CPUs da 12ª geração Core EVO “Alder Lake-S” da Intel confirmadas para funcionar com RAM DDR5?

Hardware / CPUs da 12ª geração Core EVO “Alder Lake-S” da Intel confirmadas para funcionar com RAM DDR5? 2 minutos lidos

Intel



As CPUs da Intel parecem ser as primeiras a confirmar a compatibilidade com a próxima geração de RAM de computador. Informações recentemente vazadas parecem confirmar que os processadores Intel Core EVO “Alder Lake” de 12ª Geração funcionarão com memória DDR5. Enquanto os rumores sobre a RAM DDR5 eram persistentes, as últimas notícias confirmam o mesmo.

O próximo Série de desktop da 12ª Geração Core codinome Alder Lake-S dizia-se que ele suportava memória DDR5. Novas informações aparecem para confirmar as mesmas. A propósito, nem a Intel nem a AMD confirmaram oficialmente que seus CPUs, presentes ou futuros, terão suporte para memória DDR5. Mas agora a Intel pode ser a primeira empresa a admitir o mesmo depois que a informação vazou online.



CPUs de 12ª geração Core EVO “Alder Lake-S” da Intel são as primeiras a oferecer suporte a RAM DDR5?

Depois da DDR3, a RAM DDR4 foi a que mais sobreviveu no segmento de PC. Ambos os principais fabricantes de CPU, Intel e AMD, têm suportado continuamente a RAM DDR4 em várias gerações de CPUs. Embora a memória DDR5 tenha sido desenvolvida e refinada há algum tempo, nem a AMD nem a Intel confirmaram que suas futuras CPUs suportarão a próxima geração de padrão de memória mais rápido. No entanto, é inevitável que ambas as empresas tenham que adotar o padrão mais cedo ou mais tarde.



[Crédito da imagem: VideoCardz]



Enquanto 12 da Intelº-Gen Alder Lake é aparentemente a primeira geração de CPUs com suporte para memória DDR5, a AMD, assim como a Intel, devem mudar para novas plataformas ao mesmo tempo. No entanto, a mudança exigirá algumas modificações significativas nas placas-mãe, bem como nas estruturas da CPU para funcionar de maneira ideal com o DDR5.

Os CPUs Intel Core EVO “Alder Lake-S” de 12ª Geração da Intel serão encaixados no novo soquete LGA1700. Enquanto as informações permanecem não corroboradas, o novo soquete pode exigir uma nova geração de placas-mãe, possivelmente baseadas nos chipsets da série 600 ainda não confirmados.

[Crédito da imagem: VideoCardz]



Enquanto as novas placas-mãe da Intel Série 600 com soquete LGA1700 serão as primeiras a suportar RAM DDR5, a AMD está adotando um novo soquete, o AM5. Este novo soquete sucede o soquete AM4, que prevaleceu por vários anos. O soquete AM4 da AMD é de longe um dos aspectos de maior compatibilidade e execução mais longa que tem atraído compradores de CPU.

As CPUs para desktop baseadas em ZEN 4 da AMD são uma opção melhor do que as CPUs Intel Core EVO Alder Lake-S de 12ª geração?

A propósito, o soquete AM5 aceitará uma geração inteiramente nova de processadores AMD que serão baseados na arquitetura ZEN 4. Intel foi arrastando os pés quando se trata da adoção de tecnologias de última geração como PCIe 4.0. Enquanto o onzeº-Gen Intel Rocket Lake oferecerá suporte a PCIe 4.0 , não suportará memória DDR5. Além disso, ainda será baseado na arquitetura arcaica de 14 nm.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

Enquanto isso, os CPUs AMD Ryzen 4000 baseados em ZEN 4 ou talvez Ryzen 5000 Series Vermeer serão baseados no nó de fabricação de 7 nm. Além disso, eles são já atingindo velocidades de relógio de impulso muito altas . Se isso não for suficiente, a AMD está oferecendo suporte a PCIe 4.0. E ainda por cima, esses novos processadores AMD, com lançamento previsto para o próximo ano, poderia suportar a memória DDR5, bem como USB 4.0 . Desnecessário concluir que as próximas CPUs AMD ZEN 4 para desktop podem ser mais uma vez a escolha mais atraente.

Tag intel