As próximas APUs Renior da AMD podem ser os primeiros processadores a oferecer suporte ao padrão de memória LPDDR4X

Hardware / As próximas APUs Renior da AMD podem ser os primeiros processadores a oferecer suporte ao padrão de memória LPDDR4X 1 minuto lido

AMD Ryzen



A AMD sempre esteve um passo à frente de seus concorrentes quando se trata de APUs. Seus processadores podem não ter o brilho do alto desempenho de computação de um único núcleo, mas seus APUs mostram seu valor em ambientes de jogos. Esta é a razão pela qual as APUs Ryzen acessíveis se tornaram tão populares, mesmo em seu estado de incubação. O desempenho das APUs depende de muitos fatores, como a largura de banda da ponte entre a CPU e a GPU, a largura de banda da memória e o desempenho real de ambas as unidades de processamento.

Um consumidor não pode fazer nada relacionado à ponte ou mesmo ao desempenho máximo (apenas para a maioria dos consumidores). No entanto, como consumidores, podemos escolher o tamanho, a velocidade e a configuração da memória que desejamos usar em nosso sistema. De acordo com Tomshardware, testes demonstraram que a memória mais rápida pode melhorar o desempenho de pico dos chips, especialmente em jogos.



Uma vez que as APUs da AMD são consideradas uma das melhores no mercado, pode-se inferir que elas devem suportar memória mais rápida nativamente. Infelizmente, esse não é o caso mesmo para as APUs da série 3000 mais recentes. Essas APUs suportam apenas memória DDR4 2400 MHz, que é, na verdade, uma das camadas mais baixas da memória DDR4. Do jeito que está, a AMD não tem nenhum processador que suporte o novo padrão de memória LPDDR4 ou LPDDR4X. Por outro lado, a Intel atualizou seus controladores de memória e as novas CPUs Ice Lake suportam os formatos DDR4 3200 e LPDDR4 3733.



Parece que a AMD está alcançando a concorrência. De acordo com o último patch do Linux implantado em 28 de agosto, a próxima geração de APUs AMD (codinome Renoir) pode suportar a memória LPDDR4X 4266. O primeiro patch menciona o tipo de memória LPDDR4 e o segundo patch especifica a velocidade da memória de 4266 MHz.



Rumores anteriores sugerem que a AMD utilizará a placa de vídeo Radeon Vega com o Renoir, mais especificamente o Vega 10. No entanto, ela utilizará o motor 2.1 DCN (Display Next Core). As APUs anteriores usam o motor DCN 1.0 e as novas placas gráficas RDNA baseadas em Navi da AMD Radeon usam o motor DCN 2.0. Isso torna o boato sobre o uso do motor atualizado questionável, já que os patches mencionam apenas o motor DCN 2.1.

Por fim, espera-se que esses processadores sejam lançados em 2020.

Tag amd Ryzen