Como fazer overclock de GPU da série HD 7X00 da AMD



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

HD7000 da AMD série de GPUs foi um grande sucesso não apenas por causa de seu desempenho, mas por causa de seu enorme potencial de overclock na época. Verdade seja dita, isso é especialmente verdadeiro para o HD 7870 e HD 7970 , ambos com incríveis lacunas de OC e podem ser considerados o paraíso do overclock para os entusiastas. É exatamente por isso que um grande número dessas placas de vídeo passou por overclock extremo para atingir seu desempenho máximo. Os cartões desta série são bastante duráveis, poderosos, mas tendem a superaquecer se você pressioná-los demais.



Dito isso, este tutorial permitirá que você aproveite ao máximo sua placa de vídeo HD série 7000 sem causar nenhum dano significativo a ela. Você não precisa se preocupar com este tutorial ser muito difícil de entender ou apenas para “geeks de ajuste”; overclocking não é tão perigoso como muitas pessoas afirmam ser, especialmente se você sabe o que está fazendo e / ou tem um guia profissional ao seu lado (como este tutorial). Com isso em mente, vamos direto ao assunto!



Requisitos

A fim de obter o máximo de seu GPU HD 7000 via overclocking, primeiro você terá que se certificar de que possui todo o software necessário para trabalhar. Não se preocupe, você não precisa gastar um único centavo em software para fazer overclock, todos os programas abaixo são freeware:



Drivers da AMD

Você precisa atualizar os drivers para a versão mais recente para que todo o processo seja o mais tranquilo possível.

Software de overclocking

Para fazer um overclock com sucesso em sua GPU, você precisará de um software de overclock, um dos quais vem com os drivers da AMD. É chamado AMD Overdrive e possui recursos básicos de overclock. O que falta são configurações para controle de voltagem, que são importantes se você deseja um overclock extremo de sua GPU. Nesse caso, você vai querer fazer o download MSI AfterBurner que é um software OC de alta qualidade que tem tudo que você precisa para overclocking (incluindo controle de tensão). Estaremos usando este programa para este tutorial.

Software de benchmarking

O software de benchmarking é obrigatório ao realizar qualquer tipo de overclock, pois coloca seus componentes OCed sob grande carga, o que verifica a estabilidade de todo o sistema. Em outras palavras, você deve testar seu sistema com software de benchmarking após cada aumento no clock do núcleo da GPU ou nos relógios de memória ... mas mais sobre isso mais adiante neste tutorial. Por enquanto, você deve ir em frente e fazer o download PassMark ou 3DMark ambos são excelentes programas de benchmarking que espremem as últimas gotas de suco de sua GPU.



Software adicional

Outra ótima coisa para ter durante o overclock de sua GPU é uma ferramenta de utilitário do sistema chamada GPU Z. Ele lista informações importantes sobre sua placa gráfica, como largura de banda, taxa de preenchimento de pixel, taxa de preenchimento de textura, relógios e assim por diante. Vamos usá-lo para verificar o quanto de desempenho ganhamos após o overclock.

Consumo de energia

Outra coisa muito importante com overclocking é certificar-se de que sua PSU tem um pouco de espaço para o overclock, pois há uma pequena chance de que pode afunilar todo o seu sistema se sua PSU não puder produzir energia suficiente para sua GPU OCed.

Felizmente, as GPUs da série HD 7000 com overclock não têm problemas com alto consumo de energia. A diferença entre o consumo de energia em estoque e em overclock é mínima, como você pode ver abaixo:

2016-05-26_155217

Os números acima representam apenas o consumo de energia da própria GPU e não de todo o sistema. O número não representa a média, mas o consumo de energia de pico com carga de 100%.

Como você pode ver, a diferença no consumo de energia entre o padrão e o overclock é de apenas 25W, o que é quase nada. Em outras palavras, se sua fonte de alimentação atual pode lidar com sua GPU HD 7xxx padrão com carga total, as chances são de que ela não terá problemas em lidar com ela, mesmo após o overclock.

Passos de overclocking

Finalmente, chegamos ao overclock real de sua GPU HD 7000. O processo de overclocking em si é o mesmo para todas as GPUs HD 7000 de médio e alto padrão, pois seus clocks principais e clocks de memória são muito semelhantes, variando de 800 a 1000 MHz para os clocks principais e de 800 a 1500 MHz para os clocks de memória (incluindo todos os rebranded e versões OCed de fábrica das GPUs da série HD 7000). Com isso dito, vamos direto ao trabalho!

Etapa 1 - Definir as configurações do MSI AfterBurner

Em primeiro lugar, feche todos os programas e aplicativos irrelevantes e certifique-se de ter instalado e atualizado todos os softwares mencionados acima. Depois disso, abra o MSI AfterBurner e clique no botão de configurações no canto inferior direito da janela.

pós-combustão msi-1

Depois de abrir a janela de configurações, certifique-se de que as seguintes configurações estejam verificadas:

  • Desbloquear o controle de tensão
  • Desbloquear monitoramento de tensão
  • Estenda os limites oficiais de overclocking

msi afterburner-2

Depois de fazer isso, basta clicar em Aplicar e em OK e você estará pronto para iniciar o overclock!

Etapa 2 - Overclocking

Antes de iniciar o overclock, você deve se certificar de que todos os outros componentes do sistema estão estáveis. Você pode fazer isso executando um benchmark de teste com PassMark ou 3DMark. Certifique-se de anotar seus resultados para que possa compará-los com os resultados obtidos após o overclock. Agora finalmente chegamos ao overclock real que é feito na janela principal.

Comecemos pelo princípio - aumente a velocidade da ventoinha da GPU para cca 40%, o que permitirá obter melhores resultados de OC e temperaturas mais baixas durante o benchmarking. Agora, o overclock real - A maneira mais segura de fazer o overclock de sua GPU da série HD 7000 é aumentar os clocks do núcleo e da memória em 25Mhz. Após cada aumento, você desejará salvar suas alterações e executar um benchmark, mas mais sobre isso na próxima etapa.

Etapa 3 - Comparativo de mercado

Agora que você aumentou os clocks do núcleo e da memória da sua GPU, é hora de fazer um benchmark para ver se ela aguenta o overclock. Este passo é bastante simples - simplesmente abra PassMark ou 3DMark, escolha as configurações desejadas (não deixe as configurações muito baixas! Se elas estiverem muito baixas, sua GPU não será devidamente testada sob carga total) e deixe o benchmark fazer o seu trabalho. Se for bem-sucedido, você pode prosseguir e repetir o segundo passo (aumentar os relógios em 25 MHz novamente). Continue fazendo isso até obter uma tela preta / azul ou o software de benchmarking travar. Isso indica que você atingiu o pico de sua GPU (tenha em mente que esse 'pico' difere de GPU para GPU) e que você terá que diminuir os clocks em 25 (ou, em alguns casos, até 50 MHz) em ordem para alcançar terras estáveis ​​... ou, se você realmente deseja obter os últimos bits de potência de sua GPU, você pode aumentar ligeiramente sua voltagem, o que lhe dará um pouco de espaço extra para aumentos de clock.

Etapa 4 - Ajustando a tensão

Tenha em mente que temperar com tensões pode ser muito perigoso e você só deve aumentá-lo ligeiramente se não tiver um sistema de resfriamento adequado para sua GPU, e por 'sistema de resfriamento adequado' queremos dizer sistemas de resfriamento líquido, gelo seco (também conhecido como DICE) e componentes semelhantes. Dito isso, se você realmente quer brincar com as configurações de tensão (e por brincar queremos aumentá-las significativamente) para fazer um overclock extremo em sua GPU série HD 7000, você deve investir em algum tipo de resfriamento extremo para sua configuração.

Mesmo assim, mesmo com o ventilador padrão e sem aumentar a voltagem das placas, você ainda pode aumentar o clock do núcleo em pelo menos 10%. Se você quer jogar pelo seguro e / ou tem medo de adulterar as configurações de voltagem, deixe por isso mesmo. O aumento de 10% no desempenho ainda é bom e dará a você um leve aumento de FPS em aplicativos e jogos vinculados à GPU ... Mas ...

Se, por outro lado, você gosta de viver no limite e está preparado para correr algum risco, ainda é relativamente seguro aumentar a tensão da placa para 1,25 V com o ventilador padrão (certifique-se de aumentar a velocidade do ventilador) . Nesta tensão, você terá um aumento de desempenho de cerca de 15% a 20%.

Comparações

Agora que empurramos nossa GPU ao máximo, vamos ver que tipo de aumento de desempenho obtivemos!

Temperaturas

Abaixo você pode ver as temperaturas inativas de nosso HD 7870 (padrão e com overclock) e como elas se comparam a outras GPUs:

pós-combustão msi-3

Fonte: http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7870_overclock_guide,4.html

Como você pode ver, o OCed HD 7870 tem temperatura inativa mais baixa do que o original. Vamos verificar como isso se classifica no próximo gráfico, que mostra as temperaturas sob carga total:

Fonte - http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7870_overclock_guide,4.html

Fonte - http://www.guru3d.com/articles_pages/radeon_hd_7870_overclock_guide,4.html

Mais uma vez, o OCed Hd 7870 é mais frio do que o original, mesmo sob carga total. Isso não é surpresa, considerando o fato de que aumentamos a velocidade do ventilador em 40%. Mesmo sendo um pouco mais frio em cenários de inatividade e carga total, ele ainda tem uma desvantagem - ele produz um pouco mais de ruído porque aumentamos a velocidade da ventoinha.

O controle da velocidade do ventilador é uma parte vital do overclock e, como tal, nunca deve ser considerado um dado adquirido. Se você não se importa com o ruído, pode aumentar ainda mais a velocidade do ventilador para 50% ou até 60% se suas leituras forem mais altas do que as dos gráficos (isso também varia de GPU para GPU) e se você tiver medo de sua GPU superaquecimento. Verdade seja dita, a diferença no nível de ruído entre estoque e OCed (aumento de 40% RPM) é quase imperceptível, mas algumas pessoas simplesmente odeiam o som dos ventiladores em seu equipamento ...

Aumentos de desempenho

Aí vem a parte que todos vocês estavam esperando - vamos ver que tipo de aumento de desempenho realmente obtivemos com o overclock.

Em primeiro lugar, vamos verificar as capturas de tela de antes e depois da GPU Z:

estoque

estoque

pós-combustão msi-6

OCed

No papel, o HD 7870 agora tem melhor largura de banda, taxa de preenchimento de pixel e taxa de preenchimento de textura, quase atingindo as especificações das placas HD 79xx. Mas os videogames não funcionam no papel, certo? É exatamente por isso que vamos mostrar o FPS médio de alguns jogos populares:

2016-05-26_155925

Pensamentos finais

Como dissemos no início deste guia, toda a linha de GPUs HD 7000 tem grande potencial de overclock. Mesmo que varie de placa para placa, você pode esperar pelo menos um aumento de 10% nos clocks das suas GPUs com ventiladores padrão e sem qualquer alteração em sua voltagem. Mas, como você pode ver acima, é relativamente fácil conseguir um aumento de desempenho de 20% +. Tudo o que você precisa é de muita paciência, tempo e solução de erros de tentativa. Se você puder reservar algumas horas para ajustar o núcleo da GPU e os relógios da memória, bem como a velocidade e a voltagem da ventoinha, você terá um aumento perceptível no desempenho em aplicativos e jogos que demandam GPU.

7 minutos lidos