RAM: canal único vs canal duplo

A RAM é muito crítica em um computador. Existe o antigo argumento de que você precisa de uma certa quantidade de RAM e nada mais. Há também o debate sobre as velocidades de memória, sejam elas realmente importantes ou não. Vamos guardar para outro dia. Resumindo, se você está economizando na RAM, isso terá algum tipo de impacto no desempenho. Esse impacto obviamente depende de quanta capacidade você obtém e da velocidade que obtém.



Ao comprar um kit de memória, você notará que a maioria deles vem em um par de dois. Instalá-los na placa-mãe incorretamente pode ter um leve impacto no desempenho geral. Muitas placas-mãe também exibem com orgulho o suporte a dois canais ou até mesmo a quatro canais. O que tudo isso significa?



Explicaremos tudo isso rapidamente neste breve guia. Também compararemos a memória de canal único com a memória de canal duplo e veremos se isso faz diferença no uso no mundo real.



O que são canais de memória?

Imagem: xtreview.com



O que é um canal de memória? Deixe-nos explicar rapidamente. A RAM se conecta a um circuito na placa-mãe conhecido como controlador de memória. Um barramento de memória é o que conecta essas duas coisas. Você pode pensar no barramento de memória como uma série de fios. O controlador de memória analisa o tipo de dados transferidos entre o processador e a RAM. O barramento de memória controla a quantidade de dados transferidos. Dependendo do número de bits transferidos no barramento de memória, podemos descobrir se é um canal único ou canal duplo.

Canal único:

Suponha que você esteja instalando um único stick de RAM na placa-mãe. Em seguida, ele será executado em um único canal. Essa configuração de canal único geralmente é de 64 bits. Pense nisso como uma única “via” para a RAM transferir dados. Normalmente, você executará essa configuração se tiver um único stick de RAM. A largura de banda na memória de canal único é inferior à de canal duplo. Mas, isso também vai depender da velocidade ou frequência da memória.

Canal duplo:

O nome em si é bastante autoexplicativo. Em uma configuração de canal duplo, o barramento de memória divide os dados em dois caminhos. O que significa que ambos os módulos podem transferir dados em pistas separadas, mas no caminho. Isso resulta em um desempenho geral mais rápido. Como o canal único tem um caminho solitário de 64 bits, o canal duplo o duplica. Existem agora duas faixas com 64 bits em cada um viajando no mesmo caminho. Portanto, obviamente, a largura de banda será maior.



Imagem: techpowerup.com

Esses canais têm um impacto real?

Se você obtiver memória de canal duplo para seu sistema, será mais rápido porque tem mais largura de banda do que uma configuração típica de canal único. Um kit de canal duplo será notavelmente mais rápido em muitos jogos dependentes de CPU, onde a RAM também desempenha um papel importante. Agora, isso não será perceptível nas tarefas do dia a dia, como navegação ou streaming. Mas se você for um usuário experiente, vai gostar do espaço extra.

Em benchmarks, é bastante claro que a memória dual channel é definitivamente viável para produtividade. A renderização de vídeo é realmente muito mais rápida e alguns jogos têm até melhor desempenho. Então, se você está um pouco preocupado com a produtividade, o canal duplo é definitivamente atraente. No final das contas, tudo se resume ao preço, se você puder encontrar um kit de canal duplo decente a um bom preço, compre-o definitivamente.

Se você está tendo dificuldade para decidir sobre RAM, escrevemos uma análise sobre alguns dos melhores aríetes para jogos .

Uma última palavra de conselho, se você acabar recebendo um kit de canal duplo, certifique-se de instalar em uma configuração de canal duplo real. Você não obterá todo o potencial de sua RAM novinha em folha se usar um único canal. As placas-mãe identificam claramente os diferentes canais da placa-mãe. O BIOS também avisa se você instalar kits de canal duplo em um único canal. Portanto, usá-lo em um único canal não faz sentido algum.