Como tirar fotos profissionais em seus telefones Android

que analisa a imagem pelo visor e faz alguns algoritmos para determinar a melhor área para focar.
  • Infinito - Ao contrário da crença popular, foco infinito não significa uma 'quantidade infinita de foco', como em tudo na imagem será focado. O que o foco infinito faz é tentar focar em algo que está a uma “distância infinita” de você - raios de luz do sol, por exemplo. Então, basicamente, este é o modo ideal para fotografar o nascer do sol, o céu estrelado, etc.
  • Macro - Considere isso o oposto do foco infinito. É para close-ups extremos, como quando você deseja capturar as minúsculas veias nas pétalas de uma flor.
  • Contínuo - Este modo de foco é para capturar objetos em movimento . Uma pessoa andando de bicicleta, por exemplo. Assim que você pressionar o botão do obturador, a câmera tentará colocar o objeto em movimento em foco, reduzindo o desfoque.
  • PRINCIPAL

    ISO é uma configuração importante, mas muitas vezes esquecida. Isso afeta a sensibilidade de sua câmera à luz - sem entrar em muitos detalhes, ISO mais baixo normalmente significa uma imagem mais escura, mas com mais detalhes. ISO mais alto significa uma imagem mais clara, mas haverá 'ruído' como estática da TV, especialmente se a cena já estiver clara. Você deseja definir o ISO mais alto quando estiver tirando uma foto em um cenário escuro e mais baixo quando estiver em um cenário claro. O ISO normalmente varia de 100 a 1600 em câmeras Android, embora câmeras aponte e dispare especializadas possam ter intervalos de ISO de até 500.000 e além.





    Essa é uma explicação muito simples, mas o ISO tem outros propósitos além de apenas tornar as fotos mais escuras e claras - porque idealmente, você está combinando o ISO com o foco, dependendo do que deseja capturar. Por exemplo, digamos que você queira capturar a fumaça que sai de um bastão de incenso em chamas. O ideal é que você tenha uma fonte de luz voltada para a fumaça para destacar os detalhes das trilhas do fogo-fátuo, em seguida, use o foco macro + uma configuração de ISO baixo para que a fonte de luz não interfira com o detalhes do resultado final.



    Valor de exposição / EV

    O valor de exposição é usado para ajustar a sensibilidade de sua câmera a áreas claras e escuras na mesma cena. Por exemplo, se você estiver fotografando uma paisagem de árvores em um dia ensolarado, mas há muitas sombras escuras. Portanto, se você não ajustar as configurações, poderá obter uma imagem com uma folhagem verde ridiculamente brilhante onde o sol atinge as árvores e sombras superescuras quase totalmente pretas em outras áreas. Portanto, ao ajustar o EV, você diz à câmera para compensar essas diferenças de luz e tenta equilibrá-las uniformemente.



    Então, se você estiver capturando uma cena escura com algumas áreas claras, como uma rua noturna da cidade com alguns letreiros de néon, você deve mais baixo o EV. E se você estiver filmando uma cena brilhante, como uma praia ou sol refletindo na neve branca, você deve levantar o EV.

    Modo Foto

    Isso depende muito do seu dispositivo e do aplicativo que você está usando, mas em muitos aplicativos de câmera que oferecem controles manuais, você também pode alterar o modo de foto para estes:

    HDR - Isso vai tirar fotos em Dinâmica de alto alcance . A câmera tira várias fotos em diferentes exposições e as combina em uma única imagem. Normalmente, no modo HDR, sua câmera tira três fotos - uma escura, uma clara e outra normal. Em seguida, combinará essas 3 imagens em uma, para fornecer a melhor faixa de brilho. É um pouco como um valor de exposição automático e funciona melhor quando você está gravando cenas claras com algumas áreas de escuridão. A desvantagem do modo HDR é que leva mais tempo para processar a foto final e você precisa manter um extremamente estável mão ao tirar a foto - você normalmente vai querer um tripé ao usar o modo HDR.



    DRO - DRO é Otimização de Faixa Dinâmica , e é semelhante ao modo HDR naquilo que alcança, mas o DRO processa as imagens mais rápido do que o HDR e também é compatível com software API de câmera mais antigo em dispositivos Android. Então pense nisso como o modo HDR-lite.

    EXPO [] - Este é basicamente o modo HDR com esteróides, porque você pode controlar quantas fotos são tiradas e em quais valores de exposição. No entanto, em vez de combinar as fotos em uma foto final, você precisa transferir as fotos manualmente para um software de foto para processá-las em uma imagem HDR.

    Foto padrão, ISO-200, foco infinito

    Foto DRO, ISO-200, foco infinito

    Balanço de Branco

    Isso basicamente ajusta o temperatura da foto, o que afeta a cor dos objetos brancos na foto final. Por exemplo, se você está fotografando neve totalmente branca, pode ter um tom azulado em uma foto tirada em um dia nublado e equilíbrio de branco padrão. Portanto, se você deseja capturar com precisão a brancura dos objetos, é necessário ajustar manualmente o equilíbrio do branco ou selecionar um pré-ajuste dependendo das condições de iluminação.

    Modo de cena

    Os modos de cena disponíveis dependem dos drivers da câmera, portanto, eles variam entre os dispositivos. Mas normalmente, os modos de cena disponíveis seriam coisas como “fogos de artifício”, “praia”, “retrato noturno”, etc. A ideia é que você escolheria um modo de cena dependendo do tipo de cena que está gravando e da câmera tenta selecionar automaticamente as melhores configurações para esse tipo de imagem.

    5 minutos lidos