Teste da GeForce RTX 3070 da Palit Gaming Pro

Avaliações de hardware / Teste da GeForce RTX 3070 da Palit Gaming Pro 26 minutos lidos

A Nvidia GeForce RTX 3070 é uma das placas de vídeo mais esperadas e procuradas do ano. A Nvidia enviou ondas de choque em todo o mundo dos jogos e em toda a comunidade do PC com o anúncio do RTX 3070 em 1º de setembrost, 2020.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
Palit Gaming Pro GeForce RTX 3070
FabricarComprar
Disponível em Veja na Amazon UK

Os entusiastas ficaram extremamente animados ao saber que o RTX 3070 de $ 500 deveria ter um desempenho igual ou melhor do que o carro-chefe da última geração, o RTX 2080Ti de $ 1200. A RTX 3070 ofereceu um ótimo valor e um desempenho realmente alto pelo preço que a tornou um dos produtos mais demandados em todo o mercado de placas de vídeo.

Assim como com os lançamentos de placa de vídeo anteriores da Nvidia, o RTX 3070 está disponível na própria variante Founder’s Edition da Nvidia, bem como em outras variantes personalizadas de Add-in-Board Partners da Nvidia. Os parceiros AIB têm a liberdade de melhorar o design de resfriamento, alterar o fornecimento de energia e aplicar um overclock de fábrica às placas gráficas para fornecer uma experiência um pouco diferente ao usuário final.



A Placa Gráfica Palit Gaming Pro RTX 3070 8GB.



A Palit Microsystems é um dos maiores fabricantes de placas gráficas do mundo em volume e visa principalmente os mercados europeu e asiático. Palit tem sido uma marca popular entre os entusiastas de PC devido às suas excelentes variantes de placa de vídeo baseadas nas GPUs das séries GTX 900 e GTX 1000. Após o lançamento oficial da série RTX 3000, a Palit também lançou suas próprias variantes da série RTX 3000. Existem 3 variantes atualmente disponíveis para compra na Palit:



  • Palit Gaming Pro RTX 3000 series
  • Palit Gaming Pro OC série RTX 3000
  • Palit GameRock OC série RTX 3000

Nesta parte do conteúdo, estaremos testando e analisando o Palit Gaming Pro RTX 3070, que é o produto direcionado a ou próximo ao MSRP. A Palit ainda implementou um sistema de resfriamento realmente robusto pela aparência inicial, já que a placa possui 3 ventoinhas em um dissipador de calor considerável. Veremos como a placa funciona tanto térmica quanto acusticamente mais adiante neste artigo.

O Palit Gaming Pro RTX 3070.

Detalhes da variante

O Palit Gaming Pro RTX 3070 é uma variante AIB do GeForce RTX 3070 que foi fabricado pela Palit Microsystems. A placa deve ter como alvo o MSRP do RTX 3070, portanto, não apresenta nenhum PCB personalizado ou quaisquer sinos e apitos extras que não são exigidos pela GPU. No entanto, isso não significa que a variante Palit não seja competitiva em termos de recursos com as outras cartas.



Antes de mergulhar nos detalhes da variante Palit Gaming Pro da placa, vamos dar uma olhada nas especificações do RTX 3070.

As especificações do RTX 3070

A Palit não mudou as velocidades de clock do RTX 3070 no Gaming Pro, ao invés disso, eles estão proporcionando uma experiência realmente padrão do RTX 3070, mas com melhor resfriamento e um perfil de ruído mais silencioso. O Palit Gaming Pro vem com o mesmo clock de 1725 Mhz Boost que é a especificação padrão da Nvidia também, mas ele aumenta mais do que em cenários do mundo real devido à implementação da tecnologia GPU Boost 4.0. O cartão também possui velocidade de memória de 7000 MHz com uma velocidade efetiva de 14000 MHz.

O Palit Gaming Pro tem algumas vantagens significativas sobre a placa Nvidia Founders Edition, apesar de não implementar um overclock de fábrica. A placa Palit possui um dissipador de calor robusto que é resfriado por 3 ventoinhas que permitem que a GPU permaneça fria e silenciosa mesmo sob carga. As temperaturas mais baixas se traduzem em melhores velocidades de clock do mundo real também devido ao fato de que o GPU Boost 4.0 utiliza o espaço térmico extra para auto-overclock da placa. Além disso, a Palit implementou conectores de alimentação de 2x8 pinos que permitem um consumo total de 300 watts do PSU, que é muito mais do que o RTX 3070 precisa. O espaço extra de energia é útil ao fazer overclock da placa, conforme explorado mais adiante no artigo.

O Palit Gaming Pro RTX 3070 possui um grande dissipador de calor.

Embalagem e desembalagem

A experiência de empacotamento e desembalagem do Palit Gaming Pro RTX 3070 parece razoavelmente premium e empolgante. Nenhum canto foi cortado para economizar um pouco de dinheiro aqui, o que é um belo toque, pois a caixa em si é a primeira coisa com a qual o comprador interage. Além disso, não há acréscimos extras à caixa que não sejam exigidos pela placa de vídeo, como produtos, e gostamos dessa abordagem da Palit. No geral, a embalagem é boa e a experiência de desembalagem é simples.

O Palit Gaming Pro RTX 3070 chega em uma caixa preta retangular bastante grande com a marca Nvidia e Palit por toda parte. Se dermos uma olhada na frente da caixa, vemos uma grande renderização da placa Gaming Pro que tem alguns detalhes de design elegantes complementando-a. Isso dá ao comprador uma ideia da aparência da placa de vídeo e também uma visão da implementação de aRGB na placa. Há uma enorme marca GeForce RTX 3070 no canto inferior direito da parte frontal da caixa, que é o estilo de marca registrada das placas GeForce. A Palit colocou seu próprio logotipo no canto esquerdo da caixa para evitar confusão.

A frente da caixa.

Se virarmos a caixa para o lado, há um pouco mais de branding aqui. O logotipo da GeForce RTX 3070, Gaming Pro e Palit são colocados em uma linha reta que parece limpa.

O lado da caixa.

No outro lado da caixa, os mesmos três logotipos estão presentes, bem como algumas informações do produto. Também podemos ver uma renderização sutil da faixa RGB que está na frente do cartão.

O outro lado da caixa.

A parte superior e inferior da caixa têm um pouco mais de marca, com o logotipo da marca comercial RTX ocupando a maior parte do espaço.

As partes superior e inferior da caixa são idênticas.

A parte traseira da caixa oferece muitas informações e parece bastante confusa. Aqui, Palit listou muitos recursos específicos da Nvidia que são suportados pela placa, como o 2ndGen Ray Tracing Cores, Tensor core, etc. Palit também forneceu uma lista dos recursos salientes em vários idiomas. Existem também alguns códigos QR presentes aqui que levam aos canais oficiais da Palit.

A parte de trás da caixa.

A abertura da caixa revela outra caixa preta sem marca visível. Esta caixa não é lacrada e abre de forma graciosa como uma aba.

A caixa preta.

Imediatamente após levantar a aba, somos recebidos com um manual do usuário da Palit dentro de um recorte em uma folha de espuma macia.

Manual do usuário Palit

O aumento da espuma revela o conteúdo da caixa, que é bastante simples. Primeiro, temos nossa própria placa de vídeo Palit Gaming Pro RTX 3070 envolta em uma capa protetora ESD.

A placa envolvida em uma embalagem protetora ESD.

Há também um adaptador dentro da caixa que converte 2 entradas de 6 pinos em uma única saída de 8 pinos. Este é um bom passo e é útil para aqueles que não têm conectores PCIe de 8 pinos suficientes.

O adaptador incluído.

Remover a placa de vídeo do pacote protetor ESD nos permite apreciar a placa em toda a sua glória.

Atributos físicos

À primeira vista, a Palit Gaming Pro RTX 3070 é uma placa de vídeo impressionante. Ele apresenta um estilo agressivo na cobertura do ventilador que cobre a maior parte da frente da placa. A cobertura principal do cartão é feita de plástico, no entanto, há uma grande placa frontal de metal aparafusada na frente do cartão. A Gaming Pro também é uma placa de vídeo bastante longa, chegando a 295 mm de comprimento, o que pode ser uma preocupação para quem deseja comprar esta variante para gabinetes compactos. O cartão também tem 112 mm de altura e 56 mm de espessura, o que o torna muito mais pesado do que a variante Founder’s Edition da Nvidia. Tecnicamente, o Palit Gaming Pro é uma placa Slot 2.7, mas cobre até 3 slots PCIe do gabinete, então os usuários com muitos dispositivos PCIe devem manter isso em mente.

O Palit Gaming Pro RTX 3070 tem 295 mm de comprimento

Na lateral do cartão, vemos que a Palit optou por um design de conector de alimentação de 2x8 pinos, o que é um grande alívio, já que o novo design de 12 pinos da Nvidia levou a todos os tipos de comentários negativos de compradores em potencial. O conector de 12 pinos não é nativamente suportado por nenhuma fonte de alimentação disponível no momento da escrita e requer um dongle adaptador pesado para conectá-lo a um cabo PCIe de 8 pinos. Felizmente, esta solução não é necessária no caso do Palit Gaming Pro RTX 3070. Também há uma parte considerável do dissipador de calor visível na lateral da placa, que deve fornecer resfriamento adequado para a GPU GA104 dentro do RTX 3070. Além disso, , há uma marca “GeForce RTX” neste lado da placa também, que não tem luz de fundo.

A parte frontal da placa apresenta um estilo agressivo.

No geral, embora a estética seja subjetiva, achamos que o Palit Gaming Pro parece muito bom instalado em um gabinete na posição horizontal normal. Fica ainda melhor se você conseguir instalá-lo na posição vertical, o que permite que o RGB brilhe em toda a sua glória.

Implementação RGB

Por falar em RGB, o Palit Gaming Pro não se esqueceu deste aspecto bastante importante que é bastante popular nos componentes de PC atualmente. Complementando a estética agressiva do cartão, temos uma longa porção diagonal do aRGB que ilumina a frente do cartão e envolve a lateral do cartão em certa medida também. A implementação de aRGB consiste em 3 faixas distintas de iluminação que se deslocam em diagonal e envolvem também o ventilador central.

A implementação RGB do Palit Gaming Pro RTX 3070 é bastante impressionante.

Após uma inspeção mais detalhada, há um padrão de favo de mel esteticamente agradável nas tiras RGB também. Os LEDs dentro da faixa suportam a operação aRGB, o que significa que o Palit Gaming Pro pode mostrar uma gama maior de cores e efeitos diferentes do que os LEDs RGB normais. Toda a implementação do aRGB é controlada pelo Palit Thundermaster Software.

As tiras aRGB no cartão combinam muito bem com o estilo agressivo na parte frontal do cartão. Acreditamos que para exibir a placa em toda a sua glória, ela deve ser montada verticalmente, embora as térmicas também devam ser levadas em consideração nessa orientação.

Olhar mais de perto

Vamos dar uma olhada mais de perto nos vários componentes do Palit Gaming Pro RTX 3070.

Fãs

A Palit instalou três ventoinhas de 95 mm no cooler Palit Gaming Pro, todas girando na mesma direção. Os ventiladores têm a marca TurboFan 3.0 com rolamentos de esferas duplos e essa tecnologia ajuda a reforçar a estabilidade do ventilador. A nova tecnologia TurboFan 3.0 também é resistente a poeira IP5X e afirma reduzir as vibrações do ventilador enquanto prolonga a expectativa de vida dos ventiladores. Os ventiladores também apresentam um modo de tecnologia 0 db que desliga os ventiladores quando o sistema está inativo ou sob uma carga leve. Geralmente, observamos em nossos testes que as ventoinhas desligam abaixo de uma temperatura operacional de 55o C. Isso mantém a placa de vídeo silenciosa e também aumenta a expectativa de vida das ventoinhas, porque elas só giram quando precisam

Placa traseira

Palit forneceu uma placa traseira de plástico que é principalmente na cor preta. Apreciamos a abordagem de cor neutra que a Palit adotou aqui porque a placa traseira geralmente é visível quando a placa é instalada horizontalmente e não queremos que a cor da placa traseira colida com o tema do PC. A placa traseira deste cartão tem algumas marcas sutis incorporadas a ele também. As palavras “Gaming Pro” estão claramente escritas no meio do cartão horizontalmente em uma cor cinza furtiva. Também existe a marca GeForce RTX para o suporte de E / S da mesma cor.

A placa traseira.

A placa traseira também apresenta um padrão distinto de favo de mel de orifícios no lado direito da placa. Esta abordagem permite que o terceiro ventilador sopre o ar diretamente através da placa para melhorar o resfriamento. Analisaremos essa técnica mais detalhadamente quando nos aprofundarmos na solução de resfriamento do Palit Gaming Pro RTX 3070 mais adiante neste artigo.

Placa de E / S:

Voltando ao verso da placa, encontramos uma seleção razoavelmente padrão de opções de E / S com 3 portas DisplayPort 1.4a e 1 porta HDMI 2.1. A série RTX 3000 não inclui mais a porta USB Tipo C que nunca foi realmente usada pelos usuários finais devido a divergências entre as empresas sobre seus casos de uso.

O painel I / O traseiro

A placa de E / S também usa o segundo slot para ventilação, pois há muitos orifícios nessa área em um padrão distinto de favo de mel. Isso permite que o ar quente do cartão escape também pela parte de trás do cartão.

Destruir

Para chegar ao cooler e ao PCB para analisar seus diferentes componentes, primeiro temos que derrubar a própria placa. Desmontar o Palit Gaming Pro RTX 3070 foi bastante fácil e direto, e mesmo usuários relativamente inexperientes não devem ter problemas com este processo.

Primeiro, alguns parafusos devem ser removidos da placa traseira da placa para remover a placa traseira de plástico da placa. Em segundo lugar, 4 parafusos devem ser removidos para separar o suporte de retenção que segura o PCB firmemente contra o refrigerador. Finalmente, 2 parafusos devem ser removidos da placa de E / S, e então a placa de circuito impresso da placa pode ser removida do cooler. Separe cuidadosamente a placa de circuito impresso do cooler para que as almofadas térmicas entre os diferentes componentes da placa de circuito impresso e o cooler não se rasguem. É sempre uma boa ideia manter um conjunto extra de almofadas térmicas com você para substituí-las se elas forem danificadas. Os cabos da ventoinha e os cabos de iluminação RGB também devem ser cuidadosamente removidos antes que o cooler seja completamente separado do PCB.

Visão geral do refrigerador

Embora já tenhamos publicado um análise aprofundada do refrigerador do Gaming Pro RTX 3070, discutiremos as características salientes do sistema de resfriamento novamente nesta análise.

Placa de base de cobre

Provavelmente, a parte mais importante de todo o conjunto do dissipador de calor é a placa de base de cobre niquelado que faz contato direto com a matriz da GPU GA104. A placa de base é razoavelmente plana com uma grande área de superfície que é consideravelmente mais larga e alta do que as dimensões da própria GPU. A pasta térmica permitirá a transferência eficiente de calor da matriz da GPU para a placa de base de cobre, que é então transferida por todo o dissipador de calor com a ajuda de heatpipes de cobre.

Dissipador de calor e tubos de calor

A placa de vídeo Palit Gaming Pro RTX 3070 apresenta um grande dissipador de calor robusto que se estende por todo o comprimento da placa. O dissipador de calor possui uma alta densidade de aletas que ajuda a aumentar a área de superfície do dissipador de forma exponencial, resultando em uma dissipação de calor mais eficiente. As aletas correm perpendicularmente ao comprimento do cartão, o que significa que os ventiladores soprarão o ar direto para baixo nas aletas, fazendo com que o ar quente saia do cartão pelas laterais em vez de pelo verso. Este é geralmente considerado um excelente esquema de resfriamento, mas requer uma boa ventilação do gabinete para expelir o ar quente do gabinete.

Há também uma placa niquelada de duas seções que é aparafusada no dissipador de calor principal. Esta placa serve para resfriar os chips de memória e também os componentes VRM do PCB. A placa auxilia na transferência de calor desses componentes para o dissipador, de onde é dissipado.

A grande placa de base de cobre niquelado é responsável por resfriar o chip da GPU.

Há um total de 6 heatpipes de cobre niquelado que são os principais conduítes para a transferência de calor dos componentes geradores de calor para o próprio dissipador de calor principal. Esses heatpipes são colocados metodicamente em todo o conjunto do dissipador de calor para maximizar a superfície de dissipação de calor. Cada um dos 6 heatpipes contata a placa de base de cobre e transfere calor da GPU para o dissipador de calor principal. 4 heatpipes vêm do lado esquerdo da placa de base de cobre e percorrem todo o comprimento do dissipador de calor subjacente. Mais 2 heatpipes saem do lado direito da placa de base e percorrem o conjunto de aletas no lado direito do cartão. Esses heatpipes viajam linearmente e, em seguida, enrolam-se para dentro para formar uma forma de W, a fim de aumentar a área de superfície que é coberta pelos heatpipes.

Palit apelidou esta abordagem de tecnologia “Double U Heat Pipe”. Essa abordagem ajuda a maximizar a transferência de calor dos componentes geradores de calor.

Design de Fluxo

A Nvidia foi pioneira em um novo design de refrigeração empolgante em suas placas de vídeo da série Founder’s Edition RTX 3000, nas quais o PCB foi encurtado, mas a cobertura do ventilador ainda permanece longa. Isso significa que o ar é puxado pela extremidade do dissipador de calor por uma ventoinha que ajuda a resfriar o dissipador de forma mais eficiente. A maioria dos parceiros AIB também implementou uma versão desse design em seus cartões e Palit não é exceção.

No Palit Gaming Pro RTX 3070, há uma área considerável do dissipador de calor que não possui PCB sob ele, tornando-o ideal para a implementação desse design de fluxo contínuo. A terceira ventoinha empurra o ar direto pelo dissipador de calor, que é expelido pela parte de trás da placa. Existem muitas aberturas na placa traseira em um belo padrão de colmeia que permite que o ar seja expelido através da placa traseira e para dentro do próprio gabinete. Esta solução oferece um nível adicional de resfriamento além do resfriamento tradicional do dissipador de calor e dos heatpipes

Visão geral do PCB

Já tomamos um uma análise aprofundada do PCB do Palit Gaming Pro RTX 3070 em uma parte de conteúdo separada, mas veremos os recursos salientes do PCB novamente nesta análise.

Design PCB

Na verdade, a Nvidia tem dois designs de referência para os PCBs da série RTX 3000. Um desses designs foi usado exclusivamente pela própria Nvidia em seus cartões da série RTX 3000 Founder’s Edition. Essas placas usam um PCB mais curto com um conector proprietário de 12 pinos que precisa de adaptadores para funcionar com PSUs tradicionais. Esta placa de circuito impresso mais curta também tem uma localização diferente dos elementos de entrega de energia na placa.

O outro design de referência tem um PCB um pouco mais longo e usa conectores de alimentação de 8 pinos tradicionais em vez dos conectores de 12 pinos. Esses PCBs de referência devem ser usados ​​pelos parceiros AIB em suas próprias placas gráficas com as GPUs da série RTX 3000. O Palit Gaming Pro RTX 3070 também usa este design de PCB de referência, com uma série de ajustes para otimizar o design de acordo com os padrões da Palit.

O Palit Gaming Pro RTX 3070 usa a segunda variante do PCB de referência

Matriz GPU

A placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3070 usa a GPU GA104-300-A1 da Nvidia em seu coração, e o Palit Gaming Pro não é exceção. O GA104 é um dado diferente do GA102 encontrado tanto no RTX 3080 quanto no RTX 3090. Geralmente, quanto menor o número no dado, mais rápida é a GPU. Isso não significa que a matriz GA104 dentro do RTX 3070 seja lenta, na verdade, é uma peça de silício extremamente rápida. É baseado na nova arquitetura Ampere da Nvidia, que é fabricada usando o nó de processo de 8nm da Samsung.

O dado Nvidia GA104 que alimenta o RTX 3070.

GDDR6

O cartão tem 8 GB de SDRAM GDDR6 que está localizado em 8 chips na parte frontal do PCB. Após uma inspeção mais detalhada, os chips de memória mostram o número da peça K4Z80325BC-HC14, que é um módulo de memória GDDR6 de produção em massa da Samsung. De fato, os chips de memória dentro do Palit Gaming Pro RTX 3070 foram fornecidos pela Samsung, embora não tenhamos certeza se esse é o caso com todas as variantes do RTX 3070.

VRMs e entrega de energia

O sistema de entrega de energia no Palit Gaming Pro RTX 3070 excedeu nossas expectativas, pois também é um pouco melhor do que o Founder’s Edition RTX 3070 da Nvidia. O número total de fases de alimentação para a Nvidia RTX 3070 FE é 11, das quais 9 fases são dedicadas ao GPU e 2 são dedicadas ao VRAM. No Palit Gaming Pro RTX 3070, o número total de fases foi aumentado para 12, das quais 10 fases são dedicadas à GPU enquanto 2 fases são dedicadas à memória GDDR6. Aqui, o circuito de entrega de energia da GPU é destacado em verde, enquanto o circuito de entrega de energia para a memória é destacado em azul.

O Design de Energia de 10 + 2 fases

Não há duplicadores de fase no circuito de fornecimento de energia neste PCB. Dois controladores PWM semicondutores uPi são usados ​​para controlar o circuito de alimentação da GPU, que são uP9512R (capaz de controlar no máximo 8 fases) e uP1666Q (projetado para 2 fases). Ambos os controladores estão localizados na parte traseira do PCB. Enquanto analisamos a parte de trás do PCB, há um controlador PWM uS5650Q (uPI) que controla a alimentação de 2 fases dos chips de memória GDDR6. O conversor de energia GPU usa conjuntos de transistores DrMOS, que são padrão para todas as placas de vídeo Nvidia. Neste caso, eles são AOZ5311NGI (Alpha e Omega Semiconductor), cada um dos quais é classificado para um máximo de 50 A. Há um conjunto diferente de MOSFETs que são usados ​​no conversor de energia do chip de memória e são unidades SM7342EKKP da Sinopower. Estes são da variedade de N-channel. A luz de fundo da placa é controlada por um controlador Holtek HT50F2241 distinto localizado na parte frontal do PCB

Desempenho de jogo

Agora, é hora de dar um mergulho profundo no desempenho do Palit Gaming Pro RTX 3070 e analisar seu desempenho em jogos em diferentes títulos em diferentes resoluções. O RTX 3070 promete níveis de desempenho sem precedentes a um preço em que não vimos tal desempenho sendo entregue no passado. Vamos ver se ele se mantém em suas reivindicações.

Sistema de teste:

Todos os testes foram feitos dentro de um gabinete para simular cenários do mundo real. O seguinte sistema de teste foi usado para obter as métricas de desempenho.

AMD Ryzen 5 3600XT OC’d a 4.5 GHz @ 1.287 V em todos os núcleos
CoolerMaster ML240R 240mm AiO Liquid Cooler
Placa-mãe MSI B450 Tomahawk
32 GB de GSkill TridentZ DDR4 @ 3200MhzCL16
Adata SX6000LNP 512 GB M.2 NVMe SSD para o sistema operacional
500GB Samsung 860 EVO SSD para jogos
NZXT H510 Elite Case com 4 ventiladores
Thermaltake DPS G 650W 80 + Gold PSU

O sistema de teste.

Benchmarks da suíte 3DMark

Primeiro, vamos dar uma olhada em alguns benchmarks sintéticos para obter alguns números brutos de desempenho. Esses números não se traduzem necessariamente em desempenho de jogo, mas nos dão uma boa ideia sobre a potência bruta da placa quando ela é totalmente utilizada.

Usaremos o 3DMark Suite para o propósito de nossos testes sintéticos, uma vez que usa técnicas modernas para levar as GPUs aos seus limites absolutos. Todas as configurações de estoque foram usadas nesses benchmarks, e o Palit Gaming Pro RTX 3070 foi deixado em estoque também.

E aqui temos os resultados de todos os benchmarks sintéticos no 3DMark. O Palit Gaming Pro RTX 3070 teve um desempenho incrivelmente bem nestes benchmarks e foi capaz de entregar taxas de quadros que consideramos jogáveis ​​confortavelmente. Os resultados do Port Royal foram extremamente promissores, já que esse é um benchmark Ray Tracing projetado para ultrapassar os limites das placas que suportam Ray Tracing. O Palit Gaming Pro RTX 3070 oferece desempenho excepcional no Port Royal Benchmark graças aos seus núcleos RT de segunda geração que lidam com Ray Tracing com muito mais eficiência do que os cartões baseados em Turing.

Assassin’s Creed Valhalla

Passando para os benchmarks de jogos, temos Assassin’s Creed Valhalla, um novo título AAA da Ubisoft para 2020. Os jogos Assassin’s Creed são geralmente muito exigentes tanto na CPU quanto na GPU. Aqui estão os resultados do benchmark integrado Assassin’s Creed Valhalla em todas as 3 resoluções testadas.

Como podemos ver, mesmo em configurações Ultra-High, o Palit Gaming Pro RTX 3070 não tem problemas para rodar este jogo a bem mais de 60 quadros por segundo em 1080p e 1440p. É em 4K que começamos a ver o jogo cair abaixo de 60 FPS, e isso pode ser melhorado diminuindo um pouco as configurações de qualidade. 1440p parece ser o ponto ideal para o RTX 3070 por enquanto, embora a placa certamente possa brincar com jogos em 4K também.

Death Stranding

Este é um título relativamente novo que, na verdade, está muito bem otimizado. O jogo oferece altas taxas de quadros e geralmente parece fenomenal também. Aqui estão os resultados do Palit Gaming Pro RTX 3070 em 3 resoluções testadas.

É evidente que mesmo nas configurações mais altas, Death Stranding não é problema para o Palit Gaming Pro RTX 3070, já que a placa é capaz de atingir bem ao norte de 100 quadros por segundo em 1080p e 1440p, ao mesmo tempo em que fornece 83 FPS suaves. em 4K também. O título foi selecionado especificamente porque também implementa DLSS, o que pode ajudar a aumentar ainda mais as taxas de quadros.

Microsoft Flight Simulator

Outro título extremamente exigente de 2020, o Microsoft Flight Simulator deixou de joelhos até as GPUs mais poderosas. No entanto, o RTX 3070 ainda tem um desempenho relativamente bom neste título.

A placa oferece desempenho jogável em 1080p e 1440p em configurações de detalhes Ultra, e é em 4K que a experiência sofre mais. Ainda assim, a 1440p com algumas configurações ajustadas, o Palit Gaming Pro RTX 3070 pode entregar 60FPS neste título também.

Shadow of The Tomb Raider

Embora o jogo seja um pouco mais antigo agora, Shadow of the Tomb Raider ainda parece fantástico em 2020. Este jogo também é bastante exigente no CPU e GPU, e também usa Ray Tracing para melhorar as sombras. Veja como o RTX 3070 se saiu neste título com o RT desligado nas configurações mais altas.

Não é nenhuma surpresa que o RTX 3070 lida com este título confortavelmente em todas as 3 resoluções, mesmo fornecendo ao norte de 100 FPS em 1440p nas configurações mais altas. O Ray Tracing diminui um pouco a taxa de quadros, mas cabe ao jogador julgar se a perda de desempenho vale a pena para algumas sombras extravagantes.

Horizon Zero Dawn

Passando para outro título AAA 2020, desta vez temos Horizon Zero Dawn, que foi transferido do PlayStation 4 para PC. Os seguintes resultados foram obtidos em todas as 3 resoluções usando as configurações de qualidade máxima.

É seguro dizer que o RTX 3070 não é muito difícil neste título, dando bem mais de 80 FPS em 1080p e 1440p nas configurações de Ultimate Quality. Isso reforça nosso ponto de que o Palit Gaming Pro RTX 3070 é uma besta para jogos em 1440p em 2020, e pode até mesmo lidar com jogos em 4K com alguns pequenos ajustes, como vemos aqui.

Metro Exodus

A série Metro é conhecida por entregar alguns jogos extremamente exigentes, mas Exodus não é páreo para o RTX 3070. Aqui estão os resultados em todas as 3 resoluções testadas usando o Ultra Preset com Hairworks OFF.

O Palit Gaming Pro RTX 3070 não quebra a cabeça enquanto joga, mesmo em 4K, entregando poderosos 89 FPS com todas as configurações acionadas ao máximo. É seguro dizer que o Metro Exodus pode ser apreciado em altas taxas de quadros com alguns visuais bonitos com o RTX 3070. Ligar o Ray Tracing novamente cortou nossa taxa de quadros efetivamente pela metade, mas pode ser compensado ativando DLSS, que é a técnica de superamostragem inteligente da Nvidia. No geral, o Metro Exodus no RTX 3070 é uma experiência agradável.

Ao controle

Este é outro título que é extremamente intensivo em GPU quando você ativa o Ray Tracing. O Control usa todos os tipos de técnicas sofisticadas de Ray Tracing, como Reflections, que têm um grande impacto no desempenho da GPU. Aqui, estamos testando o controle com Ray Tracing ON, DLSS 2.0 ON nas configurações mais altas possíveis nas 3 resoluções.

Como nossas observações anteriores, o Ray Tracing tem um impacto enorme no desempenho, mas pode ser um pouco compensado pela implementação do DLSS 2.0. É perfeitamente jogável em 1080p e 1440p, enquanto o jogador deve ajustar algumas configurações para obter uma melhor experiência em 4K.

Red Dead Redemption 2

Um dos jogos mais exigentes já lançados para PC, Red Dead Redemption 2 estabeleceu novos padrões para os visuais em jogos para PC. Aqui estamos testando o jogo nas 3 resoluções diferentes em todas as configurações altas, que é um nível de desempenho mais razoável do que a predefinição Ultra do jogo.

Embora o jogo seja realmente muito exigente, o RTX 3070 lida com isso extremamente bem, dando mais de 100FPS em 1080p e 1440p. Na verdade, o RTX 3070 pode fornecer uma experiência de 60 FPS completamente suave neste jogo, mesmo em 4K. Este é um resultado extremamente impressionante para esta placa de vídeo.

Desempenho de refrigeração

Depois de analisar o desempenho dos jogos, é hora de passar para o resfriamento do Palit Gaming Pro RTX 3070. Já consideramos os componentes de resfriamento da placa, agora discutiremos como os componentes do PCB são realmente resfriados pelo cooler. Compreender as diferentes partes da solução de resfriamento torna mais fácil entender como os diferentes componentes da PCB são resfriados no Gaming Pro RTX 3070.

  • A GPU: O molde GA104 é o principal componente gerador de calor do Palit Gaming Pro RTX 3070 e é resfriado pela placa de base de cobre niquelado, que contata 6 heatpipes diretamente. Os heatpipes viajam em diferentes direções no dissipador de calor principal para aumentar a área de superfície para dissipação de calor. As ventoinhas sopram ar frio no dissipador de calor para remover o calor das aletas do dissipador e o calor é dissipado para fora da placa de vídeo.
  • O GDDR6: Existem 8 módulos de memória GDDR6 no PCB que também precisam ser resfriados para garantir o desempenho ideal. Uma grande placa de metal niquelado é aparafusada ao dissipador de calor principal, que entra em contato com os módulos GDDR6 por meio de uma almofada térmica. Esta placa transfere o calor dos módulos de memória para o dissipador de calor principal, onde é dissipado.
  • Os VRMs: Os VRMs são resfriados de maneira semelhante aos módulos GDDR6. Existem almofadas térmicas longas e finas que cobrem os MOSFETs e as bobinas e garantem a transferência de calor desses componentes para a placa de metal. O calor é então transferido para o dissipador de calor, onde os ventiladores ajudam a dissipar o calor para o gabinete.

Nossos testes de resfriamento comprovam que o Palit Gaming Pro RTX 3070 tem um desempenho excelente quando se trata de térmicas e acústicas.

O teste de tortura Furmark foi usado para levar a placa de vídeo até seus limites térmicos a fim de avaliar a eficiência do cooler. Durante a execução em seu perfil de estoque com a curva de ventilador padrão, o Gaming Pro RTX 3070 atingiu o pico em apenas 67ouC com uma temperatura ambiente de 23ouC. Os ventiladores estavam girando a apenas 39%, o que se traduz em cerca de 1400 RPM, o que era quase inaudível fora do gabinete.

Quando fizemos o overclock da placa manualmente movendo o controle deslizante de limite de energia para 113% e adicionando um deslocamento de + 150Mhz no núcleo e + 1000Mhz de deslocamento na memória, a placa atingiu o pico em apenas 71ouC sob as mesmas condições, com os ventiladores funcionando agora a 50%, o que se traduz em cerca de 1900Mhz sob carga total. Este é um resultado muito impressionante para a placa tanto térmica quanto acusticamente.

Em cargas de trabalho de jogos, as temperaturas são ainda mais baixas devido ao fato de que a GPU não está sendo levada ao seu limite nos jogos. Em nosso teste de benchmark de jogos Control RTX, a GPU pairou 62ouC sendo 100% utilizado pelo jogo. Isso permitiu que a placa aumentasse até cerca de 2 GHz sem nenhum overclock manual aplicado. A placa faz auto-overclock usando GPU Boost 4.0 quando ela tem espaço térmico e de potência como vemos neste gabinete. O Palit Gaming Pro atingiu regularmente os relógios principais de 1965-1980 MHz em jogos, mantendo um sub-65ouTemperatura C. Este é novamente um resultado muito impressionante do Palit Gaming Pro RTX 3070 que deve incentivar as pessoas a comprar esta variante em vez da Founder’s Edition.

Considerando o fato de que o Palit Gaming Pro RTX 3070 tem como objetivo o MSRP definido pela Nvidia, o desempenho de refrigeração fornecido por esta placa é incrível. O grande dissipador de calor e as 3 ventoinhas cuidam do calor gerado pelo núcleo de maneira muito eficiente. Os ventiladores são razoavelmente silenciosos sob a curva de ventilador padrão e também implementam a tecnologia 0-db para fornecer operação silenciosa quando necessário.

Acústica

Como mencionado na parte de resfriamento de nosso teste, as ventoinhas no Palit Gaming Pro RTX 3070 são razoavelmente silenciosas, o que realmente ajuda a virar o jogo a favor desta placa. Juntamente com o excelente resfriamento do Gaming Pro, torna o Palit Gaming Pro um dos melhores desempenhos quando se trata de resfriamento e acústica.

Aqui estão os resultados acústicos do Palit Gaming Pro RTX 3070 medidos em uma bancada de teste ao ar livre para remover o ruído do gabinete de outros ventiladores. O piso de ruído foi medido a 18 dBA e as medições foram feitas a uma distância de 50cm da placa gráfica.

A avaliação das gradações do nível de ruído é a seguinte:

  • Menos de 20 dBA: condicionalmente silencioso
  • 20 a 25 dBA: muito silencioso
  • 25 a 30 dBA: silencioso
  • 30 a 35 dBA: claramente audível
  • 35 a 40 dBA: alto, mas suportável
  • Acima de 40 dBA: muito alto

Os resultados foram os seguintes:

Enquanto estava ocioso no desktop, o Palit Gaming Pro RTX 3070 mediu exatamente 18 dBA o que significava que o cartão estava completamente silencioso. As temperaturas foram registradas como 39ouC.

Durante o jogo, o Palit Gaming Pro RTX 3070 medido em 27 dBA com os ventiladores funcionando a 1300 RPM. Isso se enquadra na categoria silenciosa em nosso gráfico. A temperatura foi registrada como 62ouC.

Durante um teste de estresse Furmark, o Palit Gaming Pro RTX 3070 mediu em 34,7 dBA que, embora claramente audível, não é irritantemente alto de forma alguma. Os ventiladores giraram a 1900 RPM desta vez, e a temperatura foi registrada em 71ouC.

Além disso, nenhum Coil Whine ou Inductor Whine foi registrado em nossa amostra, no entanto, isso pode mudar de uma placa para a outra.

Em suma, o Palit Gaming Pro RTX 3070 tem um desempenho muito bom em nossos testes acústicos, e este é um grande ponto positivo a seu favor. A acústica e o resfriamento são os principais fatores que estão no controle dos AIBs e é bom ver o Palit Gaming Pro entregar em ambos os aspectos.

Overclocking

Surpreendentemente, a principal força de nossa placa acabou sendo seu potencial para overclock. Overclocking certamente se tornou um tanto irrelevante com resultados decrescentes desde a popularidade do GPU Boost, mas ainda é uma atividade divertida que os entusiastas gostam de praticar.

O software Thundermaster da Palit foi usado para fazer overclock da placa. O software é bem construído e oferece muitos controles ao usuário. Com alguns ajustes, fomos capazes de atingir um Deslocamento de +150 Mhz no núcleo com deslocamento de +1000 Mhz no GDDR6 . Este overclock foi alcançado aumentando o limite de potência para 113% que é um dos principais pontos fortes da placa Palit. Ele oferece um limite de potência maior do que a maioria das variantes do RTX 3070, o que se traduz em melhores overclocks. O overclock foi completamente estável e o controle deslizante de tensão foi deixado em estoque.

Com o overclock habilitado, nossa placa foi capaz de sustentar velocidades de clock extremamente rápidas. Durante o jogo, o cartão atingiu até 2115 Mhz no núcleo antes de se estabilizar entre 2085-2100 Mhz na maioria das vezes. A memória estava agora em 8000 MHz, o que aumentou nossa velocidade efetiva de 14 GBps para 16 GBps. Durante benchmarks sintéticos como 3DMark Port Royal, a placa sustentou velocidades de clock de 2050-2100Mhz na maior parte do tempo.

Esses overclocks viram um leve aumento nas temperaturas que consideramos completamente aceitáveis. Repetindo o teste de tortura Furmark com o overclock viu o pico da carta em um confortável 71ouC, o que é perfeitamente adequado para um tal overclock. Os ventiladores giraram a 1900 RPM desta vez, o que foi audível, mas não incomodou de forma alguma. Durante o jogo, as temperaturas atingiram um pico de apenas 67ouC com os ventiladores girando em silenciosos 1300 RPM.

O overclock proporcionou um aumento de desempenho considerável em jogos, bem como benchmarks sintéticos como evidenciado aqui.

Consumo de energia

A RTX 3070 não é uma placa que consome muita energia de forma alguma, como pode ser deduzido de seu TDP de 220W. Aqui estavam os resultados do consumo de energia em ambas as condições de estoque e também no estado de overclock. Observe que esses números correspondem ao consumo de energia do cartão em si, e não ao sistema total. Os números foram obtidos durante uma carga de 100% enquanto o benchmark 3DMark TimeSpy estava em execução.

Como podemos deduzir a partir desses números, a Palit Gaming Pro RTX 3070 é uma placa bastante bem comportada, mesmo com overclock. Os usuários com unidades de 650W ou superiores não devem ter problemas para executar esta placa mesmo nos piores cenários.

Preço e disponibilidade

No momento em que este artigo foi escrito, a disponibilidade de todas as placas gráficas da série RTX 3000, bem como das placas gráficas da série AMD RX 6000, era terrivelmente baixa. Basicamente, todo o estoque foi vendido em todos os lugares e há pouca ou nenhuma indicação de melhora nos níveis de estoque futuros. O Palit Gaming Pro RTX 3070 deve atingir um preço de mercado de £ 529 no Reino Unido quando os níveis de estoque se estabilizarem. Preços semelhantes serão cobrados em outras regiões dos mercados europeu e asiático.

Embora por £ 529 o Palit Gaming Pro RTX 3070 certamente esteja cobrando um pequeno prêmio sobre o preço sugerido de $ 499 do RTX 3070 Founder’s Edition, sentimos que vale a pena pagar $ 529 pela variante Palit, se você puder encontrá-la. O design do cooler de 3 ventoinhas com dissipador de calor mais robusto e alto limite de potência torna-o uma compra atraente por esse preço.

A este preço, o Palit Gaming Pro RTX 3070 está competindo frente a frente com outras variantes AIB, como o ASUS TUF Gaming RTX 3070, MSI Ventus RTX 3070 e Zotac Twin Edge RTX 3070. A disponibilidade e os preços terão um papel importante na decisão de compra de um potencial comprador no momento da escrita.

No momento, a disponibilidade é uma séria desvantagem da série RTX 3000, então se você conseguir encontrar um Palit Gaming Pro RTX 3070 pelo preço de varejo de £ 529 ou próximo a ele, é altamente recomendável puxar o gatilho.

Veredito

A Palit Gaming Pro RTX 3070 é uma variante de placa de vídeo bem arredondada que oferece muito bem em todas as frentes. Ele não tem um overclock de fábrica ou recursos de nicho como uma tela que estamos vendo mais hoje em dia, mas o que ele tem é um desempenho sólido nos departamentos de refrigeração e acústica. Em suma, a Palit Gaming Pro RTX 3070 é a placa 1440p perfeita que também pode brincar com jogos em 4K em configurações e taxas de quadros decentes.

A variante Palit tem um desempenho mais ou menos semelhante ao da placa Founder’s Edition em jogos devido a velocidades de clock semelhantes, mas tem um desempenho acústico e de resfriamento bastante aprimorado com um alto limite de potência que o torna ótimo para overclocking. A placa também possui uma implementação RGB de bom gosto e componentes PCB decentes que reforçam nossa confiança no produto.

Palit Gaming Pro RTX 3070

Excelente desempenho e valor empolgante

  • Entrega impressionante de energia de 10 + 2 fases
  • Capacidade impressionante de overclocking devido ao alto limite de potência
  • O comportamento padrão do ventilador é otimizado para operação silenciosa
  • Preços competitivos
  • 2.7 A espessura do slot e o comprimento de 295 mm podem ser um problema para caixas compactas
  • O controle RGB do software Thundermaster tem opções limitadas
  • Não disponível para compra direta nos EUA

GPU : GA104 | Memória : 8GB GDDR6 | Velocidades do relógio : 1500-1725Mhz | Freqüência de Memória : 7000 MHz (14 GBps efetivos) | CUDA Cores : 5888 | Largura do ônibus : 256 bits | Dimensões (mm) : 295x112x56

VEREDITO: No geral, o Palit Gaming Pro é uma ótima variante RTX 3070 e se você puder encontrar um sendo vendido por ou perto de seu preço de varejo de £ 529, é altamente recomendável comprá-lo antes que o estoque acabe novamente.

Verifique o preço