Teste da placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon

Componentes / Teste da placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon 31 minutos lidos

MSI significa Micro-Star Int'l. Quando se trata de componentes de PC para entusiastas de alta tecnologia, MSI é um nome que dispensa apresentações. Eles se estabeleceram entre os principais fabricantes de material de PC. A MSI foi fundada em 1986 e estava fabricando as placas-mãe. Não foi até 1997 quando a MSI anunciou sua primeira placa gráfica e produto básico. Eles se tornaram uma empresa pública em 1998. Em 2000, eles anunciaram seu primeiro produto de servidor. Em 2003, eles anunciaram seu primeiro produto Notebook. Os produtos MSI CE ganharam o IF Design Award em 2005 e 2006. Não houve nenhuma parada quando se trata de inovação contínua, designs inovadores e foco dos jogadores em mente. Acompanhando a tendência da indústria, eles também se aventuraram nas linhas de periféricos, CPU Cooler e PC Chassis. Eles estão focados em construir e apoiar a comunidade de eSports. MSI Gaming é uma marca que se destacou no fornecimento de algumas soluções interessantes para jogadores e usuários de PC. Dedicada à inovação voltada para os jogadores, a MSI alavanca seus notáveis ​​pontos fortes de P&D para criar notebooks, placas de vídeo, placas-mãe e PCs de mesa aclamados e de primeira linha.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
MSI Z370 Gaming Pro Carbon
FabricarMSI
Disponível em Veja na Amazon

Todos esses produtos diferenciados fizeram da MSI uma precursora no mercado de alta tecnologia. Também adicionando à programação estão servidores em nuvem, IPCs feitos sob medida, aparelhos robóticos inteligentes e componentes eletrônicos de veículos centrados no homem que demonstram ainda mais os pontos fortes e esforços da MSI nos mercados de inteligência artificial, comercial e IOT (Internet das Coisas).

Hoje, vou dar uma olhada na placa-mãe Gaming Pro Carbon da MSI no chipset Z370 da categoria Professional Gaming. Outra variante também está disponível, que é o MSI Z370 Gaming Pro Carbon AC que vem com o módulo WiFi. Aqui estão os destaques dos principais recursos desta placa-mãe:



  • Compatível com processadores Intel® Core ™ / Pentium® Gold / Celeron® de 9ª / 8ª geração para soquete LGA 1151
  • Suporta memória DDR4, até 4000+ (OC) MHz
  • LUZ MÍSTICA: 16,8 milhões de cores / 17 efeitos controlados em um clique. MYSTIC LIGHT EXTENSION oferece suporte a RGB e RAINBOW LED strip.
  • Experiência de jogo extremamente rápida: 2x TURBO M.2, Intel Optane Memory Ready. Blindagem M.2, LIGHTNING USB 3.1 GEN2
  • AUDIO BOOST 4 com NAHIMIC 2+: qualidade de som de nível de estúdio para a experiência de jogo mais envolvente
  • DDR4 Boost: Design de PCB DDR4 totalmente isolado, blindado e otimizado para aumentar o desempenho de sua memória DDR4.
  • LAN GAMING, com tecnologia Intel®: A melhor experiência de jogo online com menor latência e gerenciamento de largura de banda.
  • MULTI-GPU: Com slots STEEL ARMOR PCI-E. Suporta NVIDIA SLI ™ de 2 vias e AMD Crossfire ™ de 3 vias
  • VR Ready: Melhor experiência de jogo de realidade virtual sem latência, reduz o enjôo.
  • Military Class 5, Guard-Pro: última evolução com componentes japoneses de alta qualidade para melhor proteção e eficiência.
  • Armas do jogo: Game Boost, GAMING Hotkey, X-Boost, WTFast.
  • LED de depuração EZ: maneira mais fácil de solucionar problemas.
  • Clique em BIOS 5: BIOS premiado com fonte escalonável de alta resolução, favoritos e função de pesquisa.
  • CERTIFICADO PARA JOGOS: jogos online e offline 24 horas e teste da placa-mãe por jogadores de eSports.

Produtos: Z370 Gaming Pro Carbon
Fabricante: MSI
Preço: $ 199,99 / - [no momento da revisão]

Embalagem e desembalagem



A placa-mãe vem dentro de uma caixa de papelão. A parte superior da caixa tem o logotipo da marca MSI e o nome impresso na parte superior esquerda. A placa-mãe tem chipset Intel Z370 e está pronta para memória Optane. O texto Placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon está impresso na seção do meio. É MSI Mystic Lighting (RGB) habilitado.



A parte traseira da caixa tem o modelo da placa-mãe impresso em tamanho de fonte ampliado na parte superior. Há uma imagem rotulada da placa-mãe no lado esquerdo destacando os aspectos salientes como Steel Armor para força reforçada dos slots PCIe, escudo M.2 para melhores térmicas e estéticas, DDR4 boost. Mais recursos da placa-mãe foram impressos no lado direito. As principais especificações estão impressas abaixo da imagem da placa-mãe. A conectividade de E / S traseira é mostrada na imagem impressa no lado direito das especificações.



Este lado possui características salientes da placa-mãe impressas em 18 idiomas diferentes.

Este lado da caixa tem o logotipo da marca MSI e o nome impresso no lado esquerdo, seguidos pelas informações do modelo da placa-mãe. Este é o lado da abertura da caixa.

O lado esquerdo da caixa tem o logotipo da marca MSI e o nome impresso no lado esquerdo, seguido pelo modelo da placa-mãe.

O lado direito é quase idêntico ao lado esquerdo no layout, exceto que há uma etiqueta de informações impressa na parte inferior mostrando o número de série, etiquetas UPC, EAN.

Ao abrir a caixa, a placa-mãe será exibida dentro do recipiente antiestático.

Conteúdo

A seguir está incluído:

  • Manual do usuário
  • Guia de Instalação Rápido
  • Disco de instalação
  • Blindagem E / S traseira
  • Ponte SLI
  • Folha de adesivos etiquetados
  • Cabos SATA
  • Cabos RGB 4/3 pinos

Olhar mais de perto

O Z370 Gaming Pro Carbon da MSI é um design atraente com uma infinidade de recursos voltados para a melhor experiência de jogo. Esta é uma placa-mãe rica em recursos e dada a extensão desses recursos neste preço, este é um bom negócio. Vamos começar a olhar mais de perto a placa-mãe.

Como o nome indica, há envoltórios de carbono em duas áreas desta placa-mãe. A cobertura de E / S tem um típico envoltório de carbono de cor escura em seu topo. A parte do meio da tampa do chipset tem uma camada de carbono sobre ela. O estêncil do PCB é nas cores preto / cinza e esta combinação geral de cores e embalagem de carbono fala por si. Dando uma olhada rápida na placa-mãe como um todo, podemos ver 4 portas SATA em um design padrão, enquanto duas portas foram implementadas na parte inferior. Parece que essa abordagem foi adotada para economizar espaço nas opções de conectividade do lado direito do PCB, mas não tenho certeza sobre esse design específico. Temos duas portas USB 2.0, duas portas USB 3.1 com uma em ângulo de 90 °. No total, 6 slots PCIe podem ser vistos. Duas portas M.2 e 4 slots DIMM são visíveis. O reforço de aço nos slots DIMM e PCIe X16 / x8 pode ser visto. O PCB tem fator de forma ATX medindo 30,5cmX22,5cm e é compatível com o Microsoft Windows 10. A solução de áudio está em uma camada PCB dedicada, assim como o design dos slots DIMM. Existem zonas de iluminação nesta placa-mãe também que podem ser controladas usando o MSI Mystic Lighting. O rastreamento do fio é feito em um design específico que parece muito bom pessoalmente, mas há uma ressalva para essa abordagem. Qualquer negligência no manuseio da placa-mãe pode facilmente danificar esses vestígios que tornariam a placa-mãe danificada e irreparável. Portanto, tome cuidado ao manusear a placa.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon possui soquete Intel LGA1151. Sim, o mesmo soquete com a terceira revisão. O soquete Z370 pode hospedar a 9ª geração de processadores Core da Intel, para os quais a atualização do BIOS é obrigatória. Embora o soquete seja o mesmo, o usuário não pode usar as séries Skylake e Kabylake de processadores da Intel neste soquete. Apenas o Coffeelake e a 9ª geração dos processadores Intel Core podem ser usados ​​neste soquete. Como o nome indica, este soquete está usando a série 300 do chipset da Intel, que é outra diferença em comparação com o chipset da série 100 para o Skylake e o chipset da série 200 para o Kabylake. O soquete possui quatro orifícios de montagem pré-perfurados na área próxima. Nenhuma surpresa nisso, pois estes são para facilitar a instalação do cooler do processador.

Esta placa-mãe tem uma cobertura estilosa na parte traseira do I / O que se estende em direção ao lado do MOSFET na parte superior. Embora seja um projeto de corpo único, observe que dois dissipadores de calor de alumínio sob as coberturas não estão interconectados usando nenhum tubo de calor. Os dissipadores de calor são prateados, o que é típico dos de alumínio. Esses dissipadores de calor têm recortes e um design escalonado, garantindo que o fluxo de ar seja útil para manter as temperaturas gerais sob controle. O dissipador de calor de alumínio do lado superior tem um design fino e é aí que eu acredito que a MSI não deveria ter ignorado um dissipador de calor de corpo inteiro. Vou discutir isso na seção de testes ao discutir a energia e as térmicas. A placa-mãe está usando 11 fases de alimentação, embora eu não tenha conseguido verificar mais detalhes como qual chip PWM VRM está sendo usado e se a solução é usar duplicadores ou fases reais, pelo jeito. Isso se deve à restrição da fonte, por isso não removi a tampa do dissipador de calor.

O conector de alimentação da CPU está localizado no lado superior esquerdo, que é a implementação ATX padrão. Há um conector RGB localizado antes do conector EPS. É rotulado como JRGB2. Ele tem 4 pinos e está no formato de pino + 12V GRB (5050 RGB). Lembre-se de que este não é um cabeçalho RGB endereçável, portanto, tome cuidado ao conectar o dispositivo RGB. A corrente nominal máxima é de 3A com 2m de comprimento de faixa.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem um total de 4 slots DIMM na cor preta. Para a configuração de dois módulos, use os slots DIMM nº 2 e 4 (A2 e B2) começando pelo soquete. Essas ranhuras são reforçadas com aço. As travas em ambas as extremidades dos slots DIMM devem ser abertas para instalar a RAM, que é diferente do design típico de hoje em que uma extremidade é fixada e a outra é usada para garantir a instalação da RAM. A placa-mãe suporta até 64 GB de memória DDR4 com arquitetura de canal duplo usando memória não-ECC e sem buffer. A velocidade ou frequência máxima suportada nesta placa-mãe é 4000 (OC) que é de fato uma oferta melhor e suporta Intel XMP. O DDR4 Boost está impresso no lado esquerdo dos slots DIMM. Traços otimizados e um circuito de memória totalmente isolado garantem estabilidade e desempenho perfeitos no MSI Z370 Gaming Pro Carbon. Esses slots possuem LEDs nos entalhes superiores. Esses LEDs indicam o módulo de memória instalado em cada slot. O LED não acenderá se a memória não estiver instalada nesse slot. No lado inferior direito dos slots DIMM, há um LED rotulado como LED XMP. Este LED acende se o perfil XMP for carregado e ativado.

O conector do ventilador da CPU está localizado entre os slots DIMM e o soquete da CPU na parte superior. É um conector de ventilador PWM de 4 pinos. É rotulado como CPU_Fan1. Não há nenhum outro cabeçalho de ventoinha da CPU ou CPU_Opt nesta placa-mãe. A localização deste conector torna conveniente conectar a ventoinha do cooler à fonte de alimentação.

Há um conector no lado superior direito da placa-mãe identificado como JCORSAIR1. Ele tem um formato de pino de + 5V DG (cabeçalho de 3 pinos, RGB endereçável) e é usado para hospedar uma grande quantidade de dispositivos de iluminação RGB da Corsair como Node Pro, Commander Pro que permitiria ao usuário controlar e sincronizar esses dispositivos usando o MSI Mystic Lighting. Para compensar isso, a MSI empacotou seu cabo RGB proprietário que conecta os dispositivos Corsair à porta JCORSAIR. Isso é algo novo para mim e eu aprecio essa abordagem, pois muitos peeps têm perguntado sobre como sincronizar os dispositivos da Corsair com a solução de iluminação da placa-mãe e acho que outros fabricantes deveriam tomar nota desta implementação.

Temos um conector 24 ATX localizado no lado direito dos slots DIMM. É rotulado como ATX_PWR1. Existem mais dois conectores no lado direito do conector ATX. O mais alto é o cabeçalho da bomba de 4 pinos rotulado como Pump_Fan1. O usuário pode conectar o cabo de alimentação da bomba de seu loop ou AIO a este conector. O cabeçalho PWM abaixo deste cabeçalho da bomba é rotulado como Sys_Fan4, indicando que esta placa-mãe tem 4 conectores de ventoinha do sistema, além dos conectores de ventoinha da CPU e da Bomba.

Existem dois conectores USB 3.1 no lado esquerdo do conector de alimentação ATX. Um deles é implementado em um ângulo de 90 °. Eles são rotulados como JUSB3 e JUSB4. Em seguida, a eles, temos 4 portas SATA rotuladas como SATA 1_2 e SATA 3_4. Eles são avaliados em 6 Gbps. A placa-mãe suporta RAID 0,1,5 e 10. Em seu lado esquerdo, temos um conector PWM Sys_Fan3.

Pelo que podemos ver no lado direito dos slots DIMM temos uma memória VRM monofásica usando MOSFET com uma configuração alta e duas configurações baixas.

Esta placa-mãe não tem um LED de depuração para exibir os códigos que são muito úteis na solução de problemas caso algo dê errado. Da mesma forma, não temos um botão dedicado CMOS transparente no I / O traseiro ou na placa, mas uma configuração de jumper de dois pinos. Ainda assim, a MSI implementou o que eles chamam de LED de depuração EZ. Existem 4 LEDs localizados no lado direito do conector de alimentação ATX. Eles são rotulados como CPU, DRAM, VGA, BOOT nessa ordem, começando do topo. Este é o mecanismo de solução de problemas fornecido nesta placa-mãe. Em caso de qualquer problema ou erro, o LED correspondente acenderá continuamente até que o problema seja resolvido. Esta tem sido a minha reclamação com os fabricantes de placas-mãe sobre o quão caro o LED de depuração real seria, pois só conseguimos vê-los nas ofertas topo de linha!

Vamos dar uma olhada nas opções de conectividade da parte inferior da placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon. Começando do lado direito, temos um cabeçalho de iluminação JRAINBOW1. Como o nome indica, este é um cabeçalho RGB endereçável usando o formato de pino de + 5V, D ,, G. O usuário pode conectar tiras LED RGB endereçáveis ​​usando WS2812B com uma classificação de potência máxima de 3A. Temos mais duas portas SATA identificadas como SATA 5 e 6 no lado esquerdo do conector ARGB. Em seguida, temos dois conectores USB de 9 pinos identificados como JUSB1 e JUSB2.

Em seguida, temos dois conectores do painel frontal identificados como JFP1 e JFP2. Se você está se perguntando por que dois, o JFP1 hospedará os cabos do sistema do painel frontal do seu gabinete, excluindo o alto-falante. O alto-falante deve ser conectado ao JPF2. Não há acessório incluído com esta placa-mãe que facilite a instalação dos cabos do painel do sistema no conector do painel frontal. Até mesmo a placa-mãe Gigabyte Z370 HD3 Ultra Durable tem isso! Em seguida, temos o botão de LED de demonstração e o cabeçalho de entrada de alimentação de LED identificados como DEMOLED1 e JPWRLED1. Há também um jumper de dois pinos identificado como JSEL1 logo acima do botão DEMOLED1. Eles são usados ​​por varejistas para demonstrar os efeitos da luz LED onboard. Se JSEL1 for curto, pressionar o botão Demo mudará as cores nas zonas de iluminação a bordo. Se este jumper estiver aberto, pressione o botão Demo para alterar os efeitos de iluminação.

Em seguida, temos o cabeçalho TPM de 11 pinos seguido pelo cabeçalho do ventilador Sys_Fan2 PWM. Em seguida, temos o cabeçalho de iluminação JRGB1 RGB usando formato de pinos + 12V, G, R, B. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem dois cabeçotes de iluminação RGB + 12V e um cabeçote de iluminação RGB endereçável de + 5V. O conector de áudio do painel frontal está localizado no lado esquerdo.

A localização do jumper CMOS é inconveniente, pois está localizado entre o primeiro slot PCIe 3.0 x16 / 18 de comprimento total e o segundo slot PCIe x8 de comprimento total. O uso de uma placa gráfica com uma largura de slot de 2,5 ou mais cobrirá esse jumper e o usuário terá que remover a placa gráfica para acessá-lo. É rotulado como JBAT1; não há um botão CMOS de limpeza dedicado no I / O traseiro. Para limpar o CMOS para redefinir as configurações, desligue o PC, desconecte-o da fonte de alimentação e toque em ambos os pinos com algo como a ponta de uma chave de fenda ou usando um jumper, se disponível, para curto-circuitar o circuito. Retire o jumper ou a chave de fenda e ligue o PC.

A placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando o Nuvoton NCT6795D-M como um super chip controlador de E / S. Os chips Nuvoton 3947SA estão localizados próximos a cada conector do ventilador.

Portas USB

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando o chipset ASMedia ASM3142 para fornecimento de conectividade USB, além do suporte USB do chipset Intel Z370. 1x USB 3.1 Gen-2, Type-C, e 1x USB 3.1 Gen-2, Type-A portas no painel de E / S traseiro são do chipset ASMedia. 8x portas USB 3.1 Gen-1 com 4x portas Tipo A no painel de E / S traseiro e 4x no mid-board são do chipset Intel. Da mesma forma, 6x portas USB 2.0 com 2x do painel de E / S traseiro e 4x do mid-board são do chipset Intel.

Slots PCIe

A placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem um total de 6 slots PCIe 3.0. Três slots são classificados como PCIe 3.0 X1. Há apenas um slot PCIe 3.0 X16 dedicado que é conectado eletricamente ao soquete da CPU. O segundo slot PCIe 3.0 completo é x8, enquanto o terceiro slot completo tem classificação X4. O terceiro é conectado eletricamente ao chipset. A placa-mãe suporta SLI de duas vias Nvidia e Crossfire de três vias AMD. Os slots classificados para X16 e X8 são reforçados com aço para fornecer resistência adicional para suportar as placas gráficas pesadas. Proteção EMI também é fornecida. No SLI bidirecional, os dois slots estarão na configuração x8 / x8. Esses slots possuem indicadores LED. A cor vermelha no LED significa que o primeiro slot está no modo x16. A cor branca significa que uma combinação de velocidade como x8 / x8 ou x8 / x4 está em uso.

Áudio

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Realtek ALC1220 Codec com suporte para áudio de alta definição e 2/4 / 5.1 / 7.1 canais. Possui suporte para saída S / PDIF. A seção de áudio é implementada em duas PCBs em camadas dedicadas. Audio Boost 4 é alimentado por um processador de áudio de alta definição blindado EMI com DAC integrado, garantindo a mais pura qualidade de som estéreo e surround. Ele tem suporte para SNR de 120dB / 32 bits e suporta reprodução e gravação de Super Audio CD DSD (64x melhor do que a qualidade de CD normal). O amplificador de fone de ouvido dedicado integrado recompensa os audiófilos com fones de ouvido de até 600 O de impedância, oferecendo qualidade de som de estúdio de PC para jogos. O Audio Boost 4 detecta automaticamente a impedância ideal para seus fones de ouvido e ajusta a saída para a melhor qualidade de som. Ao dedicar capacitores de áudio dourados à saída frontal, uma experiência de som de alta fidelidade com acústica e realismo excepcionais para fones de ouvido de nível de estúdio é garantida. O circuito está usando capacitores de áudio Chemi-Con. O painel traseiro possui conectores de áudio dourados para fornecer a melhor saída de sinal possível com a menor chance de distorção. Usar ouro também evita qualquer corrosão ou oxidação a longo prazo, o que pode afetar a qualidade do sinal.

No centro de sua tecnologia de som, o MSI está usando a Nahimic Sound Technology. Esta tecnologia é conhecida pela qualidade e precisão em projetos realizados pela Indústria Militar e Aeronáutica. Características únicas, incluindo um rastreador de som que mostra visualmente onde os inimigos estão fazendo barulho no jogo, realmente permitem que o jogador obtenha vantagem no campo de batalha. O Audio Boost opera como uma placa de som dedicada, sendo fisicamente isolado do resto do circuito da placa-mãe para garantir o sinal de áudio mais puro possível. Uma borda brilhante iluminada por LEDs mostra e protege a unidade de áudio Hi-Fi.

Conectividade LAN

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Intel NIC com controlador de LAN 1219-V. Este controlador é classificado como Gigabit, portanto, suporta velocidades de conectividade de dados de até 1000 Mbps. Há uma porta LAN no painel de E / S traseiro. Ele tem dois LEDs nos lados superior esquerdo e direito. O LED do lado esquerdo indica o status do link / atividade. Se estiver desligado, não há link; no caso de um link bem-sucedido, ficará amarelo e piscará mostrará a atividade. O LED do lado direito indica a velocidade do link. Se estiver desligado, temos conexão de 10 Mbps. Verde significa conexão de 100 Mbps e laranja significa conexão de 1 Gbps.

Porta M.2

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem dois slots M.2 identificados como M2_1 e M2_2. O slot superior logo abaixo do soquete da CPU é M2_1 e tem uma blindagem M.2 para manter as térmicas do drive M.2 sob controle. Esta proteção tem uma tampa superior lindamente projetada que combina bem com o tema geral da placa-mãe. Ambos os slots suportam o tipo M-Key com suporte até PCIe 3.0 x4, bem como SATA 6 Gbps. M2_1 suporta dispositivos de armazenamento do tipo 2242/2260/2280/22110. O M2_2 suporta dispositivos de armazenamento do tipo 2242/2260/2280. A memória Intel Optane é compatível com ambos os slots e também em unidades U.2 usando a placa host Turbo U.2. Existem certas limitações em termos de conector (es) SATA disponíveis, dependendo das unidades de armazenamento em uso. Aqui está um resumo das combinações possíveis:

  • Se 1x M.2 PCIe SSD e 1x M.2 SATA SSD forem conectados ao mesmo tempo, a porta SATA nº 5 será desativada.
  • Se 2 SSDs SATA M.2 forem conectados ao mesmo tempo, os conectores SATA 1 e SATA 5 serão desativados.
  • Se 2 SSDs PCIe M.2 forem conectados ao mesmo tempo, os conectores SATA 5 e SATA 6 serão desativados.
  • Se 1x M.2 PCIe SSD estiver conectado, todos os conectores SATA estarão disponíveis para conectividade.

BIOS

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Click BIOS 5. O BIOS é UEFI AMI usando ACPI 6.0 e SMBIOS 3.0. Existe um único chip flash de 128 Mb que hospeda o BIOS. Não há BIOS duplo nesta placa-mãe. O suporte a vários idiomas está disponível no BIOS.

Solução de monitoramento e resfriamento térmico

Esta placa-mãe tem um total de 6 conectores de ventoinha. Um é o cabeçalho CPU_Fan1 dedicado localizado no lado superior direito do soquete da CPU e, por padrão, está no modo PWM. O cabeçalho mais alto no lado direito do PCB é o cabeçalho Pump_fan1 que também está no modo PWM por padrão. O restante dos cabeçalhos são rotulados como Sys_Fanx, onde x mostra o número correspondente ao não do cabeçalho na placa. Esses cabeçalhos estão no modo DC por padrão, o que é meio estranho. Todos esses cabeçalhos são de 4 pinos. O usuário pode alternar o tipo de cabeçalho de DC para PWM e vice-versa no BIOS. Isso mostra que o controle DC também está disponível nesses cabeçalhos. Há uma seção de monitor de hardware dedicada no BIOS que permite ao usuário monitorar a temperatura da CPU e alterar o tipo de controle e a velocidade dos ventiladores conectados de acordo. É bom saber que nesta placa-mãe existe um sensor de temperatura VRM. O Monitor de hardware será discutido na seção BIOS posteriormente.

Componentes de energia

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem 11 fases de alimentação. Um design de energia totalmente digital permite uma entrega de corrente mais rápida e sem distorções para a CPU com precisão exata. Criando as condições perfeitas para overclocking da CPU. Evita danos potenciais de curto-circuito à CPU e outros componentes críticos. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon usa retentores de titânio que rodam muito mais frios e fornecem uma melhoria de 30% na eficiência de energia, permitindo melhor overclock e estabilidade. Os capacitores escuros estão em uso com menor resistência de série equivalente (ESR) e uma vida útil aumentada de mais de 10 anos. Um design de núcleo especial permite que o Dark Choke funcione a uma temperatura mais baixa, oferecendo melhor eficiência energética e estabilidade.

Painel I / O traseiro

  • 1x porta PS / 2 para teclado / mouse
  • 2 portas USB 2.0
  • 1x porta de exibição
  • 1 porta USB 3.1 Gen-2 Type-A VR-Ready
  • 1 porta USB 3.1 Gen-2 Type-C VR-Ready
  • 2 portas USB 3.1 Gen-1 VR-Ready
  • 1 porta HDMI
  • 1x porta LAN
  • 2 portas USB 3.1 Gen-1
  • Portas de áudio com S / PDIF óptico

Aqui está um diagrama rotulado da placa-mãe.

Aqui está a foto da parte traseira da placa-mãe.

BIOS

Esta é a minha primeira vez com a placa-mãe MSI e devo dizer que achei a interface e o layout do BIOS amigáveis ​​e intuitivos, pois não encontrei nenhuma dificuldade em localizar a configuração desejada e as opções de um clique para o novato os usuários estão no local.

A interface principal possui um resumo do sistema sendo exibido no lado superior direito. Existem dois botões do lado esquerdo. Um é para o Game Boost, que está desativado por padrão, e o outro é o XMP, que também está desativado por padrão. O usuário pode clicar no botão XMP para carregar o perfil XMP no kit DDR4 do sistema. É muito fácil! O Game Boost fará um overclock da CPU e carregará as configurações de desempenho do sistema, o que aumentará o desempenho do jogo. Isso é como um overclock com um clique. As opções e configurações totais foram categorizadas em 6 categorias diferentes que são exibidas à esquerda e à direita do logotipo da MSI na seção principal. As informações de prioridade de inicialização são apresentadas em um formato de auxílio visual na parte superior, abaixo do resumo. Ele exibirá os dispositivos na primeira preferência de inicialização, segunda preferência de inicialização e assim por diante.

Pressionar F7 irá carregar o modo Easy (EZ), que é útil para usuários novatos. Nesta interface, o layout superior é o mesmo do modo avançado. Clicar na CPU exibirá as informações relacionadas à CPU.

Clicar na memória mostrará as informações da memória do sistema, como slots DIMM preenchidos, informações XMP, velocidade / frequência do kit, fabricante do kit, capacidade DRAM e voltagem, etc.

O armazenamento listará os dispositivos SATA conectados nas portas SATA correspondentes. AHCI é o modo de dispositivo integrado padrão.

As informações da ventoinha mostrarão os gráficos das ventoinhas conectadas aos conectores de ventoinha da placa-mãe. Clicar nos números 1,2,3,4 carregará o gráfico para cada um dos cabeçalhos selecionados. O usuário também pode alterar as configurações do ventilador.

A Ajuda mostrará a lista de atalhos e suas descrições. Para obter um instantâneo da interface atual do BIOS, o usuário deve pressionar F12. O sistema de arquivos FAT32 é necessário na unidade flash USB sem o qual o instantâneo não será salvo. O formato de arquivo padrão dessas imagens é BMP (Bitmap), o que é bastante óbvio. Observe que o sistema está exibindo que nosso Intel i7 8700k pode ser configurado para 4,8 GHz no modo Game Boost. Isso é baseado em seu próprio algoritmo e configurações relacionadas. O usuário ainda pode fazer o overclock da CPU manualmente. Estou usando o mesmo chip que foi usado para testar as outras placas-mãe do chipset Z370 e atingiu 5,0 GHz em todas. 5.1GHz também é viável para nosso chip, sujeito à solução de resfriamento adequada. Estou mencionando isso para que os usuários saibam que 4,8 GHz não é o limite do chip.

Temos mais botões de opção no painel inferior do modo EZ. Clicar em Favoritos carregará a lista das configurações de favoritos salvas. O usuário pode salvar até 5 listas de favoritos diferentes, cada uma com suas próprias configurações correspondentes. A ideia do Favorito é acessar prontamente as configurações usadas com frequência. O usuário pode desabilitar / habilitar o controlador de áudio HD integrado, AHCI / RAID, selecionar / desmarcar M.2 / Optane Genie e outras configurações, etc.

Clicar em Hardware Monitor carregará outra interface com toneladas de opções para personalizar a velocidade das ventoinhas conectadas aos conectores das ventoinhas. O cabeçalho do ventilador da CPU é mostrado separadamente, enquanto os cabeçalhos do ventilador do sistema são mostrados como Sistema 1, Sistema 2, Sistema 3, Sistema 4. Cada conector pode ser configurado para o modo PWM / DC dependendo do tipo de ventilador conectado ao conector correspondente. O usuário pode definir as configurações de velocidade Step Up e Step Down de cada ventilador. O usuário pode fazer com que todos os ventiladores funcionem em velocidade máxima, o que pode ser feito com um clique. Da mesma forma, eles podem ser configurados para executar no padrão ou cancelar as configurações carregadas. O modo de ventilador inteligente permitirá que os usuários personalizem o perfil da curva do ventilador para cada ventilador sujeito ao requisito. Para um usuário como eu, que adora controlar o (s) ventilador (es) a partir do BIOS, o MSI fez um bom trabalho. Na parte inferior da interface, as leituras de tensão são mostradas. As temperaturas são apresentadas em ° C / ° F.

Pressionar F7 novamente carregará o modo Avançado com uma infinidade de opções para usuários avançados / entusiastas. Clicar no botão Configurações mostrará as configurações relacionadas no painel do meio.

Clicar em System Status irá mostrar as informações resumidas do sistema no momento.

Clicar em Avançado irá carregar mais opções. Temos PCI, ACPI, gerenciamento de energia, configuração de periféricos integrados, apagamento seguro, inicialização do evento Wake Up, configurações de porta Intel LAN no menu Avançado. Esta é uma das poucas outras configurações que o usuário precisa acessar durante a configuração do sistema.

Caso você esteja se perguntando qual opção usar para ligar o PC assim que a energia for restaurada, a configuração de gerenciamento de energia no menu Avançado é para você. Defina Restaurar após perda de energia AC para Ligar.

A opção de inicialização rápida está localizada em Configuração do sistema operacional Windows no menu Avançado. Além do Fast Boot, existe a opção MSI fast boot, que não detecta os dispositivos SATA, PS2 e USB para dar aos usuários mais velocidade de carregamento.

A configuração da NIC pode ser acessada por meio do menu Advanced / Intel Ethernet Connection.

As configurações relacionadas aos periféricos integrados podem ser acessadas por meio do menu Advanced / Integrated Peripherals.

As configurações relacionadas ao PCIe podem ser acessadas em Advanced / PCI Subsystem Settings.

As configurações relacionadas à inicialização estão localizadas no menu Configurações. O usuário pode configurar as opções de inicialização como exibição do logotipo de inicialização, seleção do modo de inicialização [UEFI, Legacy ou ambos], status de NumLock durante a inicialização, etc. Até 13 prioridades de ordem de inicialização podem ser definidas em Prioridade de ordem de inicialização fixa. Isso é bastante estranho, pois o usuário tem que percorrer as 13 opções que, francamente falando, não são necessárias atualmente porque estamos apenas preocupados com o disco de inicialização do Windows. Ainda assim, o usuário tem até 13 opções, se necessário.

A imagem acima mostra a sequência de ordem de inicialização junto com os diferentes tipos de mídia a partir da qual inicializar. A lista é definitivamente exaustiva.

Existem mais opções na parte inferior da página. O usuário pode configurar o disco rígido UEFI e a prioridade BBS das unidades USB, bem como a prioridade BBS do disco rígido legado e das unidades USB. Lembre-se de que isso funciona em conjunto com a seleção do modo de inicialização no mesmo menu.

As senhas podem ser definidas no menu Avançado / Configurações.

As opções de salvar e sair estão localizadas no menu Configurações. Como pode ser visto, o menu Configurações é abrangente e cobre quase todas as principais configurações do sistema que o usuário precisa.

Clicar no botão M-Flash na interface principal irá prosseguir com a atualização do BIOS da placa-mãe. Não estamos sugerindo atualizar o BIOS, mas apenas mencionando sobre este recurso no BIOS, pois este processo é arriscado e pode danificar a placa-mãe caso algo dê errado. Faça por sua própria conta e risco!

O usuário pode salvar até 6 perfis, cada um com diferentes configurações e ajustes em relação ao sistema. A MSI nomeou esses perfis como perfis OC. O usuário pode exportar esses perfis para mídia externa e carregar de mídia externa também. Eles podem ser acessados ​​clicando no botão Perfil do OC localizado no lado direito da página principal.

Já cobrimos o Monitor de Hardware acima. Vamos explorar o recurso Board Explorer. Clicar em Board Explorer carregará uma nova interface mostrando o diagrama de blocos da placa-mãe com os componentes principais destacados em vermelho. Passar o mouse sobre esses componentes mostraria a descrição do componente na parte inferior, da mesma forma que mover o mouse sobre o soquete da CPU mostrará as informações da CPU instalada e assim por diante.

Tenho guardado a seção principal relacionada às configurações de overclock para o último. Clicar no botão OC no lado esquerdo da interface principal carregará as opções que o usuário pode usar para controlar as tensões, frequências, configurações XPM, entre outros. O modo OC Explorer tem duas opções; Normal, especialista. Temos configurações relacionadas à CPU, configurações relacionadas a DRAM e configurações relacionadas à tensão aqui.

A configuração avançada de DRAM permitirá que os usuários configurem as temporizações da RAM manualmente.

As configurações relacionadas ao XMP podem ser vistas na imagem acima. A frequência DRAM teve que ser selecionada manualmente na lista de frequências. As configurações de tensão estão em Automático por padrão e o usuário pode configurá-las manualmente.

Temos especificações de CPU, memória-Z e recursos de CPU listados em Outras configurações.

A imagem acima mostra a lista de recursos da CPU. A lista é exaustiva e o usuário pode configurar cada valor manualmente. Hyperthreading e turbo boost podem ser habilitados / desabilitados neste menu, assim como o usuário pode controlar o número de núcleos ativos.

A imagem acima mostra nossa configuração para alcançar o overclock de 5,0 GHz em nosso Intel i7 8700k usando as configurações de tensão automática. Isso é apenas para fins de ilustração, já que estou acostumado a ajustar as configurações manualmente. Auto é usado para verificar quanta tensão está sendo alimentada pela placa-mãe em Auto para obter este overclock. Infelizmente, esta placa-mãe estava alimentando 1,335 V para 5,0 GHz, o que é muito acima do que eu vi as placas-mãe Asus e Gigabyte fazendo. A placa-mãe da Gigabyte alimentava 1,30 V enquanto as placas-mãe da Asus alimentavam 1,257 V para obter o mesmo overclock nas configurações Auto.

Configuração de teste

A configuração da bancada de teste a seguir é usada para testar o desempenho da placa-mãe:

  • Intel i7 8700k
  • MSI Z370 Gaming Pro Carbon
  • Ballistix Elite 4x4GB @ 3000 MHz
  • Asus GeForce RTX 2080 O8G
  • Asus Ryujin 360 CPU Cooler
  • Thermaltake Tough Power RGB 750W 80+ Gold PSU
  • HyperX 120GB SSD para sistema operacional
  • Seagate Barracuda 2TB

O Microsoft Windows 10 x64 Pro (atualização de 1809) foi usado para todos os testes. Drivers Nvidia 417.35 foram usados ​​para teste de placa de vídeo. Os seguintes softwares foram usados ​​para avaliação de desempenho: -

Testes de unidade de armazenamento:

  • AS SSD
  • AJA
  • Crystal Disk Mark

Testes de CPU:

  • Cinebench R15
  • GeekBench 4.0.3
  • 7-Zip
  • Fritz Chess
  • É Sandra CPU
  • AIDA64
  • Super Pi

Testes de memória:

  • AIDA64 Extreme
  • Memória SiSandra

Testes gerais do sistema:

  • PCMark10
  • Teste de performance

Para jogos e bancada sintética da placa de vídeo, o seguinte software foi usado: -

  • 3DMark
  • Origem do Assassin’s Creed
  • Shadow of Tomb Raider
  • Grand Theft Auto V
  • Far Cry 5

Testando

Esta seção mostrará os resultados de várias suítes de teste e benchmarks de jogos que rodamos nesta placa-mãe.

O PCMark10 é um conjunto de aplicativos abrangente que assume a versão 8 para medir o desempenho geral do sistema e dos dispositivos de armazenamento. Nossa construção de teste tem um desempenho relativamente bom.

Teste de desempenho ou pTest é outro conjunto abrangente que mede o desempenho geral do PC junto com testes detalhados para cada componente. Usei-o para medir o desempenho da CPU e da memória. As pontuações caem no percentil 95-99%, o que é uma boa indicação do desempenho.

Cinebench é um conjunto de testes de plataforma cruzada do mundo real que avalia as capacidades de desempenho do seu computador. O CINEBENCH é baseado no premiado software de animação Cinema 4D da MAXON, que é amplamente utilizado por estúdios e casas de produção em todo o mundo para a criação de conteúdo 3D. O software MAXON tem sido usado em filmes de sucesso como Homem de Ferro 3, Oblivion, Life of Pi ou Prometheus e muito mais. CINEBENCH é a ferramenta perfeita para comparar o desempenho da CPU e gráfico em vários sistemas e plataformas (Windows e OS X).

Geekbench 4 mede o desempenho do sistema em várias plataformas. A compilação de teste tem um bom desempenho neste teste. Nós o usamos para testar o desempenho de um único núcleo e vários núcleos da CPU.

O Frtiz Chess Benchmark é um teste de desempenho da CPU. Ele coloca a CPU em 100% de utilização e escala entre os núcleos e os threads. A pontuação é registrada como nós de quilo por segundo e velocidade relativa.

7-Zip é um benchmark de compressão que utiliza a largura de banda da memória e núcleos de CPU para medir o desempenho que é relativo. Nosso gráfico mostra o MIPS geral.

Super PI é um benchmark de thread único ideal para testar desempenho de ponto flutuante x86 de thread único e puro e, embora a maior parte do mercado de computação tenha mudado para aplicativos multithread e conjuntos de instruções mais modernos, o Super PI ainda permanece bastante indicativo da capacidade da CPU em aplicativos específicos, como jogos de computador. Quanto menor o tempo é preferível.

AIDA64 é outro amplo pacote de aplicativos para medir o desempenho e testar a estabilidade do sistema. Usamos para executar alguns benchmarks de CPU e testes de memória.

SiSandra é outro conjunto de aplicativos abrangente para medir o desempenho dos vários componentes do PC e verificar se há problemas relatados com eles. Ele usa uma representação gráfica, bem como a medida de desempenho. Nós o usamos para teste de desempenho de CPU e largura de banda de memória.

CrystalDiskMark é uma ferramenta popular para medir as velocidades de leitura e gravação sequencial e aleatória das unidades de armazenamento.

A ATTO criou um software freeware Disk Benchmark amplamente aceito para ajudar a medir o desempenho do sistema de armazenamento. Como uma das principais ferramentas utilizadas na indústria, o Disk Benchmark identifica o desempenho em discos rígidos, unidades de estado sólido, matrizes RAID, bem como a conexão do host ao armazenamento conectado.

O software AS SSD testa o desempenho sequencial ou aleatório de leitura / gravação da (s) unidade (s) de armazenamento sem usar o cache. O Benchmark AS SSD lê / grava um arquivo de 1 GByte, bem como blocos de 4K escolhidos aleatoriamente. Além disso, ele realiza os testes usando 1 ou 64 threads e determina o tempo de acesso do SSD.

3DMark inclui tudo que você precisa para comparar seu PC e dispositivos móveis em um aplicativo. Esteja você jogando em um smartphone, tablet, notebook ou PC de mesa para jogos, o 3DMark inclui um benchmark projetado especificamente para o seu hardware. Estamos mostrando especificamente a pontuação da CPU apenas nos gráficos.

Testamos 4 jogos na compilação de teste. Todos os jogos foram testados com suas configurações gráficas mais altas.

Overclocking, consumo de energia e térmicas

Para fins de teste direto, desabilitamos o aprimoramento Gigabyte Core para permanecer com o padrão da Intel. No estoque, todas as configurações foram deixadas em Auto. Para verificar o consumo de energia do PC, usei o jogo Metro Exodus em vez de fazer um teste de estresse. O jogo durou 45 minutos em uma sessão. HWInfo 64 foi usado para observar o consumo de energia. Em relógios padrão, o chip estava aumentando para 4,6 GHz usando 1.190 V VCore. O consumo de energia do chip foi de 89,050 W (CPU Power Package) com o sistema consumindo a energia de 426,96 W sob carga de jogos. A temperatura máxima do CPU durante o jogo foi de 68 ° C em qualquer núcleo. A temperatura ambiente era de 34 ° C.

O chip usava 1,335 V para os relógios de 5,0 GHz. O consumo de energia do chip a 5,0 GHz sob carga de jogos foi de 128,934W e o do sistema foi de 489,185W. A temperatura máxima em qualquer núcleo foi de 88 ° C com uma temperatura ambiente de 34 ° C. A temperatura VRM da placa-mãe ultrapassou 110 ° C, que ainda é a junção térmica dos VRMs, mas é relativamente mais alta do que o que eu vi nas placas-mãe Asus.

Conclusão

A MSI Z370 Gaming Pro Carbon é uma placa-mãe topo de linha destinada a usuários de médio a alto orçamento que desejam experimentar o chipset Intel Z370 com uma infinidade de recursos otimizados para um melhor desempenho em jogos sem gastar muito. Para os entusiastas, existem outros modelos como God Like, Meg no mercado. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem cores elegantes em preto / cinza com o tema acoplado ao invólucro de carbono na cobertura de E / S e na tampa do chipset, adicionando um toque sutil e aparência ao design geral da placa-mãe. Parece tão bom pessoalmente.

A placa-mãe possui soquete Intel LGA1151 que é uma terceira iteração do mesmo soquete a partir da 6ª geração chamada Skylake. Este soquete em particular pode hospedar CPUs da série Intel Coffee Lake, bem como processadores Core de 9ª geração, incluindo novos CPU i9 apelidados da Intel. O chipset é Intel série 300, que é diferente das séries 200 e 100 dos chipsets da 7ª e 6ª geração dos processadores Core. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon possui 4 slots DDR4 DIMM com uma capacidade máxima suportada de 64 GB. RAMs não ECC e sem buffer são suportados nesses slots. Essas ranhuras têm reforço de aço para resistência e durabilidade. Além disso, eles têm circuitos dedicados com blindagem EMI também. Também existe um LED XMP que acende para indicar que o XMP foi ativado. A parte superior desses slots também possui LEDs e eles acendem apenas quando o slot correspondente está ocupado. As travas em ambos os lados desses slots precisam ser deslizantes para preencher a RAM.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem um total de 6 slots PCIe. Três deles são PCIe 3.0 X1. O slot superior é PCIe 3.0 x16, um pegando pistas PCI da CPU. O quarto slot tem classificação PCIe 3.0 x8 e ambos são reforçados com aço para maior resistência. O último slot é compatível com PCIe 3.0 x4 e está usando o chipset. A placa-mãe suporta SLI de duas vias Nvidia e Crossfire de três vias AMD. Quando duas placas são instaladas, o primeiro e o quarto slots estarão na configuração x8 / x8. O jumper Clear CMOS está localizado abaixo do primeiro slot PCIe e este não é um local conveniente para este jumper, pois qualquer placa com mais de 2 slots de largura irá cobrir este jumper.

Em termos de opções de armazenamento, temos um total de 6 portas SATA 6 na placa-mãe MSI Z370 Gaming Pro Carbon. Além disso, temos dois slots M.2 com o slot superior tendo uma bela tampa / blindagem com a almofada térmica para manter a temperatura do drive M.2 sob controle. Ambos os slots suportam o tipo M-Key com suporte até PCIe 3.0 x4, bem como SATA 6 Gbps. M2_1 suporta dispositivos de armazenamento do tipo 2242/2260/2280/22110. O M2_2 suporta dispositivos de armazenamento do tipo 2242/2260/2280. A memória Intel Optane é compatível com ambos os slots e também em unidades U.2 usando a placa host Turbo U.2. Existem certas limitações em termos de conector (es) SATA disponíveis, dependendo das unidades de armazenamento em uso. Por favor, verifique nossa seção Visão mais detalhada para mais detalhes.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem um total de 6 conectores de ventoinha. Um é o cabeçalho da ventoinha da CPU dedicada, que é PWM por padrão. Um é o cabeçalho da bomba dedicado, que também é PWM por padrão. O resto dos conectores de ventoinha são conectores de ventilador do sistema que, embora sejam de 4 pinos, mas configurados em DC por padrão. O usuário pode alternar o tipo de controle do BIOS. Há uma seção de monitor de hardware dedicada no BIOS que o usuário pode utilizar (deve utilizar na minha opinião) para definir a velocidade dos ventiladores de acordo com as leituras de temperatura. O usuário também pode definir uma curva de leque personalizada. O bom é que a MSI forneceu um sensor térmico para ler as leituras de temperatura do VRM.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon tem 11 fases de alimentação. Um design de energia totalmente digital permite uma entrega de corrente mais rápida e sem distorções para a CPU com precisão exata, criando as condições perfeitas para overclocking da CPU. Evita danos potenciais de curto-circuito à CPU e outros componentes críticos. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon usa retentores de titânio que rodam muito mais frios e fornecem uma melhoria de 30% na eficiência de energia, permitindo melhor overclock e estabilidade. Os capacitores escuros estão em uso com menor resistência de série equivalente (ESR) e uma vida útil aumentada de mais de 10 anos. Um design de núcleo especial permite que o Dark Choke funcione a uma temperatura mais baixa, oferecendo melhor eficiência energética e estabilidade.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Realtek ALC1220 Codec com suporte para áudio de alta definição e 2/4 / 5.1 / 7.1 canais. Possui suporte para saída S / PDIF. A seção de áudio é implementada em duas PCBs em camadas dedicadas. Audio Boost 4 é alimentado por um processador de áudio de alta definição blindado EMI com DAC integrado, garantindo a mais pura qualidade de som estéreo e surround. Ele tem suporte para SNR de 120dB / 32 bits e suporta reprodução e gravação de Super Audio CD DSD (64x melhor do que a qualidade de CD normal). O amplificador de fone de ouvido dedicado integrado recompensa os audiófilos com fones de ouvido de até 600 O de impedância, oferecendo qualidade de som de estúdio de PC para jogos. No centro de sua tecnologia de som, o MSI está usando a Nahimic Sound Technology. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Intel NIC com controlador de LAN 1219-V. Este controlador é classificado como Gigabit, portanto, suporta velocidades de conectividade de dados de até 1000 Mbps. Há uma porta LAN no painel de E / S traseiro. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando Click BIOS 5. O BIOS é UEFI AMI usando ACPI 6.0 e SMBIOS 3.0. Existe um único chip flash de 128 Mb que hospeda o BIOS. Não há BIOS duplo nesta placa-mãe. O suporte a vários idiomas está disponível no BIOS.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está usando o chipset ASMedia ASM3142 para fornecimento de conectividade USB, além do suporte USB do chipset Intel Z370. 1x USB 3.1 Gen-2, Type-C, e 1x USB 3.1 Gen-2, Type-A portas no painel de E / S traseiro são do chipset ASMedia. 8x portas USB 3.1 Gen-1 com 4x portas Tipo A no painel de E / S traseiro e 4x no mid-board são do chipset Intel. Da mesma forma, 6x portas USB 2.0 com 2x do painel de E / S traseiro e 4x do mid-board são do chipset Intel.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon está listado por US $ 199,99 e Rs.34500 no momento da análise. Não observei nenhum obstáculo em termos de desempenho durante meus testes e experiência. Intel i7 8700k foi overclockado para 5,0 GHz embora aumente as temperaturas VRM para cruzar os 110 ° C sob teste de estresse embora esta leitura ainda esteja bem dentro da junção térmica do VRM que geralmente é 150 ° C.

O MSI Z370 Gaming Pro Carbon é uma solução completa para os jogadores que buscam obter uma placa-mãe sem quebrar sua carteira que vem com uma infinidade de recursos voltados para jogos, design de BIOS intuitivo para o usuário, tem uma aparência esteticamente agradável e um desempenho soco. O MSI Z370 Gaming Pro Carbon é recomendado por nós.

MSI Z370 Gaming Pro Carbon

Design - 9
Recursos - 9
Valor - 9
Qualidade - 9

9

Avaliação do utilizador: 4,6(2votos)Tag MSI