120mm vs 140mm: Qual tamanho de ventoinha é ideal para você?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você está no mercado para comprar fãs, você se deparará com muitas opções. Deixando de lado a clássica batalha RGB ou nenhuma RGB, o próximo grande dilema é qual o tamanho certo do ventilador. Existem muitos tamanhos disponíveis no mercado. Eles variam de 120 mm, que é a opção mais popular hoje, até ventoinhas de 200 mm. A Corsair chegou a lançar uma ventoinha de 500mm, e a própria empresa se confunde com elas. Portanto, neste artigo, ajudaremos você a escolher o tamanho correto do ventilador que será melhor para o seu sistema.



Conteúdo da página



Qual é a diferença entre as ventoinhas de 120 mm e 140 mm?

Os fãs são encarregados de um trabalho simples: mover o ar. Não importa seu tamanho, os ventiladores são compostos de três partes: um motor, lâminas e invólucro. O tipo de motor e o tipo de rolamentos variam de ventilador para ventilador.



Tipos de lâminas

As pás do ventilador são principalmente de dois tipos. Plana e em forma de foice. Ventiladores de pás planas maximizam a velocidade do ar, tornando-os adequados para instalação em radiadores. Os radiadores tendem a desacelerar o ar, portanto, quanto maior a velocidade inicial, mais rápido o ar se move para fora do radiador.

Lâminas em forma de foice maximizam o volume de ar que se move através delas. Suas lâminas se curvam como uma katana que os ajuda a cortar o ar para trás, aumentando assim o fluxo de ar.

Embora haja um pouco de diferença entre as maneiras como eles operam, obter o outro tipo para o trabalho específico para o qual você os está atribuindo não é um problema completo. Se você já comprou o tipo errado de ventiladores, não se desespere. A diferença de desempenho é quase insignificante.



Tipos de rolamentos

O rolamento é usado para reduzir o atrito devido ao funcionamento do ventilador. O tipo de rolamento incluído em um ventilador determina sua vida útil. Os ventiladores podem vir com mancais de deslizamento, até mancais de fluido. No entanto, o melhor tipo de rolamento, que recomendamos a todos, é um rolamento de esferas. Os rolamentos de esferas são econômicos e duram muito tempo sem falhar.

Vimos algumas coisas de ponta, como ventiladores de levitação magnética de empresas como a Corsair. No entanto, os preços que esses fãs pedem não são justificáveis.

Agora que sabemos sobre as partes básicas que fazem um ventilador funcionar, vamos ver a diferença que os tamanhos criam.

As ventoinhas de 120mm, sendo menores, precisam girar muito mais rápido para mover a mesma quantidade de ar que uma ventoinha de 140mm. As ventoinhas de 140 mm têm a vantagem de diâmetro e, portanto, podem girar muito mais devagar para atingir as mesmas taxas de movimento do ar,

Como as ventoinhas de 140 mm precisam girar mais devagar, elas consomem menos energia e são mais silenciosas que as ventoinhas de 120 mm. Assim, as pessoas sugerem ventoinhas de 140 mm se o seu gabinete as suportar.

Você pode misturar ventoinhas de 120 mm e 140 mm?

Os ventiladores funcionam criando zonas de pressão negativa à sua frente. O ar se move para essas zonas de pressão negativa e, em seguida, é carregado para dentro ou para fora do seu sistema (dependendo de como elas estão configuradas). Assim, você sempre pode misturar ventiladores de qualquer diâmetro. Todos os tipos de ventiladores são compatíveis entre si, pois lidam com ar. O ar se moverá na direção em que os ventiladores estiverem configurados.

Assim, tanto as ventoinhas de 120 mm quanto as de 140 mm farão seu trabalho. Mas as ventoinhas de 140 mm são muito mais silenciosas em seu trabalho. Além disso, as ventoinhas contribuem muito para a estética do seu gabinete. Portanto, escolha o tamanho certo, dependendo da aparência e dos níveis de ruído que você deseja.