Nova plataforma do Facebook: uma ameaça para a Apple e o iMessage?

Tecnologia / Nova plataforma do Facebook: uma ameaça para a Apple e o iMessage? 2 minutos lidos maçã fb

Apple e Facebook



O Facebook, ideia do bilionário Mark Zuckerberg, existe desde 2004 agora. Desde o seu lançamento inicial, atingiu vários novos comprimentos. Nesse período, o Facebook conseguiu adquirir várias plataformas e fazer uma nova imagem delas e, no processo, de si mesmo. Desde possuir a plataforma de compartilhamento de fotos que é o Instagram até o rei do IM em muitas partes do mundo, o Whatsapp.

Embora essas sejam grandes conquistas, o Facebook também tem estado sob o radar recentemente. Por ter brechas de privacidade em seus sistemas e supostamente fazer uso indevido de dados do usuário, Mark Zuckerberg enfrentou uma reação bastante adversa. É aí que a Apple entra e rouba o bolo. Embora a Apple e seu iCloud também tenham uma longa história de seu nome, não há dúvida de que é uma plataforma mais segura em geral. A plataforma, em particular, o iMessage. Embora possa não ser o caso em várias partes do mundo, exceto nos EUA, o iMessage é o modo de mensagens instantâneas mais preferido de muitos usuários. Nesse tópico, o Facebook também obteve resistência da Apple. Foi quando a Apple cortou o suporte do Facebook ao programa de certificação empresarial (brevemente). Além disso, Tim Cook também apontou lacunas no sistema.



Apple e facebook

Whatsapp do Facebook e iMessage da Apple



Talvez todas essas ações também tenham significado. Quais eram os rumores que ultimamente estão prestes a se tornar realidade? A visão de Mark de fazer do Facebook uma plataforma completa é inevitável. Criar uma plataforma amalgamada do Instagram, Whatsapp e Facebook abriria o produto para um mercado mais amplo. Não só isso, é aqui que entra a Apple também. Tudo isso em uma plataforma irá provar ser uma ameaça à exclusividade da Apple com o iMessage. Embora o iMessage proporcione uma boa experiência aos usuários iOS, a plataforma do Facebook vai combinar o mundo, seja um dispositivo iOS ou um Android. Se acreditar nisso é difícil, este relatório por Ardósia , explica a situação dos dois (que logo serão rivais) gigantes devido a isso.



Agora surge a pergunta: se o Facebook trouxer o produto, o que isso significaria para os dois gigantes. A resposta rápida seria: depende. Se a nova plataforma do Facebook chegar ao mercado, qual será seu desempenho? e superaria seus recentes soluços nos dados do usuário?

Dado que o produto é um sucesso, qual seria o plano de jogo da Apple depois disso? Na minha opinião, eles teriam que disponibilizar o iMessage para outros sistemas operacionais apenas para competir (que é EXATAMENTE do que a Apple não se trata). O fator exclusividade estaria ameaçado, isso é certo. Outra coisa, se a plataforma do Facebook for bem-sucedida, eles terão que entrar no mercado chinês também, o que nenhum outro concorrente fez antes. A China continua a depender do WeChat, ignorando nomes como o iMessage e o Whatsapp do Messenger. Se o Facebook conseguir superar todos esses problemas e oferecer à Apple uma grande competição, podemos até estar olhando para uma plataforma em extinção aqui (todos os olhos voltados para você, iMessage). Mas, novamente, a Apple é a Apple, eles podem ter um contador para tudo isso em seu saco de truques de trilhões de dólares.

Tag maçã Facebook