O aplicativo Zoom iOS estava enviando dados para o Facebook mesmo que os usuários não fossem membros, revela desmontagem

maçã / O aplicativo Zoom iOS estava enviando dados para o Facebook mesmo que os usuários não fossem membros, revela desmontagem 3 minutos lidos

AMPLIAÇÃO



O Zoom, um aplicativo de videoconferência que recentemente ganhou fama e foi amplamente utilizado durante as crises de saúde em curso, estava enviando secretamente dados do usuário para o Facebook. A descoberta preocupante foi feita depois que o aplicativo Zoom iOS foi analisado. Um SDK redundante aparentemente ainda estava ativo dentro do aplicativo que estava enviando uma grande quantidade de dados ao Facebook.

A Zoom lançou uma atualização de emergência para seu aplicativo iOS depois que foi descoberto que a plataforma estava enviando dados sobre usuários ao Facebook. Surpreendentemente, os dados foram enviados independentemente de os usuários terem ou não uma conta no Facebook. Não está imediatamente claro se a Zoom buscou e recebeu permissões explícitas de seus usuários antes de enviar dados para o Facebook, mas é evidente que a plataforma pode ter garantido um amplo e abrangente acordo de 'Termos e Condições' que incluía a disposição.



Atualização dos problemas de zoom da plataforma de videoconferência popular para remover o código que envia dados para o Facebook:

O zoom disparou para a popularidade depois que vários países emitiram ordens de bloqueio para seus cidadãos exigindo o trabalho de casa. Entre outras plataformas de produtividade e colaboração remotas, o Zoom, um serviço menos conhecido, cresceu em popularidade à medida que o uso aumentava exponencialmente. Os aplicativos iOS e Android da Zoom têm sido amplamente apreciados por sua velocidade, clareza e outros recursos.



Apesar das vantagens, o aplicativo preocupa, pois aparentemente estava enviando dados e informações do usuário para o Facebook. De acordo com o relatório de análise, realizado por Placa-mãe , o aplicativo Zoom iOS estava enviando informações, como quando um usuário abriu o aplicativo, seu fuso horário, cidade e detalhes do dispositivo, para o gigante da rede social. Quando a notícia sobre a potencial privacidade do usuário veio à tona, a Zoom rapidamente emitiu uma declaração que dizia:

“A Zoom leva a privacidade de seus usuários muito a sério. Implementamos originalmente o recurso ‘Login com o Facebook’ usando o SDK do Facebook para fornecer aos nossos usuários outra maneira conveniente de acessar nossa plataforma. No entanto, recentemente fomos informados de que o SDK do Facebook estava coletando dados desnecessários do dispositivo. ”



SDK ou Software Development Kit é uma coleção de código pré-compilado que os desenvolvedores costumam usar para ajudar a implementar certos recursos em seus próprios aplicativos. O uso de um SDK também pode ter o efeito de enviar certos dados a terceiros. O botão ‘Curtir’ e a seção de ‘Comentários’ do Facebook em sites de terceiros são um excelente exemplo desse código que envia informações ao Facebook.

Aparentemente, a política de privacidade do Zoom não torna clara a transferência de dados para o Facebook. Em outras palavras, parece que o Zoom inicialmente implementou o caminho para enviar dados ao Facebook. É preocupante notar que os dados são enviados para o Facebook mesmo que o usuário do Zoom não seja membro da plataforma de mídia social.

Quais dados do usuário o Zoom estava enviando para o Facebook?

É claro que um SDK redundante estava enviando dados do usuário para o Facebook. No entanto, os dados estavam sendo anônimos, observou Zoom em sua declaração, que dizia:

“Os dados coletados pelo SDK do Facebook não incluíam nenhuma informação pessoal do usuário, mas sim dados sobre os dispositivos dos usuários, como tipo e versão do sistema operacional móvel, fuso horário do dispositivo, sistema operacional do dispositivo, modelo e operadora do dispositivo, tamanho da tela, processador núcleos e espaço em disco. ”

Depois que as notícias sobre a coleta de dados do Facebook se espalharam, o Zoom rapidamente lançou uma atualização para o aplicativo iOS. Uma análise independente do aplicativo confirmou que não há código que aciona a transmissão de dados para o Facebook ao abrir o aplicativo. A Zoom observou o mesmo em sua declaração:

“Estaremos removendo o SDK do Facebook e reconfigurando o recurso para que os usuários ainda possam fazer o login com o Facebook por meio de seu navegador. Os usuários precisarão atualizar para a versão mais recente de nosso aplicativo assim que estiver disponível para que essas alterações sejam efetivadas, e nós os encorajamos a fazer isso. Pedimos sinceras desculpas por essa omissão e permanecemos firmemente comprometidos com a proteção dos dados de nossos usuários. ”

A declaração implica claramente que o Zoom não está preocupado com quaisquer repercussões legais e está definindo o incidente com segurança como um 'descuido'. No entanto, este incidente prova que o alcance do Facebook e a capacidade de farejar dados do usuário , anônimo ou não, é bastante expansivo.

Tag AMPLIAÇÃO