Como corrigir erro de tempo de execução do driver de kernel do VirtualBox portátil



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Portable VirtualBox permite que você emule um sistema de computador completo dentro de sua instalação existente, sem realmente instalar muitos pacotes. Em alguns casos, você pode apenas conseguir descompactar um arquivo e começar a rolar. Isso torna a configuração muito mais fácil do que trabalhar com uma instalação completa do software, e também permite que você leve seu computador emulado VirtualBox dentro de um computador para qualquer lugar que tenha uma máquina executando o software de sistema apropriado.



De vez em quando, você pode acabar com um erro de driver do kernel do Portable VirtualBox, que ocorre por causa de um pacote configurado incorretamente. Isso provavelmente soa muito contra-intuitivo, porque esta instalação portátil não deve mexer com os pacotes.



Corrigindo erros de kernel do Portable VirtualBox

Antes de prosseguir, tenha absoluta certeza de que você está lidando com um erro da maneira como o VirtualBox interage com o kernel e não o resultado de, digamos, algo relacionado ao kernel real do Linux ou NT. Você receberá uma mensagem de erro que indica especificamente que está sofrendo de um “VirtualBox - Erro de tempo de execução” e que o software “Não é possível acessar o driver do kernel!” Se você está recebendo um pânico real que interrompe o seu sistema operacional, então você está realmente lidando com algo totalmente não relacionado ao VirtualBox.



Dependendo de qual é o seu sistema operacional host, você pode querer usar uma das várias ferramentas diferentes usadas para inspecionar o serviço. Você pode tentar usar ServiWin VBoxDrv no Windows ou simplesmente tentar top, htop ou busybox top no Linux. Em ambos os casos, você pode descobrir que o serviço nunca para ou se torna um processo zumbi. Sua próxima etapa aqui é tentar PSEXEC -s, mas você verá que na maioria dos casos isso não faz nada.

Tentar uma nova instalação do Portable VirtualBox pode remediar a situação e é bastante fácil de fazer. Simplesmente copie os arquivos do seu stick de memória USB ou de qualquer meio usado para armazenar os diretórios portáteis em um novo diretório e tente novamente. Se isso resolver o problema, você simplesmente perdeu algo no diretório antigo e pode mover quaisquer arquivos VXD para o novo.



Você pode estar perdendo algo se nenhum desses processos realmente funcionou para você. Nesse caso, pode estar faltando um cabeçalho genérico ou algo assim. Você pode querer restaurá-los com:

sudo apt-get install dkms

sudo apt-get -y instalar linux-headers-generic linux-headers-lbm - #. #. # - ## - genérico

Substitua os octotorpes pelos numerais corretos para os cabeçalhos Linux genéricos atuais com os quais você estava trabalhando. Esses números mudam a cada atualização, o que reflete a natureza das atualizações do Linux. Naturalmente, se o Windows 7 x86_64 ou algo semelhante era realmente seu sistema operacional host, então isso não funcionará nativamente, mas vale a pena tentar se você estiver trabalhando de dentro de um ambiente gerenciado apt-get. Ele também pode resolver esse erro para usuários do Microsoft Windows 10 que possuem os arquivos opcionais do Ubuntu instalados dentro do Windows. Nesse caso, o apt-get ainda deve funcionar bem na maioria dos casos.

Esse tipo de erro geralmente é causado pela perda de alguns arquivos, possivelmente devido a uma rotina de atualização excessiva ou talvez devido à corrupção do sistema de arquivos. Esse tipo de coisa acontece quando a energia é removida durante a gravação do sistema de arquivos. Em ambos os casos, sudo apt-get install –reinstalar linux-headers - #. #. #. ## - genérico também pode ser útil com os números de versão corretos, substituindo os símbolos # pelas versões mais atuais novamente.

Se esses comandos também produzirem algum tipo de erro, expresse-os como:

sudo apt-get remove linux-headers - #. #. #. ##

sudo apt-get install linux-headers - #. #. #. ## - genérico

Embora isso possa parecer bastante drástico, pois remove os cabeçalhos existentes do Linux e os substitui por novas cópias, isso na verdade não afeta nenhum tipo de arquivo de configuração, o que ajuda a manter sua instalação intacta o tempo todo. Ele apenas atualiza os cabeçalhos que já estavam lá. Se você estiver trabalhando com qualquer tipo de computador portátil, certifique-se de conectar o carregador antes de fazer isso. Uma perda de energia durante esse tipo de operação não vai destruir completamente um sistema de arquivos, mas vai lhe dar muitas dores de cabeça.

Se você estiver trabalhando em um Ubuntu ou sistema compatível, pode abrir o gerenciador de Pacotes Synaptic no menu Sistema - Administração. Selecione o menu Editar e então selecione Consertar Pacotes Quebrados Preste muita atenção na parte inferior da janela. É aqui que se encontra a barra de status, que atuará como a única saída que você receberá sobre este processo. Você não encontrará nenhuma caixa de diálogo ou janela pop-up que poderia ser útil para você.

Se você só tiver acesso ao terminal, poderá executar sudo apt-get -f install para realizar a mesma coisa. Em ambos os casos, isso deve garantir que você tenha todos os arquivos de que precisa. Assim que tiver verificado tudo, você deve reiniciar o sistema para se certificar de que tudo foi carregado a partir de sua cópia mais recente.

Uma vez que isso envolveu a substituição de pacotes de cabeçalho, este pode ser um bom momento para fazer uma atualização completa do sistema de pacotes. Você pode fazer isso executando sudo apt-get update seguido de sudo apt-get upgrade para certificar-se de que todos os pacotes que você instalou em seu sistema estão atualizados. Na verdade, é bom fazer isso periodicamente ao executar qualquer versão do VirtualBox, pois também ajuda a reduzir os riscos de segurança decorrentes da execução de dois sistemas operacionais juntos.

Assim que o VirtualBox Portable estiver funcionando perfeitamente novamente, você pode achar que este é o momento perfeito para fazer backup de todo o diretório. Você não precisa fazer nada de especial para fazer isso, pois a versão portátil não cria muitos outros arquivos em outro lugar em seu sistema além de onde você instalou, embora você possa querer dar uma olhada em seu diretório inicial para ver se há quaisquer arquivos de configuração importantes em um subdiretório lá. Esta também não é uma etapa necessária, mas reservar um momento para fazer isso agora pode ajudar a evitar que erros de kernel do VirtualBox apareçam novamente no futuro.

4 minutos lidos