Como usar o vi sem instalá-lo



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Não há editor mais portátil do que o vi, independentemente da polêmica que possa ter criado ao longo dos anos. Embora seja um pouco antiquado, é extremamente útil para aqueles que entendem todos os comandos para ele, e também é uma ferramenta vital se você estiver consertando um sistema que não inicia por qualquer motivo.



Muitos usuários desinstalam o vim mais pesado ou outros pacotes clones porque não os usam. A maioria dos sistemas embarcados também carece de suporte para esses designs, o que significa que se você teve a infelicidade de trabalhar com um tablet ou netbook que apenas inicia uma interface CLI por causa de um problema com o XFree que você pode não ter a ferramenta que precisa para obter o sistema de volta. Há um truque que você pode tentar e que pode lhe dar um console vi de qualquer maneira.



Método 1: usando o vi mesmo que não esteja instalado

Suponha que você quisesse usar o vi simplesmente por escolha. Se você estiver dentro de uma interface gráfica, então você precisa abrir um terminal gráfico pressionando CTRL e ALT enquanto pressiona T. Você também poderia teoricamente chegar a um console virtual pressionando CTRL e ALT enquanto pressiona as teclas de função F1- F6.



Digite busybox vi na linha de comando e pressione Enter. Você deve estar dentro de uma tela do vi mesmo se não o tiver instalado. Pressione: e digite q para sair. Você também pode usar este truque para ler um arquivo no vi digitando busybox vi FILENAME. Por exemplo, se você estava em seu diretório HOME e queria editar seu prompt, emita este comando:

busybox vi .bashrc

Saia pressionando: soltando-o e, em seguida, pressionando qe entrar.



busybox-vi

Método 2: Usando Busybox em sistemas danificados

Se você receber uma CLI de emergência devido a algum tipo de problema ao iniciar e quiser editar um arquivo a partir dela, tente o vi normal primeiro. Se isso não funcionar, basta emitir o comando como acima:

busybox vi FILENAME

Mesmo em uma situação inválida, isso deve funcionar.

1 minuto lido