo .NET framework 3.5 está, portanto, desabilitado em seu PC. No entanto, alguns programadores distribuem a versão necessária com seus programas.

Se você receber a mensagem de erro informando que o .NET versão 3.5 é necessário em seu PC para executar um programa, você pode usar os métodos abaixo para instalá-lo em seu computador. O .NET framework 3.5 inclui as versões 3.0 e 2.0 e, portanto, resolverá pop-ups solicitando a instalação das versões 3.0 e 2.0.

Método 1: ativar o .NET Framework 3.5 em programas e recursos

Felizmente, o .NET framework 3.5 vem distribuído com o Windows 8 ou 10. Tudo que você precisa fazer é ligá-lo e permitir que seja usado pelos programas que o chamam. É por isso que instalar um .NET framework baixado simplesmente indicará que a versão que você está tentando instalar já está no seu PC. Para ativar esse recurso:

  1. pressione Chave do Windows + R para abrir correr
  2. Tipo appwiz.cpl na caixa de texto de execução e pressione Enter para abrir a janela de programas e recursos
  3. Clique no link ' Liga ou desliga características das janelas ”.
  4. Olhe para ' .NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0) ”
  5. Marque a caixa à sua esquerda e clique em OK para ativar o .NET Framework 3.5.
  6. Reinicie o seu PC, se solicitado.

Método 2: instalar e habilitar o .NET Framework 3.5 usando DISM

Usando a ferramenta de linha de comando de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (DISM), você pode instalar e ativar o .NET framework 3.5 em seu PC. Você precisará do DVD do Windows 8/10 ou do arquivo ISO para fazer isso.

  1. Carregue seu DVD na bandeja e feche-o ou clique com o botão direito em seu arquivo .ISO e selecione ‘montar’; o arquivo ISO será carregado como um disco / unidade virtual (observe a letra desta unidade).
  2. Pressione a tecla Windows + R para abrir a janela de execução
  3. Digite CMD na caixa de texto de execução e pressione Enter para abrir o prompt de comando
  4. Digite ou cole o comando abaixo em sua janela CMD:

    DISM / Online / Enable-Feature / FeatureName: NetFx3 / All / LimitAccess / Source: D: sources sxs

  5. Onde D: é o caminho dos arquivos de instalação do Windows (DVD ou unidade virtual).
  6. Espere que a instalação termine com sucesso
  7. Reinicie o seu PC, se solicitado.

Você também pode verificar meu outro artigo explicando como Downgrade para .NET Framework 3.5

4 minutos lidos