Uma análise do golpe de telefonema do IRS: o que esperar em 2019

Tecnologia / Uma análise do golpe de telefonema do IRS: o que esperar em 2019

12.716 americanos perderam uma quantia coletiva de $ 63 milhões. Não faça parte das estatísticas

12 minutos lidos

O que esperar em 2019 Fonte: WITN



$ 63 milhões. Essa é a quantia de dinheiro que se perdeu com os golpes de telefonemas do IRS desde outubro de 2013. Isso é de acordo com o Inspetor Geral do Tesouro para Administração Tributária (TIGTA), braço do governo federal dos Estados Unidos que garante integridade na administração interna leis de receita.

Portanto, não é surpreendente que esse golpe ocupe o segundo lugar na lista 'Dirty Dozen'. Uma lista que é compilada todos os anos pelo IRS destacando os 12 golpes mais perigosos dirigidos ao contribuinte. Phishing ocupa a primeira posição.



Em um comunicado à imprensa datado de março do ano passado, o comissário do IRS, Chuck Rettig, reconhece a ameaça representada por esses golpes de telefonemas, mas garante aos cidadãos que eles estão trabalhando em colaboração com seus parceiros de cúpula de segurança para chegar ao topo disso. Ele também alerta os indivíduos para que tenham um cuidado especial durante os últimos meses dos períodos de declaração de impostos, de janeiro a abril, pois é quando os golpistas lançam ataques em grande escala.



E apenas para dar mais perspectiva ao que o comissário estava dizendo, aqui está uma análise feita pelos especialistas em allareacodes.com. Esta análise compara o número de reclamações por telefone automático que foram apresentadas por consumidores durante os últimos quatro meses do período de apresentação nos últimos três anos. Entendemos que isso não é um reflexo direto das chamadas de golpes fiscais, uma vez que analisa as queixas gerais envolvendo o registro 'Do Not Call', mas ainda assim, não é uma coincidência que o aumento seja testemunhado apenas quando as pessoas estão terminando seus impostos .



De acordo com essa análise, o número de reclamações aumenta 20% nos meses de março e abril em relação a janeiro.

Média de reclamações por mês (2016-2018)

Uma análise adicional dessas estatísticas por semanas indica que o número de reclamações é 10% maior durante a terceira semana de abril do que durante a última semana de março. Ainda em comparação com todo o mês de janeiro, essa terceira semana de abril tem 5x mais reclamações.



Média de reclamações por semana (2016-2018)

Como funciona o esquema de telefonema do IRS: identificando os golpistas

O engraçado é que, quando você é informado sobre o golpe, parece tão óbvio que você se pergunta como alguém cairia nele. Mas esses golpistas executam de forma tão clínica que você acaba sendo sugado por ele. Eles se aproveitam do seu medo. Levá-lo a um estado de pânico para que não pense mais logicamente.

Mas o “bom” é que os golpes parecem seguir um determinado roteiro. O que torna muito fácil identificá-los, desde que você esteja informado. E é também por isso que, como você verá mais tarde, uma das chaves para impedir os golpistas é educar o público.

Como funciona o golpe de falsificação de identidade do IRS

O contato inicial

Os fraudadores podem entrar em contato com você de duas maneiras. Na primeira instância, eles deixam uma mensagem gravada destacando o valor que você deve ao IRS em dívidas fiscais e, em seguida, solicitam que você os responda imediatamente, ou então eles irão entrar com uma ação judicial contra você. E no segundo método, eles entram em contato com você diretamente.

Autenticação

Os criminosos se identificam usando nomes e um número de crachá falsos. Geralmente, eles usarão nomes americanos típicos, como John Smith e Sarah Walker, mas isso está sujeito a alterações. Eles também falsificam o identificador de chamadas para que pareça que você está recebendo uma chamada do IRS. Eles podem até pedir que você acesse o site do IRS para verificar se esse é realmente o número de telefone deles.

Os golpistas também podem ter os últimos 4 dígitos do seu número de previdência social, que usam para se validar posteriormente.

Ameaças começam

Os golpistas conhecem todos os botões psicológicos certos para apertar. Ao contrário dos golpes de loteria que visam o desejo das pessoas de ganhar dinheiro, o golpe do imposto de chamadas telefônicas capitaliza seu medo de perder e, neste caso, de perder sua liberdade. É por isso que o ameaçam com prisões ou deportação para os imigrantes. Eles também podem ameaçar revogar sua licença de trabalho ou leiloar seu carro.

E para garantir a credibilidade de sua narrativa, eles ligam para você novamente, mas desta vez falsificando os números para se passar pela polícia ou pela empresa de veículos automotores.

Outro truque inteligente que esses fraudadores utilizam para garantir o sucesso de seu golpe é isolar você completamente. Eles ameaçam você contra o encerramento da ligação e insistem que você mantenha uma comunicação constante com eles durante todo o processo. Isso significa negar a você a chance de questionar o que está acontecendo.

Porque ao dar a você algum espaço para respirar, você começará a notar as rachaduras na história. Por exemplo, quando você recebe uma chamada do 911 quando é apenas um número SOS. Sim, caso você não soubesse, mesmo no raro caso de a polícia decidir ligar para você, nunca apareceria como 911 em seu identificador de chamadas.

Fechando negócio

Na maioria dos casos, esses golpistas nunca solicitam que você faça o pagamento de sua dívida fiscal. Eles apenas empurram você através de ameaças até que seja você quem as sugere. Uma jogada bastante inteligente se você me perguntar.

Observe que, durante o período da chamada, os golpistas irão conectá-lo a diferentes pessoas com quem você precisa falar, enquanto tentam simular os diferentes departamentos do IRS. Na última etapa, você estará conversando com o seu próximo que orienta sobre como efetuar os pagamentos. Isso envolve principalmente transferências eletrônicas, pagamentos com cartão de débito ou cartões-presente.

Uma coisa que se destaca nesses criminosos é a confiança. E, como qualquer especialista em vendas e marketing dirá, a confiança é a chave para fazer qualquer negócio. O que, em essência, é o que esses golpistas estão fazendo.

Até agora, tudo o que dissemos soaria legítimo para qualquer pessoa, certo? Desde o identificador de chamadas até os nomes, número do crachá e até mesmo o conhecimento de suas informações pessoais, como seu número de seguro social. Então, como você pode ter certeza de que não é o IRS que está chamando? Simples.

Estes são os sinais de que você não está falando com o IRS real

Sinais de aviso

O IRS nunca ligará para você diretamente em sua linha doméstica exigindo que você pague seus impostos. Pelo menos não antes de lhe enviarem vários e-mails destacando o mesmo. E estou falando sobre o correio tradicional que é entregue pelo Serviço Postal dos Estados Unidos.

O IRS não vai ameaçar enviar a polícia local para prendê-lo e nem vai ameaçar deportá-lo. Isso está caindo muito baixo e o IRS prefere ir grande ou ir para casa. Portanto, o que eles podem fazer no caso mais extremo é congelar e confiscar o dinheiro de suas contas bancárias. Digo extremo porque você terá recebido muitos avisos antes que isso aconteça.

O IRS não exige pagamentos imediatos. Isso seria contra a declaração de direitos do contribuinte, que afirma que você tem o direito de questionar e apelar do valor declarado como sua dívida fiscal.

O IRS nunca enviará um e-mail solicitando o pagamento de dívidas fiscais. Lembre-se, correio tradicional!

O IRS também nunca exigirá que você entregue suas informações financeiras pessoais por telefone. Portanto, se o chamador está exigindo que você forneça o número / senha do seu cartão de débito, é definitivamente um golpe. Encerre a chamada imediatamente.

O que fazer quando você recebe uma chamada telefônica do Imposter IRS

Como lidar com imitadores de IRS

Agora você sabe como identificar um impostor, mas como reage? Obviamente, o importante é que você encerre a chamada imediatamente e não forneça nenhuma informação pessoal aos chamadores. Se você tiver certeza de que deve o dinheiro dos impostos do IRS, recomendamos que primeiro ligue para eles usando o número oficial, 800-829-1040. Isso o ajudará a esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre a autenticidade da chamada.

Feito isso, você pode agora relatar a ligação que ajudará o governo na luta contra os golpes de telefonemas. Há duas maneiras de você fazer isto.

O primeiro envolve relatar a ligação para a TIGTA. Eles têm um formulário online onde você preenche os detalhes que descrevem como a ligação ocorreu.

E a outra opção envolve registrar uma reclamação junto à Federal Trade Commission (FTC). Um órgão encarregado de proteger os consumidores dos EUA.

Denunciar esses golpistas será crucial para ajudar essas agências a acompanhar a tendência do golpe. Dessa forma, eles podem saber se estão vencendo a luta ou se devem intensificar a batalha.

Para denunciar um e-mail fraudulento e encaminhá-lo para phishing@irs.gov . E embora isso pareça de conhecimento comum, nunca abra nenhum anexo incluído nos e-mails.

Olhando para o esquema de telefonema do IRS usando números reais

As pessoas não percebem o quão sério é esse golpe até que tenham visto as estatísticas reais. E sabe de uma coisa? Todo mundo é um alvo, independentemente do estado em que você se encontra. Mas, como você verá, alguns estados são mais direcionados do que outros.

Nevada tem o maior número de relatórios de golpes, com 2.579 pessoas em cada 100.000 pessoas apresentando uma reclamação. Na Califórnia, 1.891 reclamações foram feitas para cada 100.000 pessoas. O Texas ocupa o 39º lugar na lista, com 1.421 reclamações. Aqui está uma análise completa das reclamações de fraude por estado.

Distribuição do golpe de chamada telefônica nos EUA (mapa de calor)

Distribuição do golpe de chamada telefônica nos EUA (Barchart)

O que o governo e os órgãos envolvidos estão fazendo em relação à fraude fiscal

Se há uma coisa que está clara até este ponto, é que o golpe do telefonema prospera na ignorância. A principal razão pela qual as pessoas estão sendo enganadas é a falta de informações adequadas sobre o assunto. O que, portanto, não é surpreendente que a principal estratégia de combate ao golpe sejam as campanhas de conscientização pública.

A cada ano, o IRS lança uma campanha de conscientização em que educa o público sobre os 12 golpes fiscais mais galopantes em sua lista “Doze Sujos”.

O IRS, juntamente com a TIGTA e a FTC, também estão colaborando com a mídia, o Congresso e outras partes interessadas para garantir que o maior número possível de cidadãos seja alcançado. Eles também estão trabalhando com as companhias telefônicas para encerrar qualquer número que esteja envolvido nessa fraude.

Ainda numa abordagem mais prática, o governo prendeu várias pessoas envolvidas nos golpes e, ao fazê-lo, conseguiu derrubar diversos call centers. Surpreendentemente, a maioria desses call centers está localizada fora do país, onde não podem ser rastreados pelo governo.

A Índia é o maior culpado, respondendo pela maioria dos golpes. Foi relatado que os call centers indianos estão envolvidos em mais de uma em cada dez reclamações de fraudes no Reino Unido. No ano passado, 21 indivíduos de diferentes estados dos EUA foram presos e acusados ​​de conspirar com 32 outros indivíduos em call centers indianos para defraudar cerca de 15.000 contribuintes americanos de seu dinheiro.

Então, da próxima vez que você se perguntar por que o IRS parece estar empregando apenas índios, talvez porque seja uma farsa. Especialmente quando eles se apresentam como John Smith.

Etapas que você pode realizar como indivíduo para evitar ser enganado

Mesmo enquanto esperamos pela intervenção do governo, você também pode tomar certas medidas para garantir que não caia nesses golpes. Do que estou falando?

Familiarize-se com a declaração de direitos do contribuinte. Porque se você o fizesse, você saberia que o contribuinte tem o direito de contestar a posição do IRS e ser ouvido. Então você não teria medo quando os golpistas ligassem exigindo que você fizesse pagamentos imediatos, ou então você seria preso.

Outro truque que você pode empregar é o uso de um autoresponder que responderá às ligações fraudulentas do IRS, notificando os golpistas de que o que estão fazendo é crime. Parece cafona, mas funciona. Especialmente porque se envolver com os contras aumenta suas chances de atrair você para a armadilha deles.

Para se proteger contra e-mails de phishing, use um software de segurança, como um antivírus e antimalware, e criptografe os dados confidenciais que você armazena em seu computador. O software também pode ser usado para proteger sua conexão ao conduzir transações online para evitar que os cibercriminosos capturem suas informações financeiras.

Novas técnicas de fraude

Os golpistas sabem que, para sobreviver, precisam evoluir. E assim, com as campanhas massivas em andamento para educar a massa sobre seus crimes, o que eles fazem? Eles mudam de tática. Crie novas técnicas para enganar cidadãos desavisados. Infelizmente, até que as reclamações sobre um golpe específico tenham sido feitas, é difícil dizer o que eles farão em seguida. Mas aqui estão algumas novas abordagens que eles vêm empregando.

Posando como oficiais do IRS que desejam ajudá-lo a concluir o processo de declaração de impostos

Esta técnica será particularmente eficaz durante este período, à medida que nos aproximamos do fim do período de declaração de impostos. Os golpistas ligam ou enviam um e-mail para você alegando que receberam suas devoluções de arquivo, mas precisam fazer algumas verificações antes de concluir o processo.

IRS Email phishing

Eles então solicitarão que você forneça seu número de seguro social e outras informações financeiras, como número de cartão de crédito. Esteja avisado. O IRS nunca ligará solicitando que você forneça esse tipo de informação. Os golpistas pretendem usar essas informações para registrar devoluções fraudulentas e reivindicar o reembolso.

Visando profissionais fiscais em vez de indivíduos

Em outra reviravolta, os golpistas estão mudando seu alvo para os profissionais de impostos. Esse golpe envolve o envio de um e-mail para os preparadores fiscais que tentam roubar seus nomes de usuário e senhas. Os golpistas se apresentam como associações de contabilidade estadual ou profissionais e incluem links nos e-mails para capturar os detalhes de login.

Esse golpe é muito perigoso porque, se bem-sucedido, os golpistas terão acesso às informações financeiras de todos os clientes do profissional fiscal. De acordo com o IRS, os cibercriminosos têm como alvo especificamente profissionais de Lowa, Illinois, Nova Jersey e Carolina do Norte. Para evitar esses golpes, os preparadores fiscais são aconselhados a visitar os sites oficiais dessas associações em vez de abrir os links incluídos nos e-mails.

Golpistas que se fazem passar pelo Taxpayer Advocate Service (TAS)

Os golpistas também adotaram uma nova técnica em que ligam para suas vítimas alegando ser a TAS, uma organização independente do IRS que ajuda a resolver problemas entre o contribuinte e o IRS.

Esses golpistas falsificam os números dos escritórios da TAS em Houston / Brooklyn e solicitam suas informações pessoais, incluindo seu número de Seguro Social e Número de Identificação de Contribuinte Individual (ITIN).

É neste ponto que digo que a TAS nunca iniciará contato com o contribuinte. Você os contata quando precisar de ajuda para resolver um problema de IRS.

Golpistas se passando por funcionários da empresa

Esta é outra técnica perigosa que atinge muitas pessoas ao mesmo tempo. Os golpistas se fazem passar por funcionários da empresa, em sua maioria executivos, e enviam um e-mail ao pessoal de recursos humanos ou folha de pagamento solicitando que seja enviado o formulário w-2 da organização, que contém as informações financeiras de todos os funcionários.

Roubo de identidade de funcionário

Ou, em uma abordagem mais direta, os golpistas instruem os funcionários da folha de pagamento a alterar a conta de depósito para fins de folha de pagamento e, em seguida, dão a eles uma nova conta e um número de roteamento de propriedade dos golpistas. Esse é o tipo de e-mail que deve ser encaminhado para phishing@irs.gov.

Usando Video Relay Services para atingir pessoas com problemas auditivos

Os golpistas também adotaram uma nova técnica na qual têm como alvo pessoas com problemas auditivos, chamando-as por meio do Video Relay Service. Uma suposição comum é que todas as chamadas VRS são legítimas porque há alguém interpretando a mensagem.

Golpe do IRS Video Relay Services

Mas a verdade é que os intérpretes do VRS não filtram as chamadas para verificar a validade, o que significa que os golpistas podem facilmente chegar até você por meio desse sistema.

Conclusão: o que esperar em 2019

2019 parece que será um bom ano. Não para os golpistas, mas para o governo e seus cidadãos. Acontece que as inúmeras campanhas de divulgação em massa estão funcionando. Os relatórios indicam que, há algum tempo, os golpistas conseguiam obter uma vítima para cada 40-50 chamadas feitas. Que tal agora? Bem, agora eles têm que fazer 300-400 ligações antes de terem uma vítima.

Portanto, algo que você pode esperar este ano é um aumento no número de chamadas telefônicas feitas todos os dias, à medida que os golpistas tentam atrair mais vítimas para sua rede de golpes. Mas mesmo isso será cada vez menos frutífero, à medida que o público continue a ser informado sobre esses golpes.

A outra coisa que você pode esperar é uma mudança na metodologia dos golpistas. Infelizmente, não há como saber o que eles farão em seguida. Mas uma coisa importante que você deve sempre ter em mente é que o IRS nunca ligará ou enviará e-mails diretamente sem enviar um e-mail. Familiarizar-se com os direitos do contribuinte também permitirá que você tenha uma base legal para lutar contra os golpistas.

Então, podemos esperar um momento no futuro em que os golpistas não serão capazes de pegar uma vítima? Nunca diga nunca, mas em minha opinião, isso é altamente improvável. O medo é sua arma. E se for pressionado por tempo suficiente, qualquer um quebrará. Independentemente de você ter certeza de que é uma farsa, sempre existe um pouco de medo. E se não for. E é assim que eles vão conseguir uma vítima ocasional.

Além disso, o fato de que eles mudarão de tática significa que você pode facilmente se ver envolvido em um novo golpe. No entanto, o objetivo final é minimizar o nível de ameaça lançado por esses golpes e eu diria que está sendo alcançado lentamente.