Como solucionar problemas de drivers WiFi no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os drivers de Wi-Fi às vezes podem ser difíceis de configurar no Linux, mesmo que funcionem quando você inicia o computador em uma versão do Microsoft Windows ou outro sistema operacional. Você pode descobrir que um adaptador de rede sem fio não consegue se conectar automaticamente ou pode até mesmo descobrir que precisa clicar no ícone de conexão mais de uma vez em um ambiente gráfico para fazê-lo funcionar. Geralmente, o que está acontecendo é que o sistema não está interrogando o motorista por tempo suficiente.



Em primeiro lugar, verifique se você está executando os drivers mais recentes para o seu hardware e, se isso não funcionar, dê uma olhada no syslog para ver se há algo incomum ocorrendo. Os drivers às vezes podem ser reiniciados periodicamente. Exceto tudo isso, então você tem outro recurso. O syslog é um bom lugar para começar, mas sua localização pode ser diferente em diferentes distribuições do Linux.



Método 1: Inspecionando o arquivo syslog para erros de driver sem fio

Se você usa o Debian, qualquer versão do Ubuntu, independentemente da interface gráfica do desktop, ou qualquer outra distribuição derivada do Debian como Bodhi ou Trisquel, você pode tentar tail -f para dar uma olhada na última parte do arquivo e ver se há alguma referência ao seu driver WiFi. A opção -f garante que, se algo acontecer enquanto você estiver olhando, você ainda verá quando surgir. Observe que se você estiver vendo uma série de desconexões repetidas em seu driver WiFi, é mais do que provável que seja um problema de hardware e você desejará ter certeza de que seu dispositivo está conectado corretamente ao sistema físico. Se, em vez disso, você vir várias desconexões USB, isso provavelmente tem pouco a ver com os recursos de rede que o kernel oferece. Se você vir uma mensagem como:



Novo dispositivo USB encontrado

1

Novas strings de dispositivo USB

Então, muito provavelmente, eles se referem a dispositivos de armazenamento em massa que você está conectando e desconectando do sistema. No entanto, preste muita atenção àqueles que começam com uma data e contêm “Novo dispositivo USB encontrado” se o seu adaptador WiFi estiver conectado através de uma porta USB.



Se você estiver usando o Fedora ou qualquer coisa baseada no Fedora ou na distribuição Red Hat Linux de nível empresarial, substitua com no comando anterior. Se você não conseguir encontrar, tente o comando mais para descobrir em qual diretório as mensagens do sistema estão armazenadas. Se você quiser ver todo o syslog e não apenas o final, use mais ou mais no prompt CLI e, em seguida, pressione a barra de espaço toda vez que quiser ir uma página de informações para baixo.

Método 2: Verificar as informações do gerente de rede

Em uma interface de prompt de comando, tente emitir o comando nmcli nm wifi off. Isso deve desligar o adaptador de rede. Depois de fazer isso, tente nmcli nm wifi on para ligá-lo novamente e reinicie o computador. Você pode precisar de acesso root para reinicializar o computador por meio de sudo reboot ou, alternativamente, pode ser necessário reiniciá-lo com a GUI. Digitar reboot no CLI e apertar enter pode ser suficiente em sistemas Ubuntu, mas não para Debian.

Assim que o sistema estiver de volta, veja se isso corrigiu o problema. Se não tiver, execute lspci -knn | grep Net -A2 e veja as informações que ele fornece.

Isso dirá se a máquina está realmente fazendo interface com o adaptador Wi-Fi ou não e deve fornecer informações mais do que suficientes para corrigir o problema. Se agora você descartou completamente os problemas de hardware e acha que pode ser genuinamente um problema de driver, você provavelmente precisará instalar um driver de código fechado. Você terá que seguir as instruções de seu fabricante se estiver em uma distribuição que não inclua material de código fechado nos repositórios, então você pode ter que entrar em contato com o fabricante ou pesquisar em um fórum da Web por um pacote instalável que se adapta ao seu adaptador. No entanto, os usuários do Ubuntu e seus vários derivados oficiais reconhecidos pela Canonical como Lubuntu, Xubuntu e Kubuntu têm um último recurso.

Método 3: Pesquisa automática de drivers de código fechado

Se você estiver em qualquer uma das várias distribuições * buntu, tente abrir Software e atualizações no menu Dash, LXDE ou Whisker. Na primeira guia que abre automaticamente, selecione “Software de código aberto e gratuito com suporte da Canonical (principal),” “Software de código aberto e gratuito mantido pela comunidade (universo)”, “Drivers proprietários para dispositivos (restrito)” e “Software restrito por direitos autorais ou questões legais (multiverse)” da lista de verificação. Algumas caixas podem já estar marcadas e marcá-las pode solicitar que você digite sua senha.

O programa pode dizer para você atualizar os repositórios. Nesse caso, permita que ele execute o curso clicando no botão Concordo. Lembre-se de que isso pode demorar um pouco e geralmente exige que você tenha recursos de rede. Se possível, use um cabo Ethernet para conectar seu dispositivo diretamente a um modem ou roteador até que o WiFi esteja funcionando. Depois de executado, selecione a guia Drivers adicionais.

O nome do fabricante do hardware visto no Método 2 pode aparecer nessa caixa e você pode usar o driver clicando em Aplicar alterações. Se aparecer “Nenhum driver adicional disponível” e você tiver conexão de rede por meio de um cabo físico, talvez seja necessário fechá-lo e reiniciá-lo. Se ainda não houver nada, execute sudo apt-get update no terminal enquanto você tem recursos de rede de uma conexão física e execute sudo apt-get upgrade antes de abrir Software e atualizações novamente. Você pode ser solicitado a responder interativamente a alguns prompts no terminal enquanto executa esses comandos CLI e seu sistema pode atualizar outros pacotes não relacionados. Depois de concluídos, você deverá ter a opção de instalar o driver proprietário.

Se isso causar um problema não relacionado ou um driver de código aberto ficar disponível posteriormente e você preferir eliminar o código de código fechado de seu sistema, você pode sempre usar o botão Reverter na planilha Drivers adicionais para eliminá-lo.

4 minutos lidos