O que é um amplificador de fone de ouvido e por que você precisa de um?

Ao longo dos anos, a forma como obtemos nossa música mudou significativamente. Mudamos de toca-discos para mp3 players e agora para serviços de streaming digital de alta resolução. Da mesma forma, a maneira como ouvimos nossa música mudou tão significativamente, se não mais. Há uma grande variedade de dispositivos que podemos usar para ouvir música, como alto-falantes, fones de ouvido e fones de ouvido. Uma vez que a tecnologia está sempre evoluindo e se adaptando às nossas necessidades, não é nenhuma surpresa que o principal método de consumo de música seja por meio de fones de ouvido - eles são confortáveis, oferecem ótima qualidade de som e são suficientemente portáteis. Eles são a escolha certa para quase todas as pessoas que gostam de música, especialmente aqueles que se consideram audiófilos.



Já que você está interessado em ler este artigo, aposto que você é uma pessoa que se preocupa com a música e com a forma como eles a consomem. Outra coisa em que estou disposto a apostar é que você provavelmente possui um par de fones de ouvido decente. Se for esse o caso, você provavelmente deve estar se perguntando se a compra de um amplificador de fone de ouvido irá aprimorar sua experiência e aumentar a qualidade do som emitido por seus fones de ouvido. Bem, dependendo do par de fones de ouvido que você possui, a resposta é sim. Um par de fones de ouvido de qualidade emparelhado com um amplificador de fone de ouvido decente pode renovar a maneira como você consome sua música e simplesmente aumentar o nível.

O que é um amplificador de fone de ouvido?

Um amplificador de fone de ouvido é basicamente um amplificador, aquele que usa o sinal de áudio de baixo nível fornecido por um dispositivo de origem (seja um smartphone, toca-discos ou PC) e o amplifica, ou seja, aumenta o sinal para um nível suficiente, pré-programado nível após o qual é convertido em som pelo driver de som no dispositivo de saída (fones de ouvido). É praticamente igual a amplificadores de tamanho normal que funcionam em alto-falantes de tamanho normal, apenas em uma escala menor. O uso de um amplificador aumenta a faixa dinâmica do som emitido. Também tem um efeito sobre a natureza do som que você ouve - dependendo do tipo de amplificador usado, pode alterar a natureza da música para uma forma mais realista, natural ou suave.



Por que você precisa de um?

A essência disso é que sua experiência musical depende muito do equipamento que você usa. A qualidade de cada componente envolvido no processo é importante até certo ponto, alguns mais do que outros. Seja a fonte da música (gravador, arquivos de áudio, serviço de streaming de alta resolução, etc), o dispositivo de reprodução de música (fone de ouvido, alto-falante, etc) ou o amplificador e DAC usados, externos ou integrados, ambos. Todo o sistema de áudio está interconectado e é tão forte quanto o elo mais fraco. Considerando isso, normalmente o elo mais fraco é o amplificador e DAC embutidos que todos tendemos a usar em nosso PC, laptop ou smartphones. Eles simplesmente não são de alto padrão e não são equipados com circuitos complexos e têm uma impedância de entrada e saída mais alta do que os amplificadores independentes, o que significa que há menos efeito de amortecimento no áudio com amplas faixas dinâmicas. Isso leva a uma queda na saída geral da qualidade do som.





O efeito de amortecimento fornecido por amplificadores de fone de ouvido independentes é a razão por trás de porque eles podem reduzir a distorção em uma faixa de volume muito maior. Isso significa que agora você pode aumentar o volume até o nível mais alto e ainda manter sua qualidade e haver pouca distorção - que normalmente se apresenta como gargalhadas e chocalhos em áudio de decibéis altos. Como afirmado anteriormente, a música alta terá uma faixa dinâmica maior e muito menos distorção, mas as seções silenciosas de uma música também serão preenchidas com mais detalhes, já que a faixa dinâmica é maior nos níveis de volume geral. Quando for a primeira vez que estiver ouvindo uma música que já ouviu milhares de vezes em um fone de ouvido de última geração com um amplificador de fone de ouvido autônomo, você se pegará ouvindo coisas que nunca conseguiu ouvir antes.

Outro fator importante para a qualidade do som quando se fala em fones de ouvido é a impedância de saída dos fones de ouvido. Idealmente, para obter a melhor qualidade de som, a impedância da saída do fone de ouvido deve ser dez vezes maior do que o amplificador de comando. Se for a impedância do fone de ouvido é muito maior do que a do amplificador de direção, o som será abafado. Esta é uma preocupação especial para fones de ouvido de alta impedância, que requerem amplificadores de fone de ouvido para funcionar corretamente e fornecer uma experiência de áudio audível confortável.

Qual é a impedância?

amplificador valvulado para fone de ouvido



A resistência de um sinal elétrico é chamada de impedância. É medido em ohms. Tudo o que você precisa saber é que quanto maior a impedância, mais resistência os fones de ouvido têm a oferecer e exigirão tensões mais altas para produzir uma experiência de áudio audível de maneira confortável. A impedância dos fones de ouvido varia de 16 ohms a até 600 ohms. Fones de ouvido decentes e de última geração geralmente têm alta impedância, portanto, é melhor se eles forem pareados com um amplificador de fone de ouvido independente para fornecer a voltagem ideal. Por outro lado, fones de ouvido de baixa impedância reduzem o fator de amortecimento, reduzindo assim a qualidade do som. Portanto, mesmo fones de ouvido de baixa impedância podem se beneficiar ao serem conectados a um amplificador de fone de ouvido.

amplificador de fone de ouvido de estado sólido

Como você escolhe um amplificador?

Existe uma grande variedade de amplificadores de fones de ouvido por aí. Existem amplificadores grandes do tamanho de um desktop que oferecem o melhor investimento pelo seu dinheiro, e existem outros amplificadores movidos a bateria que são portáteis e fáceis de transportar. Existem também duas categorias de amplificadores de fone de ouvido: amplificadores de estado sólido e amplificadores valvulados. Os amplificadores de estado sólido fornecem mais detalhes e têm graves pesados, mas não têm o realismo e a riqueza que os amplificadores valvulados oferecem - embora sem os graves. Se você está pensando em comprar um amplificador de fone de ouvido, verifique esta lista de Melhores amplificadores de fone de ouvido para obter mais informações que certamente o ajudarão a fazer sua escolha.