Microsoft, Google e ARM trabalhando em uma versão nativa do Chrome

Hardware / Microsoft, Google e ARM trabalhando em uma versão nativa do Chrome 2 minutos lidos

Microsoft, Google e Arm trabalhando juntos

Se tivesse sido há 3-4 anos, um processador ARM para uma máquina executando o Windows pareceria um tanto absurdo. Acontece que estamos em 2018 e as empresas preferem correr esses riscos.

O Windows pode ser encontrado em vários PCs com a Qualcomm em execução. Ele oferece uma vantagem extra para os PCs que executam LTE, tendo-se sempre conectados à Internet. Neste verão, na Computex 2018, a Qualcomm chegou a apresentar o chip Snapdragon 850. Um chip customizado para rodar em PCs e suportar Windows 10. Esses chips avessos a energia rodam Windows tão bem quanto qualquer outro chip Intel ou AMD, mas o fazem enquanto consomem uma parte da energia de que precisam e dissipam um quantidade conservadora de calor. Embora esses computadores possam estar executando o Windows 10, as restrições impostas a eles pela Microsoft de não serem capazes de usar aplicativos fora da loja os colocam aquém da perfeição.

Isso significa que os usuários são frequentemente limitados a usar o Edge da Microsofts em vez do líder de mercado, o Chrome (o Chrome não está disponível na loja do Windows da Microsoft porque foi removido pela Microsoft). Recentemente, porém, à luz de vários relatórios, os desenvolvedores da Microsoft parecem estar trabalhando junto com os desenvolvedores do Googles (e ARM, é claro) para desenvolver uma versão personalizada do Google Chrome que traz toda a funcionalidade de desktop do Chrome para o Windows 10 em processadores ARM.

Talvez esta seja uma notícia bem-vinda, já que uma versão com suporte nativo do Chrome permitiria aos usuários a) ter mais variedade quando se trata de escolher navegadores da web para máquinas baseadas em ARM, b) também é uma boa notícia para usuários mais antigos do Google Chrome que estão muito confortáveis ​​com o ecossistema e gostariam que todos os seus dispositivos estivessem sincronizados, que tivessem todas as suas senhas e detalhes de navegação seguros e em fluxo contínuo, seja em seu dispositivo móvel, desktop ou laptop. Mesmo se a Microsoft permitisse o instalador do Chrome de volta à Windows Store, ela nunca seria capaz de tirar o máximo proveito do processador ARM, pois ele não seria bem integrado.

Talvez, quando esta versão integrada e personalizada do Chrome for desenvolvida, a Microsoft mude algumas de suas políticas para permitir que ele volte à Loja. Talvez seja esse o objetivo principal, porque eles estão fazendo todo o possível para ajudar a ARM e o Google a trabalhar na nova versão do Chrome, para finalmente apresentá-la na Windows Store, uma solução mais integrada, equilibrada e simples. Só o tempo irá dizer.