Intel Optane vs AMD StoreMi - Qual é a diferença?

Desde a época das unidades magnéticas grandes e volumosas, os usuários de computador sempre desejaram mais armazenamento, bem como armazenamento mais rápido. O venerável disco rígido mecânico ainda é a espinha dorsal da maioria de nossas necessidades de armazenamento, fornecendo grande espaço de armazenamento por preços relativamente baixos. Solid State Drives ou SSDs tomaram o mundo do armazenamento de computador como uma tempestade devido a suas velocidades muito mais rápidas e conveniência geral, mas eles ainda são significativamente mais caros do que um disco rígido se os compararmos com base na capacidade de armazenamento. Geralmente, a maioria dos usuários concorda perfeitamente com a ideia de emparelhar um SSD menor e mais rápido para seu sistema operacional, com um grande e volumoso HDD para armazenamento em massa de seus dados maiores, como jogos e mídia, etc. No entanto, os rápidos avanços tecnológicos no campo de armazenamento nos trouxe algumas maneiras interessantes de aumentar a velocidade de um disco rígido mecânico padrão.



O módulo de memória Intel Optane necessário para a operação Optane - Imagem: Intel

É aqui que entram as técnicas de aceleração de cache. Essas abordagens visam preencher a lacuna de velocidade entre o disco rígido e o SSD para fornecer ao usuário uma melhor experiência em termos de capacidade e velocidade. As duas tecnologias mais populares que permitem isso, Intel Optane e AMD StoreMi, funcionam de maneira semelhante. O principal objetivo da aceleração do HDD é usar uma pequena quantidade de cache SSD (geralmente memória NVME de alta velocidade) para acelerar o disco rígido em muitos cenários. O cache NVMe é usado para armazenar os arquivos mais recorrentes do computador à medida que vai sendo usado.



Necessidade de aceleração de HDD

Então, por que a tecnologia de aceleração de HDD é realmente necessária? Embora seja uma abordagem razoável emparelhar um SSD distinto para o sistema operacional com um grande HDD mecânico para armazenamento em massa, essa abordagem separa as duas unidades em seus próprios ecossistemas distintos. Enquanto todos os sistemas operacionais e aplicativos relacionados que estão sendo lidos do SSD serão rápidos e responsivos, os outros dados teriam que ser acessados ​​separadamente de um disco rígido, o que introduziria atrasos e lentidão, prejudicando a experiência geral. Sem mencionar que o SSD menor provavelmente não seria capaz de armazenar muitos jogos, o que é um caso de uso importante para a maioria das pessoas hoje em dia. A velocidade do SSD não melhoraria a experiência dos jogos armazenados no disco rígido e, portanto, seria limitada à capacidade de resposta geral do sistema.



A diferença nos tempos de carregamento entre todos os SSDs é insignificante, mas todos são muito mais rápidos que o disco rígido - Imagem: HardwareUnboxed



Digite as tecnologias de aceleração. Com técnicas como AMD StoreMi e Intel Optane, os dois ecossistemas não permanecem mais distintos, em vez disso, eles essencialmente se misturam para oferecer ao usuário o melhor dos dois mundos. Ambas as tecnologias integram soluções de armazenamento diferentes para melhorar a velocidade do disco rígido usando um pequeno cache NVMe de alta velocidade que mantém os arquivos mais recorrentes do PC. Isso melhora a velocidade e a capacidade de resposta do disco rígido significativamente, ao mesmo tempo que mantém o enorme espaço de armazenamento do disco rígido para fins mais práticos do que um SSD tradicional menor. Vamos mergulhar mais fundo em ambas as tecnologias para ver o que torna isso possível.

O que é Intel 3DXPoint / Optane?

Como discutimos em nosso guia de compra de SSD final , 3DXPoint (3D Cross Point) é uma nova tecnologia emergente que tem o potencial de ser mais rápida do que qualquer SSD de consumidor disponível atualmente. Este é o resultado de uma parceria entre a Intel e a Micron (um dos maiores fabricantes mundiais de memória flash), e o produto resultante está sendo vendido sob a marca “Optane” da Intel. A memória Optane é projetada para ser usada como uma unidade de cache em combinação com um disco rígido mais lento ou SSD SATA, o que é exatamente o que a torna ideal para aceleração de cache. Isso permite velocidades mais altas nas unidades mais lentas enquanto mantém as capacidades maiores. A tecnologia Optane ainda está em sua infância, mas está se tornando cada vez mais popular nos PCs convencionais. A tecnologia promete várias melhorias de qualidade de vida para usuários de discos rígidos tradicionais que seriam de fato benéficas para eles sem quebrar o banco e comprar um SSD grande e caro.

Funcionalidade básica do Intel Optane - Imagem: Intel



A tecnologia Optane funciona em conjunto com a Intel SRT, que significa Tecnologia de Resposta Inteligente. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Intel com o lançamento de seus SSDs há cerca de 4 anos, e associa uma unidade SSD a outra grande unidade de armazenamento (seja HDD ou SSHD) para que a primeira atue como um grande cache de dados para permitir acesso rápido para arquivos recorrentes. É por isso que a tecnologia SRT se adapta bem à velocidade da memória associada ao disco rígido.

Ao contrário da RAM tradicional, o módulo Optane é de natureza não volátil, o que significa que os dados são conservados mesmo após o corte de energia. O módulo Optane é capaz de memorizar quais arquivos são necessários para que cada programa funcione de maneira ideal e sempre carrega os arquivos necessários na memória cache mais rápida para acelerar a experiência.

O que é AMD StoreMi?

A abordagem da AMD para esta tecnologia de aceleração de cache é conhecida como StoreMi, que significa Store Machine Intelligence. Ele é baseado em um software conhecido como FuseDrive, que combina um SSD, um HDD e uma parte da RAM em um único disco de armazenamento. Usando o FuseDrive, a unidade resultante pode se aproximar das velocidades de um SSD, mantendo a capacidade total de um disco rígido tradicional. O StoreMi é semelhante ao Intel Optane nesse aspecto, pois também usa várias unidades para acelerar o disco rígido tradicional usando a unidade flash menor como cache.

O StoreMi realmente usa inteligência avançada de aprendizado de máquina e usa uma tecnologia de classificação automática que analisa os blocos de dados e, em seguida, move os blocos acessados ​​com mais frequência para a camada de armazenamento mais rápida. StoreMi une as unidades de armazenamento em um grande bloco e, em seguida, cria camadas dentro desses blocos de maneira sistematizada. A RAM é atribuída à camada mais alta devido à sua velocidade, então o SSD vem na segunda camada e o HDD na última camada.

O mecanismo por trás da tecnologia StoreMi da AMD - Imagem: AMD

Usando a inteligência de aprendizado de máquina mencionada, a tecnologia StoreMi aprende quais arquivos são mais pesados ​​e os envia para o SSD a partir do HDD enquanto também passa pela RAM. A RAM usa um cache, então os programas usados ​​com mais freqüência a partir desses dados serão armazenados dentro desse cache. Isso também significa que essa tecnologia de cache fica melhor quando o usuário começa a usá-la com frequência e por um período prolongado de tempo.

Semelhanças

Embora as duas tecnologias adotem abordagens diferentes para essa solução, seu objetivo final é praticamente o mesmo. Tanto o Intel Optane quanto o AMD StoreMi usam vários dispositivos de armazenamento para acelerar o dispositivo de armazenamento maior (geralmente um disco rígido) a fim de aumentar a velocidade dos arquivos nesse disco, mantendo a capacidade maior desse disco rígido. Ambas as abordagens usam um cache de alta velocidade menor para armazenar programas e arquivos acessados ​​com frequência, de forma que o usuário não precise esperar que o disco rígido mais lento execute essas funções.

As semelhanças não param por aí, uma vez que essas duas tecnologias envolvem a fusão de todas as unidades de armazenamento envolvidas (geralmente duas) para formar uma única unidade unificada com uma letra de unidade. Essa unidade tem a capacidade do disco rígido original (ou mais no caso da AMD), mas agora apresenta velocidades mais altas devido ao cache onboard. Ambas as tecnologias têm o potencial de melhorar com o uso mais prolongado, pois é mais fácil para o sistema “prever” quais arquivos e programas devem estar no cache para acesso rápido, tudo graças aos recursos de aprendizado profundo.

Diferenças

Existem muitas diferenças entre as duas abordagens, conforme esperado. Aqui estão alguns dos mais importantes que podem ser importantes para o consumidor médio:

  • A solução da Intel é uma combinação de hardware-software que requer a compra de um módulo Optane adicional, mas a solução da AMD é puramente de software.
  • A memória Optane da Intel é uma opção de armazenamento em cache, enquanto a StoreMi da AMD é uma solução de armazenamento em camadas.
  • Optane apenas acelera as velocidades de leitura do HDD, enquanto o StoreMi sendo uma solução em camadas acelera tanto as velocidades de leitura quanto as velocidades de gravação.
  • Em caso de falha de hardware, a solução da AMD não será capaz de proteger nenhum dado e todos os dados subjacentes serão perdidos. No caso de falha de hardware Intel Optane, apenas os dados recentes serão perdidos.
  • AMD StoreMi é limitado a 256 GB de armazenamento SSD em camadas, enquanto no Opotane o limite de armazenamento em cache é de 64 GB. Também existe a opção de atualização de 1 TB para AMD StoreMi usando FuzeDrive para AMD Plus.
  • A solução Intel Optane oferece excelentes opções de espelhamento de dados com as quais os usuários podem espelhar facilmente um volume em uma unidade. Essa funcionalidade não está disponível no AMD StoreMi, a menos que uma opção separada de RAID de hardware seja escolhida. Você pode aprender tudo sobre RAID em nosso artigo abrangente sobre os níveis de RAID.
  • StoreMi é provavelmente a melhor opção para pessoas que não procuram redundância ou suporte de backup. StoreMi oferece ao usuário mais armazenamento coletivo do que Optane, combinando as capacidades de armazenamento do SSD e do disco rígido. Ele também opera mais rápido do que um cache, pois usa muito menos ciclos de CPU sob cargas pesadas.
  • A implementação do Optane é feita em nível de ROM. Isso significa que qualquer corrupção ou dano ao sistema operacional não afetará a funcionalidade da memória. StoreMi é executado no carregador de inicialização e no nível do driver do kernel, portanto, terá componentes que serão executados depois que o sistema operacional for carregado.
  • StoreMi é menos dependente do BIOS do que Optane, que requer a versão correta do BIOS e suporte.
  • Intel Optane SRT é compatível apenas com o chipset série 200 ou superior, enquanto a AMD StoreMi é compatível apenas com o chipset série 400.
  • Se todo o resto for considerado igual, a solução de armazenamento Optane fornece desempenho de estado acelerado mais rápido do que o StoreMi faz com um SSD SATA e Optane sobre NVMe deve ser ainda mais rápido. No entanto, as diferenças não são tão dramáticas e é difícil ver a diferença no desempenho do mundo real.

Como o StoreMi da AMD difere em funcionalidade do Optane da Intel - Imagem: AMD

Qual é o melhor para você?

Se você está planejando acelerar seu disco rígido com uma dessas duas tecnologias, pode ser mais fácil do que você pensa decidir entre elas. Se você já tem um sistema baseado em Intel, a única maneira de usar os recursos de aceleração de cache é instalar um módulo Intel Optane. Se você já tem um sistema baseado em AMD, a única maneira de obter esses recursos é por meio do StoreMI.

Se você está procurando um sistema totalmente novo e ainda está indeciso quanto à plataforma, é importante pesar essas duas tecnologias e comparar seus prós e contras. Em termos de velocidade bruta, o módulo Intel Optane oferece um pouco mais de velocidade do que StoreMi, mas é quase imperceptível no mundo real. No entanto, se você deseja um suporte decente para espelhamento de dados, então você definitivamente deve olhar para a solução da Intel, que é mais adequada para este tipo de caso de uso. StoreMi é melhor se você deseja uma maior capacidade de armazenamento geral e não quer comprar um módulo de hardware separado para usar esse recurso.

Palavras Finais

Os discos rígidos ainda são o maior e mais comum meio de armazenamento na computação moderna, apesar do aumento dos SSDs há vários anos. O maior obstáculo no domínio dos SSDs tem sido seu preço, que o torna inadequado para a maioria dos usuários fazer um sistema sem qualquer forma de armazenamento em HDD. Agora, com tecnologias como Intel Optane e AMD StoreMi, os usuários podem acelerar o disco rígido usando um pequeno cache que armazena os arquivos e programas acessados ​​com mais frequência, fornecendo aos usuários o melhor dos dois mundos.

As soluções Optane da Intel e StoreMi da AMD funcionam de maneiras semelhantes, mas também existem algumas diferenças importantes entre elas. É importante que o usuário pondere os prós e os contras de ambas as abordagens e então decida a melhor rota para elas. Ambas as tecnologias são muito interessantes e estão evoluindo continuamente, então será interessante ver quais melhorias a Intel e a AMD trazem para a mesa a seguir.