Atualização da Huawei que quebra o Magisk provavelmente não é intencional, maneira fácil de consertar por dentro

Android / Atualização da Huawei que quebra o Magisk provavelmente não é intencional, maneira fácil de consertar por dentro 5 minutos lidos

As atualizações da Huawei quebram dispositivos enraizados, mas fáceis de consertar.



Uma atualização recente dos dispositivos Huawei aparentemente interrompeu as instalações do Magisk e fez com que esses dispositivos não inicializassem mais, a menos que a imagem do disco em memória fosse exibida.

Depois que Huawei e Honor pararam de oferecer códigos de desbloqueio de bootloader para a comunidade de desenvolvimento, alguns viram isso como uma tentativa de forçar usuários com root a fazerem flash de suas imagens de estoque (e, portanto, não conseguirem fazer root em seus dispositivos novamente), se esses usuários tivessem aplicado este último telefone com root quebrando atualização.



O que causa o bootloop de dispositivos com root após a aplicação deste patch Huawei é aparentemente uma pequena “correção” do kernel incluída no patch. Este problema foi mencionado pela primeira vez nos fóruns XDA e posteriormente explorado por Tecalote, membro sênior do XDA, no tópico oficial do fórum Magisk Beta XDA:



Tecalote explica como o patch do kernel quebra dispositivos Huawei com root.



Novo problema nos telefones Huawei - Mate 10, Mate 10 Pro, P9 - Huawei lança um novo OTA chamado: “patch01”. No changelog é alguma correção mencionada (exemplo: mms…) mas o patch principal é desabilitar a possibilidade de Root.

Isso significa que: se alguém atualizar o Magisk com TWRP ou o patched_boot.img para ramdisk e reiniciar o telefone, o telefone travará na tela inicial: “Seu dispositivo não é confiável ...”

Apenas fazer um flashback do ramdisk.img original do Huawei ajuda a inicializar novamente no sistema. Mas nenhum Root com Magisk é mais possível.



O downgrade ajuda (se disponível, porque para alguns telefones como o Mate 10 é perigoso fazer o downgrade, se o Downgrade Firmware tiver outro Xloader.img ... mas isso é outra história)

→ Portanto, para usuários de telefones Huawei é melhor não instalar OTA com Patch01 e desabilitar a atualização do sistema em / system / app / HwOUC - renomeie HwOUC.apk para HwOUC.bak

Basicamente, o Tecalote atualizou a imagem de inicialização original, a recuperação original e desinstalou o Magisk Manager antes de fazer a atualização, momento em que o telefone conseguiu inicializar perfeitamente. No entanto, a atualização do Magisk após a atualização resultava em travamento do telefone na tela inicial “Seu dispositivo não é confiável”.

O firmware atualizado da Huawei só foi capaz de inicializar com o imagem de disco ram b528 original , e esse comportamento persistiu independentemente de o dm-verify, a criptografia forçada ou a inicialização verificada do Android estarem desativadas e ambos Magisk v16.0 e v16.7 foram testados.

A atualização do TWRP em si não foi um problema, pois a recuperação irá atualizar para sua própria partição chamada recovery_ramdisk, mas o telefone não pode ser enraizado através da atualização de qualquer coisa no TWRP e irá subsequentemente acionar um bootloop se for tentado.

Até agora, vários usuários confirmaram esse comportamento. Também parece que não está limitado ao Huawei P9, já que um usuário do Huawei Mate 10 também confirma que a atualização “patch01” OTA irá quebrar um dispositivo enraizado também. O mais assustador é que é mais do que provável que esta atualização seja implementada em uma ampla gama de dispositivos Huawei e a Huawei não fará nada sobre a “correção” do kernel de quebra de telefones, já que eles praticamente não suportam mais a comunidade de desenvolvimento.

Como dissemos antes, muitos estão vendo isso como intencional - e é difícil argumentar. A Huawei para de oferecer códigos de desbloqueio de bootloader e, em seguida, lança uma atualização que interrompe telefones já enraizados, de modo que eles precisam voltar à imagem de estoque e perder o root? É definitivamente suspeito, embora alguns estejam dispostos a dar à Huawei o benefício da dúvida ( estamos indecisos) .

Desenvolvedor de magia Topjohnwu também reconheceu o problema em sua conta no Twitter:

Então, como dissemos, é difícil não acreditar que esta é uma atualização intencional para bloquear as instalações do Magisk e outros métodos de root - e eles não seriam o primeiro fabricante de telefone a visar dispositivos com root. Em algum momento do ano passado, a LG incluiu uma ferramenta de verificação de raiz em alguns de seus dispositivos, o que gerou intencionalmente uma tonelada de processos desnecessários em dispositivos com acesso root e, assim, degradou gravemente o desempenho do dispositivo se detectasse raiz.

Mas em defesa da Huawei, pode não ser intencional - isso realmente poderia ser apenas o efeito colateral de um patch de kernel legítimo que inconvenientemente faz com que a imagem ramdisk corrigida pelo Magisk se torne incompatível. Dizemos isso porque, depois de investigar mais a fundo esse problema, alguns usuários da comunidade de desenvolvimento foram capazes de encontrar uma solução bastante fácil e podem até mesmo fazer o Magisk trabalhar em dispositivos Huawei pós-corrigidos.

Portanto, parece que toda a controvérsia “Huawei está impedindo dispositivos enraizados de inicializar” é simplesmente um efeito colateral não intencional de um patch em vez de uma coisa intencional. Pode ser facilmente contornado se você já tiver atualizado também

Então, é claro, não podemos dizer com certeza se isso foi um ato intencional da Huawei ou apenas um efeito colateral de um patch legítimo. Uma coisa da qual temos certeza é que eles não se importaram ou consideraram como o patch pode afetar os usuários com acesso root, ou avisariam alguém sobre isso - por que fariam, considerando que pararam de apoiar a comunidade de desenvolvimento? Mas talvez estejamos apenas pescando mais razões para ficar chateado com a Huawei depois de tudo.

Como posso consertar isso?

Se você já atualizou seu dispositivo e deseja instalar o Magisk nele, você precisará habilitar o sinalizador “Preserve AVB 2.0 / dm-verity” antes de instalar, como o Tecalote revelou nos fóruns do XDA. Você não pode simplesmente fazer o flash do zip Magisk mais recente no TWRP, já que o referido sinalizador não é definido automaticamente na instalação, mas você pode corrigir manualmente a imagem de inicialização com o Magisk Manager:

  • Baixe o APK Magisk Manager mais recente do tópico oficial, instale-o no seu dispositivo e abra o aplicativo.
  • Certifique-se de que a caixa de seleção “Preserve AVB 2.0 / dm-verity” esteja marcada e ative-a se estiver desativada. Se o seu dispositivo estiver criptografado, certifique-se também de que “Preservar criptografia forçada” esteja habilitado.
  • Toque no botão Instalar e selecione a opção “Arquivo de imagem de inicialização de patch”. Isso criará uma imagem de inicialização com patch do Magisk dentro do aplicativo.
  • Atualize a imagem de inicialização resultante para o seu dispositivo. Você pode instalá-lo no modo fastboot movendo o arquivo para o diretório fastboot do seu computador, reiniciando o telefone no modo fastboot e usando o comando “fastboot flash boot boot.img” ou simplesmente atualizando-o com TWRP indo para Instalar, tocando no Botão “Instalar imagem” e mostrando o boot.img recém-corrigido.
  • Reinicie o sistema e abra o aplicativo Magisk Manager novamente. Se você receber uma janela pop-up perguntando se deseja continuar com a configuração adicional do Magisk, toque em Sim.

Se você já está enraizado e não deseja fazer a atualização, ainda pode usar o método tradicional de desativar o gerenciador OTA:

  • Baixe o Solid Explorer, MiXplorer , FX File Explorer ou qualquer outro navegador de arquivos habilitado para raiz da Google Play Store ou XDA Labs .
  • Abra o aplicativo, aceite os termos e condições, conceda permissões e conceda a ele acesso root.
  • Vá para a raiz do seu armazenamento e, em seguida, vá para / system / app / HwOUC.
  • Renomeie HwOUC.apk para HwOUC.bak.
  • Reinicie e você deve estar pronto para ir.
Tag Huawei Mágico Raiz