Hardware / AMD trabalhando em tecnologia de interconexão XGMI para Vega 20 para competir com NVLink da Nvidia para o mercado de HPC 2 minutos lidos

AMD Vega

Após o lançamento não tão bem recebido da Nvidia das novas placas GeForce RTX no mês passado, tem havido conversas sobre as novas placas do lado vermelho. A AMD revelou os novos cartões Vega usando a arquitetura de 7 nm na Computex 2018 em junho. A AMD aparentemente vai adicionar 'XGMI' ou tecnologia de interconexão GPU-GPU para o Vega 20 cartões.

A tecnologia NVLink da Nvidia não é nova no mercado, era suportada pela arquitetura Pascal anterior, embora fosse usada apenas em placas de computação de alto desempenho como as GPUs Tesla P100, a tecnologia NVLink era voltada para máquinas multi GPU e CPU de nível de servidor, mas isso mudou quando eles introduziram a tecnologia para trabalhar com placas Geforce e Quadro de nível de consumidor com a arquitetura Turing, o que lhes oferecia uma largura de banda maior e melhor escalabilidade para resolver o problema de interconexão com um barramento de alta velocidade para suportar a tecnologia SLI.

Com todas as especulações que circulavam GPU AMD Radeon Vega 20 , A AMD anunciou que o Radeon Instinct Vega de 7 nm foi otimizado para o mercado de servidores, estações de trabalho e computação de alta potência. Com isso, a AMD também anunciou uma nova tecnologia de interconexão de alta velocidade, virtualização baseada em H / W e novas operações de aprendizagem profunda que devem ser adicionadas aos seus Vega 20 núcleo gráfico.

Mais informações saíram da nova atualização do driver GPU para AMD na plataforma Linux com XGMI aparecendo no patch. A tecnologia de interconexão dobrará efetivamente a largura de banda da GPU Radeon baseada na interface PCIe 3.0, até 16 GB / s, e com a possibilidade de aumentar a largura de banda total para até 64 GB / s, fazendo uso da interface x16.

Fonte do código do driver - HKEPC

o AMD Radeon Vega 20 O cartão será uma versão atualizada das atuais GPUs Vega com a arquitetura de 7nm aumentando sua eficiência, reduzindo o consumo de energia e também aumentando a velocidade do clock em relação às placas atuais. O novo Vega 20 as placas também suportarão barramento PCIe 4.0 junto com a plataforma de servidor EPYC de próxima geração e terão compatibilidade reversa com barramento PCIe 3.0.

Recurso definido no Vega 20 Souce - HKEPC

Ainda não se sabe se e quando o XGMI a tecnologia estará disponível para GPUs de videogame de consumo ou se a nova arquitetura Navi fizer uso dessa tecnologia, é claro que ela será usada no mercado de computação de alto desempenho para competir com a tecnologia NVLink da Team Green que está no mercado por um tempo.

Tag AMD Vega NVLink Vega 20