Resolver erro de inundação de sincronização de hipertransporte



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ ocorre durante a tela inicial de inicialização, imediatamente após o usuário inicializar o PC. A sequência de inicialização é concluída normalmente usando os valores padrão e funciona bem, com o único problema de que a data e a hora são redefinidas após cada inicialização do sistema.





O que está causando o ‘Erro de inundação de sincronização do Hyper Transport’?

  • Bateria CMOS com defeito - Na grande maioria dos casos, esse problema ocorre devido a uma bateria CMOS antiga ou com defeito que não consegue armazenar as informações entre as inicializações do sistema. Se você notar que a data e a hora são redefinidas a cada inicialização, você poderá corrigir o problema limpando a bateria CMOS ou substituindo-a por uma nova.
  • Freqüências com overclock instáveis - Este erro específico também pode ocorrer em casos em que os sinais no barramento HT estão em um estado de instabilidade que torna as operações normais impossíveis. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de impedir que o erro ocorra novamente, retornando todas as frequências e tensões com overclock ao padrão.
  • Alimentação insuficiente fornecida pela PSU - Se você estiver operando com frequências de overclock ou se adicionou recentemente um componente que exige mais energia, também é possível que sua fonte de alimentação atual não seja capaz de fornecer energia suficiente. Neste caso, você pode resolver o problema desconectando componentes e dispositivos não essenciais ou atualizando para um mais poderoso PSU .
  • Falha do BIOS - Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a uma versão inadequada do BIOS ou uma falha que está afetando a estabilidade do seu sistema. A ASUS teve um problema de BIOS que desencadeou este problema com certas configurações. Nesse caso, você pode corrigir o problema instalando a versão mais recente do BIOS de acordo com sua placa-mãe e fabricante.

Método 1: limpar / substituir a bateria CMOS

Se você notar que a data e a hora são redefinidas após cada inicialização do computador, a primeira suspeita que você deve ter em mente é a bateria CMOS. Este componente pequeno, mas importante, está localizado na placa-mãe e é normalmente uma célula-botão CR2032.



A bateria CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) (também conhecida como RTC ou NVRAM) é responsável por armazenar informações que vão desde hora e data até as configurações de hardware do sistema. Uma inconsistência causada por este componente é normalmente assinalada pela incapacidade do computador de manter a data e hora entre as inicializações.

Se este cenário for aplicável ao seu cenário atual e você suspeitar que está lidando com uma bateria CMOS defeituosa, deverá ser capaz de corrigir o problema limpando a bateria CMOS ou substituindo-a por completo, caso o problema se repita.

Aqui está um guia rápido para fazer isso:



Nota: As etapas abaixo devem ser aplicáveis ​​independentemente da versão do Windows ou da configuração do PC.

  1. Desligue o computador completamente e certifique-se de que ele não esteja conectado a uma tomada elétrica.
  2. Em seguida, remova a tampa lateral e equipe sua mão principal com uma pulseira estática (se tiver uma). Isso irá aterrá-lo à estrutura do computador e nivelar a energia elétrica, o que garante que você não produza nenhum dano aos componentes do seu PC.
  3. Dê uma olhada em sua placa-mãe e identificar a bateria CMOS . Não deve ser difícil de detectar. Depois de vê-lo, use a unha ou uma chave de fenda não condutiva para removê-lo do slot.

    Removendo a bateria CMOS

    Nota: Se você tiver uma bateria CMOS sobressalente, substitua a atual para garantir que você não esteja lidando com uma bateria com defeito. Caso contrário, limpe-o completamente para garantir que não haja sujeira inibindo a conectividade com a placa-mãe.

  4. Aguarde alguns minutos antes de juntar tudo novamente e ligar o computador novamente. Em seguida, faça duas reinicializações consecutivas e veja se o data hora é preservado e você ainda encontra o mesmo ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ erro.

Se você fez isso e ainda está vendo o ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ erro a cada inicialização do sistema, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: desative o overclocking (se aplicável)

Em outros casos, o erro de inundação de sincronização será iniciado em instâncias em que os sinais no barramento HT estão em um estado que torna impossível realizar as operações normais. Como você pode imaginar, pode haver muitas falhas de hardware que podem causar esse problema.

Mas, na realidade, na maioria dos casos, isso ocorrerá se o BIOS tiver configurado a CPU ou o chipset incorretamente - provavelmente devido a frequências de overclock exageradas que estão causando instabilidade geral do sistema. Também é possível que devido ao seu overclock, seu PC não seja capaz de fornecer energia suficiente.

Alguns usuários afetados que também estavam lidando com esse problema relataram que o problema foi finalmente resolvido depois que reduziram as frequências de overclock para CPU e GPU. Para começar, reverter para os valores padrão permitirá que você descubra se o problema está realmente ocorrendo devido a overclocking .

Ajustando frequências de overclocking

Depois de conseguir redefinir as frequências de overclock para o padrão, faça algumas reinicializações consecutivas e veja se o ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ o erro ainda está ocorrendo.

Caso a mesma mensagem de erro ainda esteja ocorrendo a cada inicialização do sistema, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Substituindo a PSU

Se você não pode fazer sem frequências com overclock e você confirmou anteriormente que o problema não está mais ocorrendo enquanto você reverte para os valores padrão, é quase certo que você precisa atualizar para um PSU mais poderoso.

No caso da PSU atual estar com energia insuficiente, você continuará encontrando o ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ erro. Isso acontece porque seu sistema precisa de mais energia do que seu PSU é capaz de fornecer.

PSU subequipada

Uma forma potencial de corrigir o problema sem ter que atualizar para uma melhor PSU é remover todos os dispositivos que não são essenciais para o funcionamento do seu PC (periféricos não críticos, HDDs adicionais, unidades ópticas, etc.). Além disso, tente diminuir um pouco as tensões se tiver feito overclock em sua GPU ou CPU e veja se o problema desaparece.

Se isso não funcionar, você não tem escolha a não ser fazer upgrade para um PSU poderoso que é capaz de fornecer energia suficiente para o seu sistema.

Caso você ainda esteja encontrando o problema ou este método não fosse aplicável no seu caso, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: atualização para a versão mais recente do BIOS

Acontece que esse problema específico também pode ocorrer devido a uma versão inadequada ou com falhas de seu BIOS. A ASUS teve um problema de BIOS deste tipo que acabará por desencadear o ‘Erro de inundação de sincronização do Hiper Transporte’ erro a cada inicialização do sistema, embora a bateria CMOS estivesse perfeitamente íntegra.

É totalmente possível que a versão atual do BIOS esteja causando o problema. Se uma nova versão estiver disponível, você deve atualizá-la para a mais recente e ver se o mesmo problema ainda está ocorrendo. Mas tenha em mente que as etapas de atualizando sua BIOS a versão será diferente dependendo do fabricante.

Normalmente, cada fabricante tem seu próprio software proprietário que precisa ser usado ao atualizar o BIOS. A Asus tem E-Z Flash, MSI tem MFlash e os exemplos podem continuar.

Atualizando sua versão do BIOS

Se você deseja atualizar a versão do BIOS, comece procurando as etapas específicas relacionadas ao seu modelo específico. Mas se você não está confiante em suas habilidades técnicas, a melhor maneira é levá-lo a um técnico de TI para não correr o risco de bloquear seu sistema.

4 minutos lidos